Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2020

MATEMÁTICA - Professora Maria Gorett Alves

CEJA PROFESSOR MOREIRA CAMPOS
ENSINO MÉDIO
ETAPA 1 – CAPÍTULO 2
ATIVIDADE


















02) Resolva as seguintes porcentagens:

a) 40% de 87 =
b) 75% de 15 =
c) 20% de 10% de 150 =

03) Aumente ou reduza cada valor com a porcentagem indicada:

a) R$ 100,00 mais 30% =
b) R$ 45,00 menos 15% =
c) R$ 35,50 mais 60% =
d) R$ 12,30 menos 20% =

04) Resolva os seguintes problemas:

a) Uma calça jeans custava R$ 80,00 e teve um reajuste (aumento) de 25%. Qual o novo preço dessa calça?
b) Yelena tinha uma quantia, gastou 20% dela para assistir a uma peça de teatro e, em seguida, gastou 25% do que havia sobrado na compra de uma bolsa, ficando ainda com R$ 144,00. Quanto ele tinha no início?


c) A venda de um mesmo tipo de fogão está sendo anunciado em duas lojas:

FÍSICA - Professor Paulo

Sugestões de estudo: 1° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrar em poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.


https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/energy-skate-park-basicshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/energy-skate-parkhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/densityhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/buoyancyhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/collision-labhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/hookes-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/masses-and-springs-basics2° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrarem poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/color-visionhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/geometric-opticshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/gravity-and-orbitshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/wave-on-a-stringhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/sound3° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrarem poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/coulombs-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/circuit-construction-kit-achttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/circuit-construction-kit-ac-virtual-labhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/ohms-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/resistance-in-a-wire

PORTUGUÊS - Professora Gerlena


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO: FIGURAS DE LINGUAGEM
PROFESSORA: GERLENA

1. (PUC-SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a) prosopopeia e hipérbole
b) hipérbole e metonímia
c) perífrase e hipérbole
d) metonímia e eufemismo
e) metonímia e prosopopeia.

2. (IFPE-2016) Responda à questão com base na tirinha abaixo.





O humor da tirinha foi conferido, sobretudo, pela não compreensão por parte da personagem Chico Bento da figura de linguagem utilizada por seu interlocutor. A essa referida figura de linguagem dá-se o nome de
a) paradoxo
b) metonímia
c) ironia
d) hipérbole
e) aliteração

3. (UFPE) Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia (personificação).
a) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)
d) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)




4. Leia o texto abaixo:
Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal;
Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade;
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem todos dormem, todos dormem;
Agora vejo em parte, mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

(Monte Castelo, Renato Russo. Do álbum As quatro estações, Legião Urbana)
Analisando a letra da música Monte Castelo, pode-se afirmar que a figura de linguagem predominante é:
a) Metonímia.
b) Paradoxo.
c) Antítese.
d) Prosopopeia.
e) Hipérbole.


5.  Relacione as definições abaixo com as figuras de linguagem:
( ) Figura de linguagem em que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de semelhança entre dois termos.
( ) Figura de linguagem que consiste em expressar uma ideia com exagero, a fim de enfatizá-la ou destacá-la.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de interdependência, proximidade.
( ) Figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.
( ) Figura de linguagem que consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma ideia desagradável ou grosseira.
( ) Figura de linguagem que consiste em aproximar dois termos a partir de uma característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem etc.
1. Eufemismo.
2. Metáfora.
3. Comparação.
4. Prosopopeia ou personificação.
5. Hipérbole.
6. Metonímia
a) 6 – 4 – 2 – 1 – 3 – 5
b) 5 – 6 – 1 – 2 – 3 – 4
c) 2 – 5 – 6 – 4 – 1 – 3
d) 2 – 6 – 5 – 4 – 1 – 3
e) 1 – 2 – 6 – 5 – 4 – 3


Questão desafio:

Pesquise ou elabore outros exemplos para cada figura de linguagem contida no mapa mental do vídeo que você assistiu.


Bom trabalho e até a volta!



Cejas adequam atividades para atender os alunos durante período de distanciamento social

https://www.seduc.ce.gov.br/2020/04/07/jovens-e-adultos-cejas-adequam-atividades-para-atender-os-alunos-durante-periodo-de-distanciamento-social/

SAÚDE - Orientações de como preparar as soluções diluídas a base de cloro (água sanitária)


BIOLOGIA - PROFESSORA LASTHENIA


CARO ALUNO, AO  RESPONDER  TODAS  ESSAS  ATIVIDADES  DE  CIÈNCIAS ,ATRAVÉS  DO  SEU  LIVRO  TEXTO OU  MÓDULOS,VOCE  ESTARÁ  APTO  A  FAZER  TODAS  AS  AVALIAÇÕES  DA DISCIPLINA  TÃO  LOGO AS  AULAS  RETORNEM.   VOCÊ ENCONTRA  TODAS  AS  RESPOSTAS AO  ESTUDAR  O  LIVRO.  BOM  ESTUDO, SE  PREPARE.

 ATÉ  O  RETORNO.   PROF  LASTHENIA


ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 6-)  CAPITULO 1  E  2
PROF.LASTHENIA

1-QUAL É  A  IMPORTÂNCIA DOS  ÓRGÃOS DOS  SENTIDOS  PARA  OS  SERES  VIVOS?

2-QUAL É  A  FUNÇÃO  BÁSICA  DO  OLHO?

3-CITE  TODAS  AS ESTRUTURAS  DO  OLHO  HUMANO E  DIGA A  FUNÇÃO DE  CADA  UMA DELAS

4- O QUE ACONTECE COM A  VISÃO HUMANA QUANDO  FICAMOS MAIS  VELHOS?  É  OCASIONADO  PELO  O QUE?

5-DIFERENCIE:  HIPERMETROFIA  DE  MIOPIA

6-QUE  ESTRUTURAS COMPÕEM NOSSO SISTEMA AUDITIVO?  FAÇA UM  RESUMO SOBRE  CADA  UMA DELAS

7-O QUE  PODE  ACONTECER AO  OUVIDO HUMANO  QUANDO  SUBMETIDO A  SONS  DE  85dB e  110Db ?

8- QUAIS  OS SENTIDOS  QUE NOS  PERMITEM ANALISAR A  QUALIDADE DOS ALIMENTOS ANTES  DE INGERÍ-LOS?

9- QUAIS  AS  FUNÇÕES  DA  PELE?
10- OS  ALIMENTOS  SÃO CLASSIFICADOS  EM  GRUPOS.  QUAIS?       QUAL  A  FUNÇÃO DE  CADA  UM  DELES? CITE  OS  EXEMPLOS  DE         CADA  GRUPO.

11-DIFERENCIE AS  GORDURAS  SATURADAS DAS INSATURADAS.   QUAL  VOCE CONSOME MAIS? PENSE!

12-FAÇA UMA  RELAÇÃO DAS PROTEÍNAS,  CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS  QUE  VOCE  CONSOME SEMANALMENTE.  VOCÊ  CONCLUIU  QUE  ESTA COM  UMA  ALIMENTAÇÃO BALANCEADA  OU  NÃO?  O QUE  FAZER  A  PARTIR  DE  AGORA?

13- NA  ÉPOCA  DAS NAVEGAÇÕES,  UMA  DOENÇA ERA FREQUENTE PELA  CARÊNCIA  DE  UMA  VITAMINA.  QUE  DOENÇA  ERA  ESSA?  QUAL  VITAMINA ERA  CARENTE?

14- QUE ELEMENTOS  FORMAM AS  PROTEÍNAS?  QUAL  A QUANTIDADE  QUE  ELES  DEVEM ESTAR  PARA  FORMÁ-LAS?

15-CITE OS  CUIDADOS QUE  DEVEMOS  TER AO PREPARAR UMA  REFEIÇÃO

16-DESENHE SUA  PIRÂMIDE ALIMENTAR E  COMPARE COM  A  DO  LIVRO(PAG.287). A  QUE  CONCLUSÕES  CHEGOU?

17-FAÇA UMA  LISTA DAS  VITAMINAS QUE  VOCÊ CONSOME NOS  ALIMENTOS QUE  INGERE  SEMANALMENTE. ESTA CARENTEDE  QUAIS? ONDE  ENCONTRÁ-L
ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 6-)  CAPITULO 3  E 4 PROF.LASTHENIA

1-QUAL  O  CAMPO  DE  ESTUDO  DA  METEOROLOGIA?

2-EM NOSSO PLANETA ONDE  ENCONTRAMOS AS  TEMPERATURAS MAIS    ALTAS  E  AS  MAIS  BAIXAS?

 -QUE  ANIMAIS SÃO  CARACTERÍSTICOS DESSES AMBIENTES?

3-COMENTE OS  TIPOS DE  NUVENS EXISTENTES.
    SE  QUISER DESENHE TAMBÉM.

4-DIFERENCIE:  TRANSLAÇÃO DE  ROTAÇÃO

5-O QUE VEM A  SER  A  GRAVIDADE?

6-O CICLO CLARO-ESCURO ACONTECE DEVIDO  A  QUE?

7-AS  PLANTAS QUE NECESSITAM  DE DIAS  CURTOS,  FLORESCEM EM  QUE  ESTAÇÕES?
 -E  AS  QUE  NECESSITAM DE  PERÍODOS MAIS  LONGOS?

8-FAÇA  UM  RESUMO SOBRE  O  TEMA: CALENDÁRIOS

9-QUAIS  AS  FASES  DA LUA?  DIFERENCIE CADA  FASE

10-QUAL  É  A  RELAÇÃO DO  VOO DAS  ABELHAS COM A INDICAÇÃO DA  LOCALIZAÇÃO DO  ALIMENTO COLETADO  POR  ELAS?
 EXPLIQUE

11-O QUE  SÃO CORES  PRIMÁRIAS?

  - QUAIS  SÃO?

12-QUAL  É  A  RELAÇÃO  ENTRE A  MARÉ  E  A  LUA?

13-PARA QUE  SÃO UTILIZADOS OS  RAIOS INFRAVERMELHOS E  ULTRAVIOLETAS?

 -QUAIS SEUS EFEITOS SOBRE  OS SERES  VIVOS?








ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 7-)  CAPITULO 1  E  2
PROF.LASTHENIA

1-QUAIS  ERAM  OS  ANIMAIS QUE  DOMINAVAM  A  TERRA HÁ  200 MILHÕES  DE  ANOS?
-COMO  ERAM SEUS  HÁBITOS ALIMENTARES?

-EM  QUE ÉPOCA FORAM  EXTINTOS?

 -DEVIDO  A  QUE?

2-NO  BRASIL EXISTEM REGISTROS  DE  ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS?
-ONDE?

3-ESCREVA  A  FÓRMULA DA  FOTOSSÍNTESE COM  SEUS  REAGENTES  E  PRODUTOS.
 -QUE PIGMENTO DA  PLANTA PARTICIPA ATIVAMENTE DESSE  PROCESSO?

-QUAL  A  IMPORTÂNCIA DESSE  PROCESSO  PARA  OS  SERES  VIVOS?

4-ESCREVA  A  FÓRMULA  DA  RESPIRAÇÃO CELULAR COM  SEUS       REAGENTES  E  PRODUTOS.

5-O QUE  SÃO  SERES  AUTOTRÓFICOS?
-QUEM  SÃO?
6-O QUE SÃO SERES HETERÓTROFOS?

-QUEM  SÃO?

7-O QUE  SÃO SERES ONÍVOROS? EXEMPLIFIQUE

8-O QUE É  A  CADEIA ALIMENTAR?

 É  COMPOSTA POR QUAIS  ELEMENTOS?

9-QUAIS SÃO OS  TIPOS  DE  SOLOS?
DIFERENCIE-OS

10-O  QUE  É  O  EFEITO  ESTUFA?

- QUE  FATORES TEM  INTENSIFICADO O MESMO?

-QUAIS  AS CONSEQUÊNCIAS PARA  A  VIDA NO PLANETA?

11-O  QUE  CAUSA  A CHUVA  ÁCIDA?

12-FAÇA  UM  RESUMO SOBRE  O TEMA:  ÁGUA


ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 7-)  CAPITULO 3  E  4
PROF.LASTHENIA

1-QUAIS SÃO AS  ESTRUTURAS DO  SISTEMA GENITAL MASCULINO?
-  DIGA A  IMPORTÂNCIA  DE  CADA UM  DELES.

2-QUAIS SÃO AS  ESTRUTURAS DO  SISTEMA GENITAL  FEMININO?
-QUAIS AS  FUNÇÕES  DE  CADA  UMA  DELAS?

3-O QUE É  A OVULAÇÃO?
-EM  QUE PERÍODO ACONTECE?
-GERALMENTE É  ENCERRADO COM  QUE  IDADE?

4-O  QUE VEM  A  SER  A  FECUNDAÇÃO?

5-FAÇA UMA  RELAÇÃO DE  MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS  FEMININOS.  -COMENTE  CADA  UM  SEPARADAMENTE.

6-DE  QUE  MANEIRAS O  HOMEM PODE  EVITAR QUE  SUA  PARCEIRA  FIQUE  GRÁVIDA?

7-O  QUE SÃO D.S.T.?

8-QUAIS  SÃO  OS  MÉTODOS ANTICONCEPTIVOS CONSIDERADOS DE  DIFÍCIL REVERSÃO  DO  QUADRO,  CASO  SE  PRETENDA  ENGRAVIDAR  NO  FUTURO?

9-QUAL É  O  CAMINHO  QUE O  ALIMENTO FAZ  EM  NOSSO  CORPO, AO  SER  INGERIDO,  ATÉ  SUA  ELIMINAÇÃO?

10-QUAIS  SÃO  AS  FUNÇÕES  DO INTESTINO?

11-QUAIS  SÃO  AS FUNÇÕES  DO  FÍGADO  E  DO  PÂNCREAS?

12-COMO  SE FORMAM  AS  CÁRIES E  GENGITIVES?

13-QUAL A  IMPORTÂNCIA DO  SANGUE?
-DE  QUE ELEMENTOS É  FORMADO? 
-QUAL A FUNÇÃO  DE CADA  UM  DELES?

14-O  QUE  PODE  OCASIONAR  O  INFARTO  DO  MIOCÁRDIO?

15-FAÇA  UM  RESUMO  SOBRE O  TEMA: ANEMIA

16- QUAL  É A  FUNÇÃO DO  SISTEMAS  RESPIRATÓRIO?

-QUAIS  SÃO  OS  ÓRGÃOS  QUE O  COMPÕEM?

17-SOBRE  A  TUBERCULOSE  RESPONDA:
A-    AGENTE TRANSMISSOR:
B-    FORMA  DE  CONTÁGIO:
C-    GRUPO DE  RISCO:
D-    SINTOMAS:
E-     TRATAMENTO:
F-     PREVENÇÃO:


18-DIFERENCIE: INSPIRAÇÃ0 DE EXPIRAÇÃO

19-O  QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE  O TEMA: TABAGISMO?

20-SOBRE  AS  VERMINOSES, RESPONDA:

A-SINTOMAS:
B-FORMAS DE  CONTAMINAÇÃO:

C-TIPOS  DE  VERMINOSES:


D-FORMAS  DE  PREVENÇÃO:




21- SOBRE AS LOMBRIGAS,  RESPONDA:

A-FORMAS  DE  CONTAMINAÇÃO:

B- PREVENÇÃO

22-NO  CICLO DE  VIDA DO  ANCILÓSTOMO POR  ONDE AS  LARVAS CHEGAM AO  NOSSO  CORPO?

 23-SOBRE A ESQUISTOSSOMOSE , RESPONDA :

A-NOME  POPULAR:

B-HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO:

C-FORMA DE  CONTAMINAÇÃO:

D:FORMAS DE  PREVENÇÃO





ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 8-)  CAPITULO 1  E  2
PROF.LASTHENIA

1-PRÉ-HISTÓRIA:
A) O  QUE  VEM A  SER  ARTE  RUPESTRE?
B) NO  BRASIL EXISTEM REGISTROS DESSA  ARTE?
C) ONDE?
D) EXISTEM LEIS QUE  PRESERVEM ESSES SÍTIOS?
E) QUAL A  REGIÃO CONSIDERADA PATRIMÔNIO DA  HUMANIDADE PELA   UNESCO,  DEVIDO A ESSES  SÍTIOS?

2-A  QUE  CONCLUSÃO  OS  CIENTISTAS  CHEGARAM  AO  ESTUDAR O  CRÂNIO DOS  SERES HUMANOS  PRÉ-HISTÓRICOS?

3-QUANTOS FONEMAS A  ESPÉCIE  HUMANA É  CAPAZ DE  ARTICULAR?
    -  E  O  MACACO?

4-QUE  ÓRGÃO DO  SISTEMA RESPIRATÓRIO É  RESPONSÁVEL PELA  PRODUÇÃO  DOS  SONS QUE  EMITIMOS?
 - ONDE  ELE  SE SITUA?

5-QUANDO ENGOLIMOS,  O QUE  ACONTECE COM  A  EPIGLOTE?

6-DIGA  A  DEFINIÇÃO  DE  :  TIMBRE

7_DIFERENCIE:  ALTURA  DE  INTENSIDADE

8-COMO  FUNCIONA  O  SONAR?

9-COM  RELAÇÃO A  VELOCIDADE,  COMO SE PROPAGA  A  LUZ  E  O SOM?

10- O  QUE  É:
A-PARAFUSO:

B-ALAVANCA:

C-ROLDANA:

D-PLANO INCLINADO


11-FAÇA  UM  RESUMO SOBRE  O TEMA:  FOGO,LUZ  E  CALOR.







ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 8-)  CAPITULO 3  E  4
PROF.LASTHENIA

1-EXPLIQUE  O  QUE  É  A  HIPÓTESE  DE  GAIA.
-QUEM A  PROPOS?
-QUAL  SUA  OPINIÃO  SOBRE  A  MESMA?

2-DEFINA A TEORIA  DA  SELEÇÃO  NATURAL.
-QUEM  FOI  SEU  IDEALIZADOR?

3-DÊ ALGUMS  EXEMPLOS DE  SELEÇÃO  NATURAL,EXPLICANDO O  BENEFÍCIO DAS  ADAPTAÇÕES  PARA  OS  SERES  VIVOS.

4-O  QUE SÃO  BIOMAS?
-DÊ EXEMPLOS DOS BIOMAS  BRASILEIROS.
-DIGA  AS  CARACTERÍSTICAS DESSES  BIOMAS(TIPOS DE  VEGETAÇÕES,  ANIMAIS  E  CLIMAS).

5-SOBRE  O  PROJETO  TAMAR ,RESPONDA:
A)    QUE  ANIMAIS  O  MESMO  PROTEGE:
B)    ONDE  E  QUANDO  O MESMO  FOI  CRIADO:
C)    QUAIS  AS  PESSOAS  ENVOLVIDAS:


6-SOBRE  O  PROJETO  PEIXE-BOI,RESPONDA:
A)QUAIS  ANIMAIS  QUE  O  MESMO  PROTEGE:
B) ONDE  E  QUANDO  OMESMO  FOI  CRIADO:
C)  QUAIS  AS  PESSOAS  ENVOLVIDAS:

7-O QUE  SÃO  COLÔNIAS?  EXEMPLIFIQUE:

8-0  QUE  SÃO  SOCIEDADES?  EXEMPLIFIQUE

9-EXPLIQUE  O  QUE  É  A  RADIOATIVIDADE

10-FAÇA UMA  LISTAGEM ESPECIFICANDO OS  ÓRGÃOS DO CORPO E  OS  EFEITOS QUE  A RADIOATIVIDADE PROVOCA  NOS  MESMOS.

11-O  QUE  ACONTECEU EM 1945 COM A  CIDADE  DE HIROSHIMA  E  NAGASAKI?

12-QUAIS  OS  EFEITOS  DA  BOMBA  ATÔMICA?


13-QUE  PAIS  CONSEGUIU POR  PRIMEIRO CONSTRUIR A  BOMBA  ATÔMICA?



14-SOBRE  AS  ARMAS  QUÍMICAS,  RESPONDA:
A)O  QUE  SÃO:

B)QUAIS  SEUS  EFEITOS:
C) DÊ  EXEMPLOS:


15-SOBRE  AS  ARMAS  BIOLÓGICAS ,RESPONDA:
A)    O QUE SÃO:

B)     EXEMPLIFIQUE E  DIGA AS  CARACTERISTICAS DAS  DOENÇAS  RELACIONADAS  COM  ELAS













ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 9-)  CAPITULO 1  PROF.LASTHENIA

1-SOBRE  O  ÁTOMO  RESPONDA:
A)QUEM FOI  A  PRIMEIRA  PESSOA,SEGUNDO A  HISTÓRIA A TER UMA  CERTA  IDÉIA  SOBRE  ELE:
B)EM  QUE  ÉPOCA:
C)ÁTOMOS MAIS  COMUNS  NOS  SERES VIVOS:
D) ATUALMENTE O QUE SABEMOS  SOBRE  ELES:
E) O QUE  É  PARTÍCULA:
F)COMO  PODEM SER   AS  PARTÍCULAS:
G)COMO  SE  CHAMAM  O  CONJUNTO  DE ÁTOMOS DE  MESMO  TIPO:
H)DÊ  EXEMPLOS  DE  ELEMENTOS  QUÍMICOS:


2-SOBRE AS  CAMADAS  DA  TERRA DIGA:

A)    QUAL A  ESPESSURA  DE CADA  UMA  DELAS:
B)    OS  ELEMENTOS  QUÍMICOS  QUE  FORMAM  CADA UMA  DELAS:
C)    AS  REGIÕES  QUE  AS  FORMAM  E CARACTERÍSTICAS  DE  CADA  UMA:

3- SOBRE  AS  MISTURAS  RESPONDA:



A)    O QUE  SÃO:
B)    QUAIS  SÃO  OS  TIPOS, CARACTERÍSTICAS  E  EXEMPLOS:
C)    O QUE  É  DECANTAÇÃO:

4-O  QUE  É  UMA  REAÇÃO  QUÍMICA?
A)    O  QUE  SÃO  OS  REAGENTES.  EXEMPLIFIQUE
B)    O QUE  SÃO  OS  PRODUTOS.  EXEMPLIFIQUE

5-SOBRE  A  PENICILINA RESPONDA:
A)    EM  QUE  ÉPOCA FOI  DESCOBERTA:
B)    QUEM  A  DESCOBRIU:
C)    EM  QUE  LOCAL  FOI  DESCOBERTA:
D)    COMO  ACONTECEU  ESTA  DESCOBERTA:
E)     É  FORMADA  POR  QUE  ORGANISMO:
F)     QUAL  SUA  UTILIZAÇÃO:

6-PARA  QUE  SERVE  O MICROSCÓPIO:

7-ATRAVÉS DE  QUE  PROCESSO  OS  FUNGOS OBTÊM ENERGIA?

8-COMO AS  VACINAS SURGIRAM?

-FAÇA UM RESUMO HISTÓRICO  SOBRE  ESSE  TEMA ACIMA.






ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 9-)  CAPITULO 2  PROF.LASTHENIA

1-O  QUE  É O  SOLO?
-QUAIS  SÃO  OS  ELEMENTOS CONSTITUINTES DO  SOLO?

2-DIGA O  NOME  DAS  REGIÕES  DO SOLO  E  SUAS  CARACTERÍSTICAS:

3-SOBRE  A  PERMEABILIDADE RESPONDA:
A)O  QUE É:
B)TIPOS  DE  SOLOS  MAIS  PERMEÁVEIS:
C)TIPOS  DE  SOLOS  MENOS  PERMEÁVEIS:

4-SOBRE  A  POROSIDADE  RESPONDA:
A)O  QUE É:
B)TIPOS  DE  SOLOS  MAIS  POROSOS:
C)TIPOS  DE  SOLOS  MENOS  POROSOS:

5-DIFERENCIE: SOLO ARENOSO  DE SOLO ARGILOSO

6-QUAL  É  A  IMPORTÂNICA  DO  AR  NO  SOLO?

7- QUAL  É  A  IMPORTÂNICA  DO  CALCÁRIO  NO  SOLO?
-ONDE  ALÉM  DO  SOLO O  CALCÁRIO  ESTA  PRESENTE?

8-QUAIS  DEVEM  SER AS  CARACTERÍSTICAS DO  SOLO  FÉRTIL?

9-QUAL  É  A  IMPORTÂNCIA DA  AGRICULTURA?

10-FAÇA  UM  RESUMO SOBRE  O  TEMA:  A CULTURA  DO  TRIGO.

11-DEFINA:
A)    ARAÇÃO:
B)    ADUBAÇÃO:
C)    ROTAÇÃO  DE  CULTURA

12-QUAIS  SÃO  AS  FORMAS DE  COMBATE ÀS PRAGAS  AGRÍCOLAS?

13-QUAIS  SÃO  AS  CONSEQUÊNCIAS  DO  CONTROLE QUÍMICO? COMO  ELE  É  FEITO?

14-COMO  É  REALIZADO O CONTROLE  BIOLÓGICO?


15-O QUE  VOCÊ  APRENDEU  SOBRE  AS  D.S.T.?



ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 9-)  CAPITULO 3  PROF.LASTHENIA

1-CITE  OS  TIPOS  DE  ENERGIA, EXEMPLIFICANDO

2-AS  TRANSFORMAÇÕES DE  ENERGIA OCORREM  ATRAVÉS  DE  QUE?

3-O  GERADOR  DE  ELETRICIDADE  E  A TURBINA CONVERTEM QUE  TIPOS DE  ENERGIA?

4-A ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL DA  ÁGUA REPRESADA É TRANSFORMADA EM QUE  TIPO  DE  ENERGIA?

5-QUE  FATOR PROVOCOU UM  AUMENTO NA DEMANDA DE  ENERGIA?

6-COMO  FOI  POSSÍVEL OBTER  UMA  QUANTIDADE TÃO GRANDE  DE  ENERGIA  PARA  SUPRIR  AS  NOVAS  NECESSIDADES SOCIAIS?

7-EXPLIQUE  COMO  FUNCIONA UMA  USINA  TERMOELÉTRICA

8-QUE  TIPOS  DE  MATERIAIS SÃO UTILIZADOS PARA  ALIMENTAR AS  FORNALHAS  QUE  AQUECEM AS  CALDEIRAS?

9-EM  QUE ANO  E  LOCALIDADE,OS  PRIMEIROS  BONDES  ELÉTRICOS UTILIZARAM  NO  BRASIL,  A  ENERGIA TERMOELÉTRICA?

10-COMO  FUNCIONAM  AS  USINAS  NUCLEARES?
-QUAL É  A  FONTE  DE  ENERGIA  DAS  MESMAS?

11-QUAL  É  A  FONTE  DE  ENERGIA  DAS  USINAS  HIDRELÉTRICAS?
-COMO  AS  MESMAS  FUNCIONAM?
-QUE  TIPOS  DE  ENERGIAS  SÃO  TRANSFORMADAS?

12-DIFERENCIE: MATERIAIS  ISOLANTES DE  MATERIAIS CONDUTORES.

13-QUAIS SÃO OS  COMPONENTES DE  UM  CIRCUÍTO ELÉTRICO?

14-QUAL  É  A  IMPORTÂNCIA DA  ESCOLHA  DO  FIO  CONDUTOR NUM  CIRCUÍTO ELÉTRICO?

15-QUAL  É  A  RELAÇÃO  ENTRE  ELETRICIDADE E  AS  CARGAS ELÉTRICAS?


16-QUAIS  SÃO OS  TIPOS  DE  MONTAGEM  DOS  CIRCUÍTOS ELÉTRICOS?


17-COPIE NO CADERNO A  TABELA QUE  COMPARA OS  EFEITOS PROVOCADOS PELA OBTENÇÃO DE  ENERGIA POR  MEIO DAS  USINAS(PAG.301) DO  LIVRO.
RESPONDA  APÓS:
A)    QUAL É  A  QUE  CAUSA  MAIOR E A  QUE  CAUSA  MENOR  IMPACTO NO  USO  DA  TERRA?

B)    QUAL É A QUE AFETA MAIS  O  FLUXO  DOS  RIOS?


C)    QUAIS  AS  QUE CAUSAM POLUIÇÃO  TÉRMICA?

D)    QUAIS  AS  QUE POLUEM O  AR?


E)     ALGUMA  PRODUZ DEJETOS RADIOATIVOS?  QUAL?

F)     QUAIS  AS QUE  CONSOMEM  RECURSOS  NATURAIS?


G)    SÃO SENSÍVEIS A  TERREMOTOS?  QUAIS?











ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS:  ( ETAPA 9-)  CAPITULO 4
  PROF.LASTHENIA

1-QUAIS  FORAM  AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHANNES GUTENBERG  E  GRAHAM BELL  PARA A  HISTÓRIA  DA  HUMANIDADE?

2-SOBRE  COMUNICAÇÕES, RESPONDA:
A)    O FUNCIONAMENTO DE  EQUIPAMENTOS COMO  O  TELEFONE,COMPUTADOR,IMPRENSA, FAZEM USO DE  QUE?

B)    O  QUE  SÃO COMBUSTÍVIES NÃO RENOVÁVEIS?


C)    O TELEFONE TRANSFORMA ONDAS  SONORAS  EM  QUE?

D)    QUANDO  O  COMPUTADOR  FOI  CRIADO?  QUAL  A  SUA  IMPORTÂNCIA  EM  NOSSO  MUNDO?

3-SOBRE  BIODIGESTORES, RESPONDA:
A)COMO  É CONSTITUÍDO?  QUAL  SUA  FINALIDADE?
B)EM  QUE  ÉPOCA COMEÇARAM A  SER UTILIZADOS NO BRASIL?
C)OS INSTALADOS  EM  SÍTIOS  E  FAZENDAS,  UTILIZAM-SE  DE  QUE  PRODUTOS?  E  NOS  CENTROS  URBANOS?
D)O BIOGÁS PODE  SER  UTILIZADO PARA  QUAIS  FINALIDADES?
E)OS DEJETOS DA  CRIAÇÃO DE SUÍNOS  E  AVES SÃO  UTILIZADOS  NO PARANÁ ,PARA  QUAIS  FINALIDADES?
F)ATÉ O  ANO DE  2012 QUANTAS  USINAS  EXISTIAM NO  PARANÁ COM  CAPACIDADE DE  0,5(MW)?

4-SOBRE CONSERVAÇÃO DOS  ALIMENTOS,  RESPONDA:
A)    QUAIS  SÃO  OS  MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS?

B)    QUE  POVOS JÁ  CONSERVAVAM OS  ALIMENTOS PELO SAL E DESSECAÇÃO?


C)    QUAL É  A TÉCNICA MUITO  UTILIZADA  PLEOS  INDÍGENAS AMERICANOS?

D)    COMO  ELES  FAZIAM?


E)     O QUE NA REALIDADE  É A  TÉCNICA DO  CONGELAMENTO?

F)     QUAIS  AS  ETAPAS CORRETAS  PARA  O CONGELAMENTO?

5-SOBRE  O  LEITE,  RESPONDA:
A)    DE  QUE  É  CONSTITUÍDO?
B)    O QUE  PODE  ACONTECER COM  ELE  SE  DEIXADO  À TEMPERATURA AMBIENTE?  DEVIDO A  QUE?
C)    NOS  DIAS  QUENTES E  FRIOS,  SE  DEIXADO  À  TEMPERATURA  AMBIENTE O  QUE  IRÁ ACONTECER?
D)    DE ONDE SE  ORIGINOU  O  NOME  PASTEURIZAÇÃO?













A vacinação e o sistema imunológico