"Cuidar do outro é cuidar de mim , cuidar de mim é cuidar do mundo" - Ray Lima
Pesquisar este blog
sexta-feira, 22 de maio de 2020
Biologia - Prof. :Lasthênia
CARO ALUNO,
ESTUDANDO A ETAPA 1, CAPITULO 11, VOCÊ ENCONTRA O TEMA SOBRE O EFEITO ESTUFA, DE FORMA MUITO RESUMIDA. ASSIM ESCOLHI UM EXCELENTE DOCUMENTÁRIO QUE TRATA DO ASSUNTO . ASSISTA NA ÍNTEGRA É DEPOIS RESPONDA AO QUESTIONÁRIO ABAIXO, ASSIM ESTARÁ BEM PREPARADO PARA QUALQUER AVALIAÇÃO SOBRE O TEMA.
1) O QUE É CLIMATOLOGIA?
2) QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS DO AUMENTO DE 2 GRAUS NA TEMPERATURA DA TERRA?
3) DE QUE MANEIRA O SER HUMANO ESTÁ AQUECENDO A TERRA?
4) O QUE VEM A SER EFEITO ESTUFA?
5) COM BASE EM QUE SE DIZ QUE ESTÁ ACONTECENDO O AQUECIMENTO GLOBAL?
6) COMO OS PESQUISADORES FAZEM MEDIÇÕES DIÁRIAS DA TEMPERATURA DA TERRA? HÁ QUANTO TEMPO? O QUE DESCOBRIRAM?
7) ANTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, EXISTIA JÁ AQUECIMENTO GLOBAL? EXPLIQUE.
8) COMO NO PASSADO A TEMPERATURA DA TERRA ERA REGISTRADA? POR QUE SE TINHA TANTA NECESSIDADE DE SE OBSERVAR O TEMPO É FAZER REGISTROS?
9) QUAL O REGISTRO DE PERÍODO MAIS QUENTE, NO SÉCULO PASSADO?
10) QUAIS SERES VIVOS SERVEM COMO EXCELENTES FONTES DE REGISTROS NATURAIS, EM TERRA, E NA ÁGUA ? QUE REGISTROS SÃO ENCONTRADOS NESSES SERES?
11) QUAL FOI O SÉCULO CONSIDERADO MAIS QUENTE EM MIL ANOS? É QUE DÉCADA FOI A MAIS QUENTE?
12) EM QUE PERÍODO AS PLANTAS FLORESCEM ,RETIRANDO DIÓXIDO DE CARBONO DO AR? EM QUAL PERÍODO AS LIBERAM NOVAMENTE NO AR, COM A MORTE DAS PLANTAS?
13) QUAIS OS BENEFÍCIOS DO EFEITO ESTUFA PARA NOSSO PLANETA? DE QUE MANEIRA A TERRA É AQUECIDA?
14) QUAIS SÃO AS FONTES DE CO2? QUE RADIAÇÃO ELE ABSORVE CAUSANDO O EFEITO ESTUFA?
15) QUAL A RELAÇÃO ENTRE OS PLANETAS VÊNUS É MARTE COM O NÍVEL DE CO2 ?
16) QUAIS OS POSSÍVEIS EFEITOS DO AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL PARA O PLANETA TERRA ?
17) O QUE FOI O PROTOCOLO DE KYOTO?
18) POR QUE EM PAÍSES SUB- DESENVOLVIDOS A PRODUÇÃO DE CO2 É MENOR DO QUE NOS DESENVOLVIDOS?
.
19) COMO EMITIR MENOS CO2?
20) DE QUE FONTE VIRÁ A ENERGIA QUE NÃO PRODUZ CO2?
21) ATUALMENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, QUAL FOI O EFEITO DO ISOLAMENTO NA EMISSÃO DOS GASES ESTUFA? EXPLIQUE O QUE ESTÁ ACONTECENDO É DÊ SUA AVALIAÇÃO.
BOM ESTUDO! PROF.LASTHENIA
Matemática - Prof.: Ana Maria
3º etapa – capítulo 6 (1ª parte)
Pra iniciar, assista às duas primeiras vídeo-aulas(1 e 2) acima, que dão uma noção básica de inequação do 1º grau. Não esqueça que como você já conhece a equação do 1ºgrau, fica bem mais fácil aprender a inequação;a solução e o modo de resolver são bem parecidos com duas diferenças bem fáceis de aprender. E isso você vai aprender nas duas primeiras vídeo-aulas.
Percebeu na vídeo-aula que é como receita? Siga sempre os mesmos passos e sempre chegará ao resultado – como o objetivo é descobrir os valores que satisfazem à desigualdade, você vai isolando o x, trazendo-o para o primeiro membro, enviando para o segundo membro os números desacompanhados de x, seguindo sempre as mesmas regras – troca do sinal/operação. E quando o x isolado tem sinal negativo, multiplique toda a sentença por (-1), troque os sinais dos termos e inverta o sinal de desigualdade.
01. Resolva as seguintes inequações, em IR:
a) 2x + 1 ≤ x + 6 f) (x + 3) >(-x-1)
b) 2 - 3x ≥ x + 14 g) [1 –2.(x-1)] <2
c)2.(x + 3) >3.(1 - x) h) 6x + 3 <3x + 18
d)3.(1 - 2x) <2.(x + 1) + x – 7 i) 8.(x + 3) >12.(1 - x)
e)x/3 - (x + 1)/2 < (1 – x)/4 j) (x + 10) >( -x +6)
02. Assista agora às duas últimas vídeos-aulas(3 e 4):
A direita da raiz coloque +++, a esquerda coloque ---,na linha inferior onde você faz o jogo de sinais você encontra o produto.
Percebeu?
Como eu quero o resultado negativo,
as raízes da inequação-produto estão
entre as raízes das equações( no
exemplo acima: entre -2 e 2).
Obs: quando o coeficiente do x na
equação original for negativo, você
faz exatamente o contrário: à direita
da raiz, coloca - - - -, e à esquerda da mesma, coloca + + + +!
a) (2x + 6) .(-3x + 12)>0
b) (2x + 1) .( x + 2)≤0
c) (3 + x) . (x – 2) ≥ 0
d)x + 1:2x – 1 ≤0
e) 2x – 3: 1 – x ≤0
f)3 + x:x – 2 ≥0
Matemática - Prof.: Ana Maria
3º etapa – capítulo
5
Assista à aula
acima e tenha uma noção geral de sequência, acompanhe os exemplos na explanação
do professor, faça os exercícios do TD recebido na escola, relacionados com o
tema.
Fómulas P.A. e P.G.
PA, onde an é o n-ésimo termo, a1 o primeiro termo, n é a quantidade de termos considerados,r é a razão. Depois Sn é a soma dos n primeiros termos, com a1primeiro termo e an o n-ésimo termo e n é a quantidade de termos a seremsomados.
Somatório de termos de uma PA:
Sn =n.(a1 + an) :2
PG, onde e an é o n-ésimo termo, a1 é o primeirotermo,q é a razão e né a quantidade de
termos considerados. Para a soma vale a mesma nomenclatura, com Snsendo a soma dos n primeiros termos da PG.
Termo geral de PG: an = a1.qn – 1
Somatório de termos de uma PG: Sn =a1.(qn – 1) :q – 1
Diferença entre PA
e PG
Olá! Aí vai a diferença entre Progressão Aritmética e Progressão Geométrica.
Uma Progressão Aritmética é a sequência de números em que um termo é resultado da soma do termo anterior com a razão(r).
Uma Progressão Aritmética é a sequência de números em que um termo é resultado da soma do termo anterior com a razão(r).
Ex: 1, 7, 13, 19, 25, 31, 37, 43, 49,...
É possível notar no exemplo que a diferença entre os termos é sempre igual a seis, ou seja, a razão(r) dessa PA é 6.
Já uma Progressão Geométrica, substitui a soma pela multiplicação, nesse caso um termo é resultado da multiplicação do termo anterior com razão(q).
Ex: 1, 4, 16, 64, 256, 1024, 4096, ...
Nota-se então que o quociente entre os
termos é sempre igual a quatro, ou seja, a razão(q) dessa PG é 4.
Agora faça os exercícios abaixo:
01. (ESA) Em um treinamento de condicionamento físico, um soldado inicia seu
primeiro dia correndo 800 m. No dia seguinte corre 850 m. No terceiro 900
m e assim sucessivamente até atingir a meta diária de 2.200 m. Ao final de
quantos dias, ele terá alcançado a meta?
A) 31 B) 29 C) 27 D)
25 E) 23
02. (ESA) Em uma progressão aritmética, o primeiro
termo é 5 e o décimo primeiro termo é 45. Pode-se afirmar que o sexto termo é
igual a
A) 15 B) 21 C) 25 D)
29 E)
35.
03. (ESA) O número mínimo de termos que deve ter a PA (73, 69, 65, …) para
que a soma de seus termos seja negativa é
A) 18 B) 19 C) 20 D)
37 E) 38
04. (ESA) Quantos
múltiplos de 9 ou 15 há entre 100 e 1000?
A) 100 B) 120 C) 140 D)
160 E) 180
05.
(UERN) A sequência de números positivos (x, x + 10, x², ...) é uma
progressão aritmética, cujo décimo termo é:
A) 94 B) 95 C) 101 D)
104 E) 105
06. (PUC-SP) O número de
múltiplos de 7 entre 1.000 e 10.000 é:
A) 1280 B) 1284 C) 1282 D)
1286 E) 1288
07. (MACK-SP) Numa progressão aritmética
de 100 termos, a3 = 10 e a98 = 90, a soma de
todos os termos é:
A) 10.000 B) 9.000 C)
4.500 D) 5.000 E) 7.500
08. (UFPR) A soma de todos os números
inteiros de 1 a 100, divisíveis por 3, é igual a:
A) 1382 B) 1200 C) 1583 D)
1683 E) 1700
09. (UGF-RJ) Em uma P.G., o primeiro
termo é 4 e o quinto termo é 324. A razão dessa P. G. é:
A) 3 B) 4 C) 5 D)
2 E) ½
10. (FEI-SP) Dada a progressão
geométrica (1, 3, 9, 27, ...), se sua soma é 3280, então ela apresenta:
A) 9 termos. B) 8 termos. C)
7 termos. D) 6 termos. E) 5 termos.
11. (UFPB) Uma escada foi feita
com 210 blocos cúbicos iguais, que foram colocados uns sobre os outros,
formando pilhas, de modo que a primeira pilha tinha apenas 1 bloco, a segunda,
2 blocos, a terceira, 3 blocos, e assim sucessivamente, até a última pilha,
conforme a figura ao lado. A quantidade de degraus dessa escada é:
A) 50 B) 40 C) 30 D)
20 E) 10
12. (Unifor-CE) O número de termos da
progressão (1/125, 1/25, 1/5, ..., 3125) é:
A) 5 B) 6 C) 7 D)
8 E) 9
13. (UFPA) A soma da série infinita 1 + 1/5 + 1/25 + 1/125 + ...é:
A) 6/5 B)
7/5 C) 5/4 D) 2 E) 7/4
14. (PUC-RIO) Temos uma progressão aritmética de 20 termos onde o 1º termo é
igual a 5. A soma de todos os termos dessa progressão aritmética é 480. O
décimo termo é igual a:
A) 20 B)
21 C) 22 D) 23 E) 24
quinta-feira, 21 de maio de 2020
Matemática - Prof . :Arilsa
ATIVIDADE – 2ªETAPA
– capítulo 03
– prof.
Arilsa
01.Dadas as equações: x – y = 4 e 2x – 3y = 6, organize-as
sob a forma de sistema e encontre o par ordenado (x, y) que é a solução do
sistema:
a) (2, 6); b) (6, 2); c) (2, 4); d) (1, 8); e) (9, 5).
02.Em uma loja há bicicletas e triciclos (3 rodas) num total
de 20 veículos e 48 rodas. As
quantidades de bicicletas e triciclos são respectivamente:
a)4
e 16; b) 16 e 4; c)
12 e 8; d) 8 e 12; e) 10 e 10.
03. Um (01) livro e um (01) caderno
custam juntos 30 reais. Se o preço de um (01) livro é igual ao preço de nove (09)
cadernos, determine o preço de um (01) livro.
a)
5,00; b) 25,00; c) 3,00; d) 27,00; e) 6,00.
04.
No lançamento de um
dado, a probabilidade da face voltada pra cima ser um número primo é:
a)1/6; b) 1/2; c) 1/3; d) 2/3; e) 5/6.
a)1/5; b) 1/15; c) 2/15; d) 4/15; e) 3/5.
a)1/4; b) 3/8; c) 5/8; d) 3/4; e) 1/2.
a) x + 6y – 17 = 0; d) 5x + 4y –
13 = 0;
b) 5x – 4y + 13 = 0; e)
x – 4y – 13 = 0.
c) x – 6y + 17 = 0;
08. O ponto de intersecção das retas (r) 2x
– 5y – 2 = 0 e (s) 3x + 5y – 28 = 0 é:
a) (6, 2); b) (2, 6); c)
(3, 7); d) (7, 3); e) (4, 8).
09. O ponto que pertence à reta (r) 2x + 3y
– 2 = 0 é o da opção:
a)(1, 5); b)
(-2, 2); c) (3, 1); d) (2, 1); e) (3, 5).
10.
O coeficiente angular
da reta, que passa pelos pontos A(1, 4) B(2, 7),é:
a) m = 2; b) m = 6; c) m = 3; d) m = 1/3; e) m = 1/2.
terça-feira, 19 de maio de 2020
Clair de lune - Debussy (guitare)
Achille-Claude Debussy
Compositor e músico francês nascido em Saint-Germain-en-Laye, cuja obra desempenhou o papel de catalisador de movimentos musicais renovadores e é considerado o grande Impressionista da música. Admitido no Conservatório de Paris (1873), estudou com professores como Antoine Marmontel, Albert Lavignac, Emile Durand e Ernest Guiraud. Neste período acompanhou por diversas vezes von Meck, chegando a visitar Moscou.
No Conservatório foi segundo lugar com a cantata Le gladiateur (1883) e recebeu o grande prêmio de composição de Roma com a cantata L'Enfant prodigue (1884), obtendo uma bolsa, o Prix de Rome, que dava direito a um período de aperfeiçoamento em Roma, na Villa Médicis. Passou dois anos em Roma e voltou à Paris, onde passou a freqüentar a vanguarda literária (1887), inclusive a casa de Mallarmé, foi a Viena e conheceu Brahms. No ano seguinte ouviu Tristão e Isolda, de Wagner, em Bayreuth, o que lhe causou forte impressão. Também ouviu música do Oriente, atração que mais apreciou numa exposição em Paris (1889).
Em Paris casou-se (1899) com Rosalie Lily Texier, de quem depois se separou, para se amasiar (1903) com Emma Bardac, com quem teve uma filha (1905). Foi crítico musical (1901-1903) de duas revistas parisienses: La Revue Blanche e Gil Blas e morreu em Paris. Deixando uma produção musical inovadora e pouco acessível para o grande público, com composições para orquestra, para câmara e para instrumentos solo, música para piano, canções e música coral e obras cênicas. Entre as composições mais popularizadas se encontram La Mer (1905) e o terceiro movimento da Suite bergamasque (1890-1905), noturnos para orquestra e prelúdios para piano.
Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG
Inglês - Prof .: Ozailda
Superintendência
das Escolas Estaduais de Fortaleza
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA
Professor Moreira Campos
ATIVIDADE
DE INGLÊS
ALUNO:
_______________________________________ MATRÍCULA: _____________
DATA:_____/_____/_____ Professoras: APARECIDA, WALDILENE,
OZAILDA
|
|||
NÍVEL
|
COLEÇÃO
|
SÉRIE
|
CAPÍTULOS
|
EF
|
Tempo
de Aprender
|
9º Ano -
Unidade 2
|
3,4
E 5
|
Qual o seu filme favorito?
Muitos filmes são adaptações de
livros. Você já leu um livro e assistiu à sua versão em filme Se sim, qual você
gostou mais?
Vamos aprender alguns diferentes gêneros de filmes?
·
Romantic comedy (comédia romântica
|
·
Science fiction
(ficção científica; sci-fi)
|
·
Horror (terror)
|
·
Documentary
(documentário)
|
·
Animated film
(animação)
|
·
Comedy (comédia)
|
·
Action / thriller
(ação/suspense)
|
·
Musical
|
·
Drama
|
·
War film ( Guerra )
|
·
Adventure (aventura)
|
·
Western
|
·
Crime / Gangster
film
|
·
Adventure film
|
·
Silent film
|
·
Historical drama
|
Muitas vezes é difícil dizer
exatamente o gênero de um filme, pois gêneros diferentes são associados em um
único filme.
Leia o texto abaixo com atenção.
My sister Sandy likes love films.
Her favourite film is “ Pretty Woman”. I never watch love films. I like detective films best. They are
exiting and there ia a lot of action. Mum likes music programmes. The pop group
she likes best is The Jonas Brothers. Her favourite TV programme is “Nature
News”. It is about animals. My brother Tommy only watch the news, he says it is
very interesting. My second brother, Ken, loves westerns, he thinks Native
American, cowboys and horses are wonderful. My father often watches sport
programmes. My mother sometimes tells me
to watch nature programmes, but I don’t like them.
1. Answer the qestions
a) Which film does Sandy like?
a. Drama
|
b. War film
|
c. Musical
|
d. love film
|
b) Whose favorite programme is about
nature?
a. His father
|
b.
His mother
|
c.
His sister
|
d.
His brother
|
c)
What does tommy watch?
a. Cartoon
|
b.
Sports
|
c.
Documentary
|
d.
The news
|
d)
Which pop group does his mother like best?
a.
Maroon 5
|
b.
Imagine Dragons
|
c.
Jonas Brothers
|
d.
Momoland
|
e)
What does he think about detective films?
a.
They are exciting
|
b.
They are comics
|
c.
They are amazing
|
d.
They are interesting
|
f) What can you see in westerns?
a. Fairies and dragons
|
b. Native American, cowboys and horses
|
c. Elves and dwarves
|
d. Animals and dragons
|
THE PRESENT
PERFECT
Estrutura: has/have
+ verbo no particípio
No particípio passado dos verbos irregulares,
as formas verbais se modificam bastante e não seguem nenhum padrão. ( Veja a lista de
verbos irregulares)
2. Complete the sentences using the past participle of the verbs in
brackets.
a)
The
train has ……………………………….. We can go ouot now. ( stop )
b)
She
isn’t ready. She hasn’t …………………………….. her cases yet. ( pack )
c)
Have
you ……………………………. the dog for a walk? ( take )
d)
Maria
Clara hasn’t …………………….. yet. Where can she be? ( arrive )
e) I’ve never …………………………. to your
mother.
f)
I
haven’t …………………………. which shoes to buy yet. ( decide )
g)
My
father has ………………………. to Rome. ( drive )
3. Make positive and negative statements, and questions. ( Faça
afirmações positivas e negativas e
faça perguntas.)
a)
I
have finished my homework. ( ? )
………………………………………………………….
b)
My
son has not started the university. ( + ) …………………………………………………..
c)
Have
the children taken the dog for a walk? ( - ) …………………………………………….
d)
Has
dad watered the plants? ( + )
…………………………………………………………….
e)
Ann
and Mjim hasn’t bought a new house. ( ? ) ……………………………………………..
f)My little sister has stopped crying. ( -
) …………………………...……….………………...
Humans and
machines tomorrow: A symbiotic partnership
Senior Vice President, Product &
Content Operations
Posted September 7, 2018
There are many who fear that as
machines get smarter, humans will be unnecessary. There's no question that
machine learning capabilities will continue to advance. However, in the world
of science, I truly believe the man-machine relationship will remain symbiotic,
and in fact, become even more essential.
In the future, we will
confront problems that don't even exist today. Our quest for new discoveries
and innovation will become increasingly complex and the amount of data
available will be unimaginable. Without a doubt, we will need machines more
than ever to help us navigate and make sense of it. But ultimately, humans
will continue to be essential to the process as well, setting new constructs
that enable greater machine learning and applying machine-gleaned insights to
drive new discoveries.
4. Leia o texto acima com bastante
atenção, em seguida responda as questões abaixo.
a)
Descreva em poucas palavras o assunto do texto.
…………………………………………………………………………………………………...
b)
Você tem acesso à internet?
c)
Quando se dá o seu primeiro contato do dia com o
celular?
d)
Conversar pelo whatsapp, acessar as redes
sociais ou jogar pelo celular parece uma necessidade básica para você,
impossível de controlar?
e)
Negligencia tarefas domésticas para passar mais
tempo ligado?
f)
Quantas vezes você utiliza o celular por dia?
g)
As pessoas próximas de você reclamam sobre o
tempo que você passa ligado?
h)
Você acha que o teu celular te controla?
5.Coloque
verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) de acordo com o texto:
( ) Muitos temem que, à medida que as
máquinas se tornem mais inteligentes, os humanos sejam desnecessários;
( ) Muitos temem que, à medida que as
máquinas se tornem mais inteligentes, os humanos sejam desnecessários;
( ) No futuro, enfrentaremos problemas que
nem existem hoje;
( ) precisaremos de máquinas mais do que nunca
para nos ajudar a navegar e entender isso;
( ) Mas, em última análise, os humanos
continuarão sendo essenciais para o processo.
DEGREES
OF ADJECTIVES AND ADVERBS
Quando comparamos duas coisas /
pessoas usamos três estruturas básicas:
è
Comparativo de igualdade : as +
adjective + as
EX: John is as tall as Kevin. ( John é tão
alto quanto Kevin. )
Em orações
negativas o primeiro as pode ser substituído por so:
EX:My son is not as ( só ) interested in school as I was. ( Meu filho não é tão
interessado nos estudos quanto eu
era. )
è
Comparativo de inferioridade: less + adjective + than.
EX: We can
make life less difficultthan it really is. (
Nós podemos tornar a vida
menos difícil do
que ela realmente é. )
è Comparativo
de superioridade: more
+ adjective + than
EX: Madonna
is more exotic than Mariah Carey.
è Para
indicarmos superioridade em adjetivos curtos ( uma ou duas sílabas ) ,
normalmente acrescentamos erao final do adjetivo:
EX: The Rolling Stones are olderthan
U2. ( old = velho older =
mais velho )
Heavy metal concerts are louderthan
jazz concert. ( loud +
alto louder = mais alto )
è Em
alguns casos ocorrem alterações na ortografia:
·
Adjetivos terminados em y: trocase o y
por i e acrescenta-se -er:
EX: Rock is easier ( easy ) to play than jazz.
·
Adjetivo terminado em -e: acrescentase -r:
EX: Football
stadiums are larger ( large ) than concert halls.
·
Adjetivo terminado em consoante + vogal
+ consoante: dobra-se a consoante e
acrescenta-se -er;
EX: Gabriel
O Pensador is thinner ( thin ) than
Ed Motta.
SPECIAL CASES
good -
better ( melhor ) bad -
worse ( pior ) old -
older/elder ( mais velho)
far
- farther / further
( mais distante ) fun -
more fun( mais divertido )
EX: CDs
sound betterthan tapes.
Disco music is morefun to dance to than to listen to.
My brother is older / elder than me.
Recife is further / farther
from Salvador than from Maceió.
6.
Put the adjectives in the right comparative form according to the symbols: +
superiority ,
=
equality , -
inferiority.
a)
She is
……………………………………..…... you.(beautiful = )
b) My brother is …………………………………….. me.
( stupid + )
c)
This
exercise is …………………………………. I expected. ( difficult - )
d)
You
are ……………………………. at gymnastics …… me. ( good + )
e)
My
dog is ………………………………. my cat. ( intelligent + )
f)
My
mother is ………………………………….. my father. (
nice = )
g) Playing videogame is ………………………….
……………. working. ( (interesting + )
SUPERLATIVE
Se queremos destacar um elemento de
um grupo, podemos destacar as seguintes estruturas:
è The
most + adjective : indica superioridade
EX: The Beatles were the most popular band of all time.
è The
least + adjective : indica inferioridade.
EX: Her last album was the least successful of her career.
A exemplo dos comparativos,
expressa-se superioridade nos adjetivos curtos
com the -est.
SPECIAL CASES
good
- the best
(o/a melhor ) bad -
the worse ( o/a pior ) fun - the most fun ( o/a
mais divertido(a)
old
- the oldest/eldest
( o/a mais velho(a)) far -
the furthest/ farthest ( o/a mais rápido/a )
7. Circle the correct variant:
a)
Do you know what ………………………………… animal in the world is?
a. the slowest b. slow as c. slower d. slow
b) I think Spring is ……………………………………..
season of the year.
a. beautiful b. more beautiful c. very beautiful d. the most beautiful
c) Valda is …………………………………..tango dancer
in my city.
a. good b. good as c. the best d. better
d) Do you know who ………………………………. in the
world is?
a. the fastest b. so fast c. faster d. fast
e) Can you name ………………………….. building
in the world?
a. high b. so high c. higher d. the highest
f) What continent is…………………………… : America or Africa?
a. large b. the largest c. larger d. very large
g) This car is ………………………….. car
produced by this company.
a. the newest b. new c. so new d. newer
I will love You,O
Lord my strength. Psalm 18:1
Reflection: Love the Lord with all your heart for He is gives us strength in life.
Reflection: Love the Lord with all your heart for He is gives us strength in life.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
A pandemia e abordagem sociológica O tamanho da fragilidade da sociedade brasileira diant...