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quarta-feira, 6 de maio de 2020

Biologia -Prof.: Dora


Atividade De Biologia
                                                                       

NÍVEL
COLEÇÃO
ETAPA
EXERCICIOS
EM
Viver,Aprender
           1
 CAPITULO 8





1-De que depende o valor da energia diária necessária para a manutenção da vida?
2-Dentre os distúrbios alimentares, defina e caracterize:

a)    Obesidade mórbida.

b)    Anorexia.


3-Diferencie digestão física de digestão química.

4-Sobre a digestão humana, responda:

a)    Onde começa o processo da digestão?  

b)    Qual enzima encontramos na boca para a digestão do amido? 

c)    Da boca, os alimentos passam para  a_____________________ e se encaminha para o ___________________.

d)    Movimento responsável pelo controle e relaxamento involuntarrio em ondas do bolo alimentar?

e)    Órgão que produz o suco gástrico: 

 f)O  suco gástrico é formado por :

g)   Quais nutrientes são digeridos no estomago? 

h)  Produz o suco entérico e é chamado de duodeno: 

i)  Onde a bile é produzida?  

j) E onde é armazenada? ­­­­­­


5- Cite os órgãos anexos à digestão.

6- Onde ocorre a absorção dos nutrientes?  Como ocorre?

7- Que especializações existem nas células do intestino ajudando na absorção dos nutrientes? 

8- Cite duas funções do intestino grosso.

9- Defina disenteria ou diarreia.

10- Qual a principal função da bile?


Matemática - Prof.: Gorett


CEJA PROFESSOR MOREIRA CAMPOS
ENSINO MÉDIO
ETAPA 1 – CAPÍTULO 6
ATIVIDADE

01) Determine a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo cujos catetos medem:

a) 6m e 8m

b) 5m e 12m

02) Em um triângulo equilátero cujos lados medem 4m e utilizando o teorema de Pitágoras, determine a medida da altura desse triângulo.

03) Marque Falso ou Verdadeiro nas sentenças abaixo:

a) os ângulos agudos de um triângulo retângulo são complementares  (   )

b) em todo triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual a diferença dos quadrados das medidas dos catetos (   )

c) dois triângulos que possuem a hipotenusa e um cateto respectivamente congruentes são congruentes (   )

04) Em um triângulo retângulo ABC, a hipotenusa mede a = 13 cm e um dos catetos mede b = 12 cm. Determinar a medida do outro cateto.

05) Verificar se o triângulo  cujos lados medem 16 cm, 30 cm e 34 cm é um triângulo retângulo.

06) Um terreno triangular tem frentes de 12 m e 16 m em duas ruas que formam um ângulo de 90º.Quanto mede o terceiro lado desse terreno?

07) Circule os números irracionais que estão na lista:

Lista: √2–π – 0,777...–0,54 – 3 -3/900 - e – 25 -1/2–0,363636...


08)Desenhe uma reta numerada e localize a posição aproximada dos pontos: 

a) -3/4 b) -π c) √2 d) 2,333... e) 8,5 f) 0,77...



09) Escreva com algarismos os números abreviados e depois escreva-os por extenso:
a) 4,5 milhões
b) 1,15 mi
c) 0,8bi

10) Arredonde os números a partir da ordem em negrito:
a) 14653
b) 2 220 345
c) 6 699 905

Matemática - prof .: Gorett

CEJA PROFESSOR MOREIRA CAMPOS
ENSINO MÉDIO
ETAPA 1 – CAPÍTULO 5
ATIVIDADE

Progressão Aritmética é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual a soma do termo anterior com uma constante (r).  o número (r) é chamado de razão.

Termo Geral = na

An = a1 + (n – 1).r

n = número de termos (sempre positivo) – (posições) 

r = an- an-1

Sn = (a1+an)n/2


01) Determinar o 51º termo da PA (4, 10, 16, 22, ...)

02) Obter a razão da PA (a1, a2, a3, ...) tal que a1 = 7 e a5 = 8

03) Determinar o número de termos da PA (2, 10, 18, ..., 250).

04) Calcular a soma dos vintes primeiros termos da PA (3, 7, 11, 15, ...)

05) Interpole 5meios aritméticos entre -2 e 40.

06) Uma população de uma certa cidade é de 11.253.503 de habitantes.se 19% desses habitantes são fumantes, quantos são os não fumantes?

07) No fim de uma temporada, uma equipe de basquete havia ganho 26 jogos dos 40 disputados. Qual foi a porcentagem de partidas ganhas pelo clube no final da temporada?

08) Oscar comprou um objeto por R$ 200,00 e o vendeu por R$ 250,00. Qual foi a porcentagem do seu lucro em relação ao preço de compra?

09) Um muro retangular de 10 m de comprimento por 2 m de altura tem 40% de sua área pintada. Destes, 15% são pintadas de vermelho. Determine a área do muro pintada de vermelho.

10) Um investidor aplicou R$ 20.000,00 em poupança, que rendeu 23%, e R$ 50.000,00 em CDB, que rendeu 29%. Após o crédito desses rendimentos, qual a quantia que o investidor vai possuir?


Matemática -Prof.: Gorett


CEJA PROFESSOR MOREIRA CAMPOS
ENSINO MÉDIO
ETAPA 1 – CAPÍTULO 4
ATIVIDADE

01) Observe o gráfico abaixo e responda:












02) No plano cartesiano há dois pontos localizados. Observe e responda:Em que quadrante eles se encontram. Justifique sua resposta.

























03) Crie e localize no plano cartesiano os seguintes pontos:

A(0,0) – B(1,3) – C(0,-1) – D(-4,-5) – D(4,-1) – E(-3,3)

04) Os vértices de um triângulo ABC são os pontos A(0,5), B(0,0) e C(3,0). Desenhe esse triângulo no plano cartesiano e diga se o triângulo é retângulo.

05) Os pontos A(4,4), B(-4,4), C(-4,-4)e D(4,-4) são os vértices de um quadrado. Localize esses pontos no plano cartesiano e construa o quadrado. A seguir responda:

a) Qual é o comprimento de cada lado desse quadrado?

b) De quantas unidades é o seu perímetro?

06) A professora Evane ligou seu computador à internet. Para fazer uso da internet ela paga uma mensalidade fixa de R$ 30,00, mais R$ 0,15 a cada minuto de uso. Então, o valor a ser pago pela professora ao final do mês dependo do tempo que ela gasta acessando a internet.

a)Qual é a lei de formação (fórmula)?

b)Quanto Evane gastará se, durante o mês, utilizar a internet por 10 horas?

c)Quantas horas ela poderá utilizar a internet, se gastar, no máximo, R$ 90,00 no mês?

07) A função definida por f(x) = x2 + 5x -4. Qual o valor de x se a sua imagem(f(x)) é 20.

08) um objeto é lançado da origem fazendo uma trajetória de uma parábola. A função que representa essa parábola é y = -x2 + 4x. Quais são as coordenadas do ponto no qual esse objeto atinge sua altura máxima?

09) Observe o gráfico abaixo representa uma função exponencial, então:

a) Como se chama esse gráfico?

b) a função exponencial sempre vai passa um ponto. Qual é ele?
c) observando o gráfico podemos de dizer que ele representa uma função crescente ou decrescente?

10) Joaquim depositou R$ 4.000,00 a uma taxa de 20% ao ano e não mexe nesse dinheiro durante 10 anos. Quanto será seu montante ao final desse período?


A vacinação e o sistema imunológico