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sexta-feira, 22 de maio de 2020

Efeito Estufa: O Que Está Acontecendo com o Tempo? (Dublado) Documentári...

Biologia - Prof. :Lasthênia

CARO ALUNO,
ESTUDANDO A ETAPA 1CAPITULO 11, VOCÊ ENCONTRA O TEMA SOBRE O EFEITO ESTUFA, DE FORMA MUITO RESUMIDA. ASSIM ESCOLHI UM EXCELENTE DOCUMENTÁRIO QUE TRATA DO ASSUNTO . ASSISTA NA ÍNTEGRA É DEPOIS RESPONDA AO QUESTIONÁRIO ABAIXO,  ASSIM ESTARÁ BEM PREPARADO PARA QUALQUER AVALIAÇÃO SOBRE O TEMA.

1) O QUE É CLIMATOLOGIA?

2) QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS DO AUMENTO DE 2 GRAUS NA TEMPERATURA DA TERRA?

3) DE QUE MANEIRA O SER HUMANO ESTÁ AQUECENDO A TERRA?

4) O QUE VEM A SER EFEITO ESTUFA?

5) COM BASE EM QUE SE DIZ QUE ESTÁ ACONTECENDO O AQUECIMENTO GLOBAL?

6) COMO  OS PESQUISADORES FAZEM MEDIÇÕES DIÁRIAS DA TEMPERATURA DA TERRA? HÁ QUANTO TEMPO? O QUE DESCOBRIRAM?

7) ANTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, EXISTIA  JÁ AQUECIMENTO GLOBAL? EXPLIQUE.

8) COMO NO PASSADO A TEMPERATURA DA TERRA ERA REGISTRADA? POR  QUE  SE TINHA TANTA NECESSIDADE DE SE OBSERVAR O TEMPO É FAZER REGISTROS?

9) QUAL  O  REGISTRO  DE PERÍODO MAIS QUENTE,  NO SÉCULO PASSADO?

10) QUAIS SERES VIVOS  SERVEM COMO EXCELENTES FONTES DE REGISTROS NATURAIS, EM TERRA, E  NA ÁGUA ? QUE REGISTROS SÃO ENCONTRADOS NESSES SERES?

11) QUAL FOI O SÉCULO CONSIDERADO MAIS QUENTE EM MIL ANOS? É QUE DÉCADA FOI A MAIS QUENTE?

12) EM QUE PERÍODO AS PLANTAS FLORESCEM ,RETIRANDO DIÓXIDO DE CARBONO DO AR? EM QUAL PERÍODO AS LIBERAM NOVAMENTE NO AR, COM A MORTE DAS PLANTAS?

13) QUAIS OS BENEFÍCIOS DO EFEITO ESTUFA PARA NOSSO PLANETA? DE QUE MANEIRA A TERRA É AQUECIDA?

14) QUAIS SÃO AS FONTES DE CO2? QUE RADIAÇÃO ELE ABSORVE CAUSANDO O EFEITO ESTUFA?

15) QUAL A RELAÇÃO ENTRE OS PLANETAS VÊNUS É MARTE COM O NÍVEL DE CO2 ?

16) QUAIS OS POSSÍVEIS EFEITOS DO AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL PARA O PLANETA TERRA ? 

17) O QUE FOI O PROTOCOLO DE KYOTO?

18) POR  QUE EM PAÍSES SUB- DESENVOLVIDOS A PRODUÇÃO DE CO2 É MENOR DO QUE NOS DESENVOLVIDOS?
.
19) COMO EMITIR MENOS CO2?

20) DE QUE FONTE VIRÁ A ENERGIA QUE NÃO PRODUZ CO2?

21) ATUALMENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, QUAL FOI O EFEITO DO ISOLAMENTO  NA EMISSÃO DOS GASES  ESTUFA? EXPLIQUE O QUE ESTÁ ACONTECENDO É DÊ SUA AVALIAÇÃO.


BOM ESTUDO! PROF.LASTHENIA 







Matemática - Prof.: Ana Maria

3º etapa – capítulo 6 (1ª parte)

Inequações do 1º grau / Inequação - Produto / Inequação - Quociente

Pra iniciar, assista às duas primeiras vídeo-aulas(1 e 2) acima, que dão uma noção básica de inequação do 1º grau. Não esqueça que como você já conhece a equação do 1ºgrau, fica bem mais fácil aprender a inequação;a solução e o modo de resolver são bem parecidos com duas diferenças bem fáceis de aprender. E isso você vai aprender nas duas primeiras vídeo-aulas.
Percebeu na vídeo-aula que é como receita? Siga sempre os mesmos passos e sempre chegará ao resultado – como o objetivo é descobrir os valores que satisfazem à desigualdade, você vai isolando o x, trazendo-o para o primeiro membro, enviando para o segundo membro os números desacompanhados de x, seguindo sempre as mesmas regras – troca do sinal/operação. E quando o x isolado tem sinal negativo, multiplique toda a sentença por (-1), troque os sinais dos termos e inverta o sinal de desigualdade.

01. Resolva as seguintes inequações, em IR:
a) 2x + 1 ≤ x + 6 f) (x + 3) >(-x-1)

b) 2 - 3x ≥ x + 14 g) [1 –2.(x-1)] <2

c)2.(x + 3) >3.(1 - x) h) 6x + 3 <3x + 18

d)3.(1 - 2x) <2.(x + 1) + x – 7 i) 8.(x + 3) >12.(1 - x)

e)x/3 - (x + 1)/2 < (1 – x)/4 j) (x + 10) >( -x +6)


02. Assista agora às duas últimas vídeos-aulas(3 e 4):


A direita da raiz coloque +++, a esquerda coloque ---,na linha inferior onde você faz o jogo de sinais você encontra o produto.








Percebeu? Como eu quero o resultado negativo, as raízes da inequação-produto estão entre as raízes das equações( no exemplo acima: entre -2 e 2).
Obs: quando o coeficiente do x na equação original for negativo, você faz exatamente o contrário: à direita da raiz, coloca - - - -, e à esquerda da mesma, coloca + + + +

Agora, tente resolver as inequações(produto e quociente) abaixo:


a) (2x + 6) .(-3x + 12)>0

b) (2x + 1) .( x + 2)≤0

c) (3 + x) . (x – 2) ≥ 0

d)x + 1:2x – 1 ≤0

e) 2x – 3: 1 – x ≤0

f)3 + x:x – 2 ≥0


Matemática - Prof.: Ana Maria


3º etapa – capítulo 5

Assista à aula acima e tenha uma noção geral de sequência, acompanhe os exemplos na explanação do professor, faça os exercícios do TD recebido na escola, relacionados com o tema.

Fómulas P.A. e P.G.

PA, onde an é o n-ésimo termo, a1 o primeiro termo, n é a quantidade de termos considerados,r é a razão. Depois Sn é a soma dos n primeiros termos, com a1primeiro termo e an o n-ésimo termo e n é a quantidade de termos a seremsomados.
Termo geral de PA: an = a1 + (n1).r
Somatório de termos de uma PA: Sn =n.(a1 + an) :2

PG, onde e an é o n-ésimo termo, a1 é o primeirotermo,q é a razão e né a quantidade de termos considerados. Para a soma vale a mesma nomenclatura, com Snsendo a soma dos n primeiros termos da PG.

Termo geral de PG: an = a1.qn1
Somatório de termos de uma PG: Sn =a1.(qn – 1) :q – 1


Diferença entre PA e PG

Olá! Aí vai a diferença entre Progressão Aritmética e Progressão Geométrica.

Uma Progressão Aritmética é a sequência de números em que um termo é resultado da soma do termo anterior com a razão(r).

Ex: 1, 7, 13, 19, 25, 31, 37, 43, 49,...

É possível notar no exemplo que a diferença entre os termos é sempre igual a seis, ou seja, a razão(r) dessa PA é 6.

Já uma Progressão Geométrica, substitui a soma pela multiplicação, nesse caso um termo é resultado da multiplicação do termo anterior com razão(q).

Ex: 1, 4, 16, 64, 256, 1024, 4096, ...

Nota-se então que o quociente entre os termos é sempre igual a quatro, ou seja, a razão(q) dessa PG é 4.

Agora faça os exercícios abaixo:

01. (ESA) Em um treinamento de condicionamento físico, um soldado inicia seu primeiro dia correndo 800 m. No dia seguinte corre 850 m. No terceiro 900 m e assim sucessivamente até atingir a meta diária de 2.200 m. Ao final de quantos dias, ele terá alcançado a meta?

A) 31               B) 29               C) 27               D) 25               E) 23


02(ESA) Em uma progressão aritmética, o primeiro termo é 5 e o décimo primeiro termo é 45. Pode-se afirmar que o sexto termo é igual a

A) 15               B) 21               C) 25               D) 29               E) 35.
03. (ESA) O número mínimo de termos que deve ter a PA (73, 69, 65, …) para que a soma de seus termos seja negativa é

A) 18               B) 19               C) 20               D) 37               E) 38

04(ESA) Quantos múltiplos de 9 ou 15 há entre 100 e 1000?

A) 100             B) 120             C) 140             D) 160             E) 180

05. (UERN) A sequência de números positivos (x, x + 10, x², ...) é uma progressão aritmética, cujo décimo termo é:

A) 94               B) 95               C) 101             D) 104             E) 105

06. (PUC-SP) O número de múltiplos de 7 entre 1.000 e 10.000 é:

A) 1280           B) 1284           C) 1282           D) 1286           E) 1288

07. (MACK-SP) Numa progressão aritmética de 100 termos, a3 = 10 e a98 = 90, a soma de todos os termos é:

A) 10.000        B) 9.000          C) 4.500          D) 5.000          E) 7.500

08. (UFPR) A soma de todos os números inteiros de 1 a 100, divisíveis por 3, é igual a:

A) 1382           B) 1200           C) 1583           D) 1683           E) 1700 

09. (UGF-RJ) Em uma P.G., o primeiro termo é 4 e o quinto termo é 324. A razão dessa P. G. é:

A) 3                 B) 4                 C) 5                 D) 2                 E) ½

10. (FEI-SP) Dada a progressão geométrica (1, 3, 9, 27, ...), se sua soma é 3280, então ela apresenta:

A) 9 termos.    B) 8 termos.    C) 7 termos.   D) 6 termos.   E) 5 termos.

11. (UFPB) Uma escada foi feita com 210 blocos cúbicos iguais, que foram colocados uns sobre os outros, formando pilhas, de modo que a primeira pilha tinha apenas 1 bloco, a segunda, 2 blocos, a terceira, 3 blocos, e assim sucessivamente, até a última pilha, conforme a figura ao lado. A quantidade de degraus dessa escada é:

A) 50               B) 40               C) 30               D) 20               E) 10

12. (Unifor-CE) O número de termos da progressão (1/125, 1/25, 1/5, ..., 3125) é:

A) 5                 B) 6                 C) 7                 D) 8                 E) 9

13. (UFPA) A soma da série infinita 1 + 1/5 + 1/25 + 1/125 + ...é:

A) 6/5              B) 7/5              C) 5/4              D) 2                 E) 7/4

14. (PUC-RIO) Temos uma progressão aritmética de 20 termos onde o 1º termo é igual a 5. A soma de todos os termos dessa progressão aritmética é 480. O décimo termo é igual a:

A) 20               B) 21               C) 22               D) 23               E) 24



quinta-feira, 21 de maio de 2020

Matemática - Prof. Ana Maria


                          






Matemática - Prof .Arilsa











Matemática - Prof . :Arilsa


ATIVIDADE2ªETAPAcapítulo 03prof. Arilsa

01.Dadas as equações: x – y = 4 e 2x – 3y = 6, organize-as sob a forma de sistema e encontre o par ordenado (x, y) que é a solução do sistema:

a) (2, 6);                     b) (6, 2);                     c) (2, 4);                     d) (1, 8);               e) (9, 5).

02.Em uma loja há bicicletas e triciclos (3 rodas) num total de 20 veículos e 48 rodas.  As quantidades de bicicletas e triciclos são respectivamente:

a)4 e 16;                    b) 16 e 4;                   c) 12 e 8;                   d) 8 e 12;             e) 10 e 10.

03. Um (01) livro e um (01) caderno custam juntos 30 reais. Se o preço de um (01) livro é igual ao preço de nove (09) cadernos, determine o preço de um (01) livro.

a) 5,00;                      b) 25,00;                    c) 3,00;                      d) 27,00;                    e) 6,00.

04. No lançamento de um dado, a probabilidade da face voltada pra cima ser um número primo é:

a)1/6; b) 1/2; c) 1/3; d) 2/3; e) 5/6.


05. Uma URNA contém 15 bolas numeradas de 01 a 15, retirando-se bolas ao acaso, a probabilidade de ocorrerem múltiplos de 05 é de:

a)1/5; b) 1/15; c) 2/15; d) 4/15; e) 3/5.


06. Em três (03) lançamentos sucessivos de uma mesma moeda, a probabilidade de ocorrerem 02 caras (k) e 01 coroa (c) é de:

a)1/4; b) 3/8; c) 5/8; d) 3/4; e) 1/2.


07. A equação geral da reta que passa pelos pontos A(5, 2) e B(-1, 3) é:

a) x + 6y – 17 = 0;                                                               d) 5x + 4y – 13 = 0;
b) 5x – 4y + 13 = 0;                                                             e) x – 4y – 13 = 0.
c) x – 6y + 17 = 0;

08. O ponto de intersecção das retas (r) 2x – 5y – 2 = 0 e (s) 3x + 5y – 28 = 0 é:

a) (6, 2);                     b) (2, 6);                     c) (3, 7);                     d) (7, 3);                  e) (4, 8).

09. O ponto que pertence à reta (r) 2x + 3y – 2 = 0 é o da opção:

a)(1, 5);                      b) (-2, 2);                    c) (3, 1);                     d) (2, 1);                  e) (3, 5).

10. O coeficiente angular da reta, que passa pelos pontos A(1, 4) B(2, 7),é:


a) m = 2; b) m = 6; c) m = 3; d) m = 1/3; e) m = 1/2.


terça-feira, 19 de maio de 2020

Clair de lune - Debussy (guitare)







Achille-Claude Debussy

Compositor e músico francês nascido em Saint-Germain-en-Laye, cuja obra desempenhou o papel de catalisador de movimentos musicais renovadores e é considerado o grande Impressionista da música. Admitido no Conservatório de Paris (1873), estudou com professores como Antoine Marmontel, Albert Lavignac, Emile Durand e Ernest Guiraud. Neste período acompanhou por diversas vezes von Meck, chegando a visitar Moscou.

No Conservatório foi segundo lugar com a cantata Le gladiateur (1883) e recebeu o grande prêmio de composição de Roma com a cantata L'Enfant prodigue (1884), obtendo uma bolsa, o Prix de Rome, que dava direito a um período de aperfeiçoamento em Roma, na Villa Médicis. Passou dois anos em Roma e voltou à Paris, onde passou a freqüentar a vanguarda literária (1887), inclusive a casa de Mallarmé, foi a Viena e conheceu Brahms. No ano seguinte ouviu Tristão e Isolda, de Wagner, em Bayreuth, o que lhe causou forte impressão. Também ouviu música do Oriente, atração que mais apreciou numa exposição em Paris (1889).

Em Paris casou-se (1899) com Rosalie Lily Texier, de quem depois se separou, para se amasiar (1903) com Emma Bardac, com quem teve uma filha (1905). Foi crítico musical (1901-1903) de duas revistas parisienses: La Revue Blanche e Gil Blas e morreu em Paris. Deixando uma produção musical inovadora e pouco acessível para o grande público, com composições para orquestra, para câmara e para instrumentos solo, música para piano, canções e música coral e obras cênicas. Entre as composições mais popularizadas se encontram La Mer (1905) e o terceiro movimento da Suite bergamasque (1890-1905), noturnos para orquestra e prelúdios para piano.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Inglês - Prof .: Ozailda


Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Professor Moreira Campos

ATIVIDADE DE INGLÊS

ALUNO: _______________________________________ MATRÍCULA: _____________

DATA:_____/_____/_____     Professoras: APARECIDA, WALDILENE, OZAILDA
NÍVEL
COLEÇÃO
SÉRIE
CAPÍTULOS
EF
Tempo de Aprender
9º Ano  - Unidade 2
3,4 E 5

Qual o seu filme favorito?
Muitos filmes são adaptações de livros. Você já leu um livro e assistiu à sua versão em filme Se sim, qual você gostou mais?
Vamos aprender  alguns diferentes gêneros de filmes?
·                     Romantic comedy (comédia romântica 
·                     Science fiction (ficção científica; sci-fi)
·                     Horror (terror)
·                     Documentary (documentário)
·                     Animated film (animação)
·                     Comedy (comédia)
·                     Action / thriller (ação/suspense)
·                     Musical
·                     Drama
·                     War film ( Guerra )
·                     Adventure (aventura)
·                     Western
·                     Crime / Gangster film
·                     Adventure film
·                     Silent film
·                     Historical drama

Muitas vezes é difícil dizer exatamente o gênero de um filme, pois gêneros diferentes são associados em um único filme.
Leia o texto abaixo com atenção.
My sister Sandy likes love films.  Her favourite film is “ Pretty Woman”. I never watch love films.        I like detective films best. They are exiting and there ia a lot of action. Mum likes music programmes. The pop group she likes best is The Jonas Brothers. Her favourite TV programme is “Nature News”. It is about animals. My brother Tommy only watch the news, he says it is very interesting. My second brother, Ken, loves westerns, he thinks Native American, cowboys and horses are wonderful. My father often watches sport programmes. My mother  sometimes tells me to watch nature programmes, but I don’t like them.
1. Answer the qestions
a)      Which film does Sandy like?
a. Drama
b. War film
c. Musical
d. love film


b)      Whose favorite programme is about nature?
a. His father
b. His mother
c. His sister
d. His brother
c)    What does tommy watch?
a. Cartoon
b. Sports
c. Documentary
d. The news
d)    Which pop  group  does his mother like best?
a. Maroon 5
b. Imagine Dragons
c. Jonas Brothers
d. Momoland
e)    What does he think about detective films?
a. They are exciting
b. They are comics
c. They are amazing
d. They are interesting
f)     What can you see in westerns?
a. Fairies  and dragons
b. Native American, cowboys and horses
c. Elves and dwarves
d. Animals and dragons

THE PRESENT PERFECT

Estrutura: has/have   +   verbo no particípio


 Lembre-se que as flexões de particípio passado dos verbos regulares é igual às flexões do Simple Past (passado simples) dos verbos regulares. Assim sendo, os particípios passados dos verbos regulares terminam em –d, –ed ou –ied.
No particípio passado dos verbos irregulares, as formas verbais se modificam bastante e não seguem nenhum padrão. ( Veja a lista de verbos irregulares)

2. Complete the sentences using the past participle of the verbs in brackets.
a)      The train has ……………………………….. We can go ouot now. ( stop )
b)      She isn’t ready. She hasn’t …………………………….. her cases yet. ( pack )
c)      Have you ……………………………. the dog for a walk? ( take )
d)     Maria Clara hasn’t …………………….. yet. Where can she be? ( arrive )
e)      I’ve never …………………………. to your mother.
f)       I haven’t …………………………. which shoes to buy yet. ( decide )
g)      My father has ………………………. to Rome. ( drive )

3. Make positive and negative statements, and questions. ( Faça afirmações positivas e negativas e
faça perguntas.)
a)       I have finished my homework. ( ? )  ………………………………………………………….
b)      My son has not started the university. ( + )  …………………………………………………..
c)       Have the children taken the dog for a walk? ( - )  …………………………………………….
d)      Has dad watered the plants? ( + )  …………………………………………………………….
e)       Ann and Mjim hasn’t bought a new house. ( ? )  ……………………………………………..
f)My little sister has stopped crying. ( - )  …………………………...……….………………...

Humans and machines tomorrow: A symbiotic partnership
Senior Vice President, Product & Content Operations
Posted September 7, 2018

There are many who fear that as machines get smarter, humans will be unnecessary. There's no question that machine learning capabilities will continue to advance. However, in the world of science, I truly believe the man-machine relationship will remain symbiotic, and in fact, become even more essential.
In the future, we will confront problems that don't even exist today. Our quest for new discoveries and innovation will become increasingly complex and the amount of data available will be unimaginable. Without a doubt, we will need machines more than ever to help us navigate and make sense of it. But ultimately, humans will continue to be essential to the process as well, setting new constructs that enable greater machine learning and applying machine-gleaned insights to drive new discoveries.


4. Leia o texto acima com bastante atenção, em seguida responda as questões abaixo.
a)                  Descreva em poucas palavras o assunto do texto.
       …………………………………………………………………………………………………...
b)                  Você tem acesso à internet?
c)                  Quando se dá o seu primeiro contato do dia com o celular?
d)                 Conversar pelo whatsapp, acessar as redes sociais ou jogar pelo celular parece uma necessidade básica para você, impossível de controlar?
e)                  Negligencia tarefas domésticas para passar mais tempo ligado?
f)                   Quantas vezes você utiliza o celular por dia?
g)                  As pessoas próximas de você reclamam sobre o tempo que você passa ligado?
h)                  Você acha que o teu celular te controla?

5.Coloque verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) de acordo com o texto:
(      ) Muitos temem que, à medida que as máquinas se tornem mais inteligentes, os humanos sejam desnecessários;
(      ) Muitos temem que, à medida que as máquinas se tornem mais inteligentes, os humanos sejam desnecessários;
(      ) No futuro, enfrentaremos problemas que nem existem hoje;
(      ) precisaremos de máquinas mais do que nunca para nos ajudar a navegar e entender isso;
(      ) Mas, em última análise, os humanos continuarão sendo essenciais para o processo.

DEGREES OF ADJECTIVES AND ADVERBS

Quando comparamos duas coisas / pessoas usamos três estruturas básicas:
è   Comparativo de igualdade : as   +   adjective   + as
EX: John is as tall as Kevin. ( John é tão alto quanto Kevin. )
Em orações negativas o primeiro as pode ser substituído por so:
EX:My son is not as ( só )  interested in school  as  I was. ( Meu filho não é tão
interessado nos estudos quanto eu era. )
è    Comparativo de inferioridade:   less + adjective   +  than.
EX:  We can make life less difficultthan it really is. ( Nós podemos tornar a vida                              
menos difícil do que ela realmente é. )
è    Comparativo de superioridade: more   +   adjective   +   than
EX:  Madonna is more exotic than Mariah Carey.
è    Para indicarmos superioridade em adjetivos curtos ( uma ou duas sílabas ) , normalmente acrescentamos erao final do adjetivo:
EX: The Rolling Stones are olderthan U2.   ( old = velho   older   =   mais velho )
Heavy metal concerts are louderthan jazz concert. (  loud  +  alto  louder = mais alto )
è    Em alguns casos ocorrem alterações na ortografia:
·                     Adjetivos terminados em y: trocase o y por i e acrescenta-se -er:
EX:  Rock is  easier ( easy ) to play than jazz.
·                     Adjetivo terminado em -e: acrescentase -r:
EX:  Football stadiums are larger ( large ) than concert halls.
·                     Adjetivo terminado em consoante + vogal + consoante: dobra-se a consoante e
acrescenta-se -er;
EX:  Gabriel O Pensador is  thinner ( thin ) than Ed Motta.

SPECIAL CASES

good   -   better (  melhor )               bad   -   worse ( pior )            old   -   older/elder ( mais velho)
far   -   farther / further  ( mais distante )                 fun   -   more fun( mais divertido )
EX:  CDs sound  betterthan tapes.
Disco music is morefun  to dance to than to listen to.
My brother is older / elder than me.
Recife is further / farther from Salvador than from Maceió.

6. Put the adjectives in the right comparative form according to the symbols: + superiority   ,            
=  equality   ,   -   inferiority.
a)     She  is ……………………………………..…...  you.(beautiful  =  )
b)     My brother is …………………………………….. me. ( stupid + )
c)     This exercise is …………………………………. I expected. ( difficult - )
d)    You are ……………………………. at gymnastics …… me. ( good + )
e)     My dog is ………………………………. my cat. ( intelligent + )
f)      My mother is ………………………………….. my father.  ( nice = )
g)     Playing videogame is …………………………. ……………. working. ( (interesting + )

SUPERLATIVE

Se queremos destacar um elemento de um grupo, podemos destacar as seguintes estruturas:
è The most + adjective : indica superioridade
EX: The Beatles were  the most popular band of all time.
è The least  + adjective  : indica inferioridade.
EX: Her last album was  the least successful of her career.
A exemplo dos comparativos, expressa-se superioridade nos adjetivos curtos  com the -est.

SPECIAL CASES

good   -   the best  (o/a melhor )        bad   -   the worse ( o/a pior )        fun   - the most fun ( o/a
mais divertido(a)
old   -   the oldest/eldest  ( o/a mais velho(a))      far   -   the furthest/ farthest ( o/a mais rápido/a )

7. Circle the correct variant:
a)      Do you know what …………………………………  animal in the world is?
a. the slowest              b. slow as                          c. slower                       d. slow
b)      I think Spring is …………………………………….. season of the year.
a. beautiful                 b. more beautiful                c. very beautiful           d. the most beautiful
c)      Valda is …………………………………..tango dancer in my city.
a. good                       b. good as                            c. the best                     d.  better
d)     Do you know who ………………………………. in the world is?
a. the fastest               b. so fast                              c. faster                         d.  fast
e)      Can you name ………………………….. building in the world?
a. high                        b. so high                            c. higher                        d. the highest
f)       What continent  is…………………………… : America or Africa?
a. large                       b. the largest                       c. larger                         d. very large
g)      This car is ………………………….. car produced by this company.
a. the newest              b. new                                c. so new                        d. newer





I will love You,O Lord my strength.  Psalm 18:1
Reflection:  Love the Lord with all your heart for He is gives us strength in life.



A vacinação e o sistema imunológico