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terça-feira, 21 de abril de 2020

GOEOGRAFIA (Coronavírus e globalização) - Professor Fabrício





PROF. 
FABRÍCIO
ASSISTIR AO VÍDEO NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=wI2vBdu6gHk https://www.youtube.com/watch?v=wI2vBdu6gHk
1ª ETAPA
ASSUNTO: GLOBALIZAÇÃO E PANDEMIA
MATERIAL DISPONIBILIZADO: VÍDEOAULA E QUESTÕES PROPOSTAS
SUPORTE DIDÁTICO: COLEÇÃO VIVER, APRENDER (CAPÍTULO 9)




QUESTÕES PROPOSTAS SOBRE A VÍDEOAULA





Português -Prof.: Márcia Brasil




CEJA
PROFESSOR: Marcia
DISCIPLINA: Português
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE
Data da disponibilidade: 20/04/2020
Conteúdo Programático:
Interpretação Textual
Recurso Didático:
LIVRO / INTERNET
Tarefa:

Letras Música “ Como uma onda no mar”
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no
Nada do que foi será
(De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito)
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
(Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar)
Fonte: LyricFind
Compositores: Nelson Motta / Lulu Santos

1.O título da música é “Como uma onda no mar”. Qual seria a relação entre a ação do tempo e as ondas do mar?

2. Explique os sentidos dos versos abaixo:
a) Nada do que foi será. / De novo do jeito que já foi um dia.

b) Tudo que se vê não é. / Igual ao que a gente viu há um segundo.

3. Relacione situações do cotidiano que possam comprovar o que dizem os versos citados. Exemplifique relacionando com a moda ,meios de comunicação  ou outros.

4. Releia os ditos populares abaixo e diga a sua opinião, relacionando-os com a música acima, qual deles a representa melhor. Justifique sua resposta:
a) “O tempo é o melhor remédio.”

b)” Na vida, tudo passa!”

c)” Tudo tem seu tempo.”

5. Faça uma paródia de acordo com os acontecimentos dos nossos dias atuais com a chegada da pandemia do COVID-19.





















Professor Paulo - Física 3 ANO


01. Considere os seguintes materiais:

1 – borracha;
2 – porcelana;
3 – alumínio;
4 – náilon;
5 – vidro;
6 – ouro;
7 – mercúrio;
8 – madeira.

Assinale a alternativa na qual os três materiais citados são bons condutores

a) 1, 2 e 3.
b) 5, 7 e 8.
c) 3, 4 e 6.
d) 3, 5 e 6.
e) 3, 6 e 7.

02. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum dano. Qual das alternativas indica uma explicação correta para o fato?
a) A diferença de potencial elétrico entre os dois pontos de apoio do pássaro no fio (pontos A e B) é quase nula.
b) A diferença de potencial elétrico entre os dois pontos de apoio do pássaro no fio (pontos A e B) é muito elevada.
c) A resistência elétrica do corpo do pássaro é praticamente nula.
d) O corpo do passarinho é um bom condutor de corrente elétrica.
e) A corrente elétrica que circula nos fios de alta tensão é muito baixa.

03. Um fio de cobre tem comprimento de 120 m e a área da seção transversal é 0,50 mm2 . Sabendo–se que a resistividade do cobre a 0 ºC é de 1,72 x10-2 Ω.mm2 /m. Então a sua resistência elétrica a 0 ºC será de :

a) 5,2 Ω.
b) 4,1 Ω.
c) 8,2 Ω.
d) 6,2 Ω.

04. Um Chuveiro tem uma resistência de 10 W, e foi conectado a uma tensão desconhecida. Um Alicate Amperímetro foi colocado no circuito e indicou uma corrente de 22 A. Qual a tensão de alimentação do Chuveiro?

05. A intensidade da corrente i, e a resistência R do circuito abaixo valem:


a) 8 A e 500 Ω.
b) 4 A e 250 Ω.
c) 1 A e 150 Ω.
d) 5 A e 100 Ω.

06. A resistência elétrica do corpo de uma certa pessoa é de 10 W. Se esta pessoa, estando descalça sobre uma superfície condutora, descuidadamente, encostar a mão num fio desencapado, com um potencial elétrico de 120 V em relação à superfície e, em função disso, levar um choque, a intensidade da corrente elétrica que atravessará o seu corpo será de

a) 12 A.
b) 120 A.
c) 0,12 A.
d) 120 A.
e) 1 A.

07. Uma lâmpada de lanterna de 6 V solicita uma corrente de 0,5 A das pilhas. Qual a potência da lâmpada?

08. Um aquecedor elétrico tem uma resistência de 8W e solicita uma corrente de 10 A. Qual é a sua potência?

09. Uma residência é iluminada por 12 lampadas de incandescência, sendo 5 de 100W e 7 de 60W cada. Para uma média diária de 3 horas de plena utilização das lâmpadas, wual a energia consumida (em KWh) por essas lâmpadas, em um mês de 30 dias?

a) 27,60.
b) 920.
c) 8,28.
d) 2,70.
e) 82,8.

10. A seção normal de um condutor é atravessada pela quantidade de carga ∆Q = 1,2.10-3C no intervalo de tempo ∆t = 1,5.10-2s.

a) Qual a intensidade da corrente elétrica que atravessa essa seção normal?
b) Se os portadores de cargas são os elétrons, quantos elétrons atravessam essa seção normal nesse intervalo de tempo?


Professor Paulo - Física 2 ANO



01.Sobre os conceitos fundamentais da Óptica, é correto afirmar que

a) quanto mais afastado está um objeto de uma câmara escura menor é a sua imagem dentro da mesma.
b) os raios de luz se propagam de forma retilínea e, quando se cruzam, um interfere no sentido de propagação do outro.
c) a imagem no espelho plano é um fenômeno causado pela refração da luz.
d) a sombra é um fenômeno causado pela reflexão da luz.
e) o princípio da reversibilidade da luz fica bem exemplificado quando se observa um eclipse lunar.

02. A câmara escura de orifício é uma aplicação inteligente do princípio da propagação retilínea da luz. Observe a câmara abaixo e determine a altura real do objeto conhecendo a altura da imagem formada, além das distâncias fornecidas.


03. Um homem encontra-se parado diante de um poste luminoso, como mostra a figura. Qual o tamanho da sombra?


04. Analise as proposições a seguir sobre a reflexão da luz:

I – O fenômeno da reflexão ocorre quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio original;
II – Quando ocorre reflexão difusa, a imagem formada é bastante nítida;
III – Na reflexão regular, os raios de luz propagam-se de forma paralela uns aos outros;
IV – Quando a luz é refletida por uma superfície, o ângulo de reflexão é sempre igual ao ângulo de incidência da luz.
Estão corretas:

a) I, II e III apenas.
b) I, III e IV apenas.
c) I, II e IV apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) todas afirmativas estão corretas.

05. (Fuvest) A figura adiante representa um objeto A colocado a uma distância de 2,0m de um espelho plano S, e uma lâmpada L colocada à distância de 6,0m do espelho.

a) Desenhe o raio emitido por L e refletido em S que atinge A. Explique a construção.
b) Calcule a distância percorrida por esse raio.


06. Um raio de luz r incide sucessivamente em dois espelhos planos E1 e E2, que formam entre si um ângulo de 60°, conforme representado no esquema a seguir. Nesse esquema o ângulo ‘, é igual a


a) 80°.
b) 70°.
c) 60°.
d) 50°.
e) 40°.

07. (Uerj) Uma garota, para observar seu penteado, coloca-se em frente a um espelho plano de parede, situado a 40cm de uma flor presa na parte de trás dos seus cabelos. Buscando uma visão melhor do arranjo da flor no cabelo, ela segura, com uma das mãos, um pequeno espelho plano atrás da cabeça, a 15cm da flor. A menor distância entre a flor e sua imagem, vista pela garota no espelho de parede, está próxima de:


a) 55 cm.
b) 70 cm.
c) 95 cm.
d) 110 cm.

08. Na figura adiante, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A, de índice de refração 2,0. Dados: sen 37° = 0,60 sen 53° = 0,80. Devemos concluir que o índice de refração do meio B é:


a) 0,5.
b) 1,0.
c) 1,2.
d) 1,5.
e) 2,0.

09. (UN. MACKENZIE) A velocidade de propagação da luz em determinado líquido é 80% daquela verificada no vácuo. O índice de refração desse líquido é:

a) 1,50.
b) 1,25.
c) 1,00.
d) 0,80.
e) 0,20.

10. UFPR Componentes da luz com cores diferentes propagam-se em um meio material refringente com velocidades diferentes, sendo isso um indicativo de que o material apresenta um índice de refração diferente para cada cor. A esse fenômeno dá-se o nome de dispersão cromática da luz. Devido a ele, em geral, feixes de luz com cores diferentes sofrem desvios diferentes ao passarem de um meio refringente para outro. Uma fonte emite luz formada pela composição de duas cores distintas. Para separar as duas cores foi montado o esquema experimental abaixo.



O feixe 1, associado à cor 1, passa do meio A para o meio B, que é ar (nar =1,0) e segue a trajetória mostrada na figura. O feixe 2, associado à cor 2, sofre reflexão interna total, e sai tangente à superfície que delimita os dois meios. Com isso, consegue-se separar os dois feixes. Quais são os valores dos índices de refração que o meio A deve apresentar para as cores 1 e 2 para que os feixes de cores 1 e 2 se comportem como na figura acima?


Professor Paulo -Física 1 ANO


01. Um corpo com massa de 5 kg é submetido a uma força de intensidade 25N. Qual é a aceleração que ele adquire?

02.  Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é 10N, sua aceleração é 4m/s2. Se a resultante das forças fosse 12,5N, a aceleração seria de:

a)2,5m/s2.
b)5,0m/s2.
c) 7,5 m/s2.
d) 2 m/s2.
e) 12,5 m/s2.

03.  A primeira Lei de Newton afirma que, se a soma de todas as forças atuando sobre o corpo for zero, o corpo…

a) terá um movimento uniformemente variado.
b) apresentará velocidade constante ou estará em repouso.
c) apresentará velocidade constante em módulo, mas sua direção poderá ser alterada.
d) será desacelerado.
e) apresentará um movimento circular uniforme.

04.  Um corpo com massa de 60 kg está na superfície do planeta Marte, onde a aceleração da gravidade é 3,71 m/s2. De acordo com esses dados, responda:

a) Qual é o peso desse corpo na superfície de Marte?
b) Suponha que esse mesmo objeto seja trazido para a Terra, onde g = 9,78 m/s2, qual será o seu peso?

05. Dentro de um elevador, um objeto de peso 100 N está apoiado sobre uma superfície. O elevador está descendo e freando com aceleração vertical e para cima de 0,1 m/s2. Considere a aceleração da gravidade como 10 m/s2.
Durante o tempo de frenagem, a força que sustenta o objeto vale, em newtons

a) 101.
b) 99.
c) 110.
d) 90.
e) 100.

06. Considere as seguintes forças aplicadas a um corpo:
Qual é a força resultante aplicada?




07. Um carro com massa 1000 kg partindo do repouso, atinge 30m/s em 10s. Supõem-se que o movimento seja uniformemente variado. Calcule a intensidade da força resultante exercida sobre o carro. 

08. Qual o coeficiente de atrito de um bloco de 10kg que alcança 2m/s em um deslocamento de 10m, partindo do repouso? Sendo que a força que é aplicada a ele é 10N.



09. Qual a aceleração do sistema a seguir, sendo que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e o plano é igual a 0,2?



10. .Um bloco é abandonado a partir do repouso do topo de um plano inclinado de um ângulo q em relação ao plano horizontal, conforme indica a figura a seguir:



Desprezando-se o atrito entre as superfícies em contato e a resistência do ar e considerando-se q = 30° e g = 10,0 m/s2 , o módulo da aceleração do bloco ao descer a rampa, em m/s2, é

a) 3,0.
b) 4,0.
c) 5,0.
d) 6,0.
e) 7,0.

A vacinação e o sistema imunológico