Superintendência
das Escolas Estaduais de Fortaleza
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA
Professor Moreira Campos
ATIVIDADE
DE INGLÊS
NÍVEL
|
COLEÇÃO
|
MÓDULO
|
UNIDADE
|
EM
|
Viver Aprender
|
1
|
2
|
Internet
A internet é uma
grande rede de computadores espalhada por todo o planeta, interligada por
diversas linhas de telefone, satélites, rádios e muitas outras formas, para a
troca de informações e serviços, unindo pessoas, governos, órgãos culturais,
entidades e empresas de todos os tipos. A conecção dos computadores à
internet é feita através dos provedoresde acesso.
A WWW - WorldWideWeb
que em português quer dizer Teia de Alcance Mundial é o nome pelo qual
ficou conhecida a internet. É um serviço da Internet que permite o acesso a uma
grande quantidade de informações e dados. A WWW revolucionou a Internet por
possibilitar a construção de páginas gráficas, que podem ter fotos,
animações, vídeos, sons e muitos outros recursos. As informações nas páginas
estão organizadas de maneira hipertextual, ou seja, as páginas estão ligadas
entre si, através de links.
Links ou hiperlinks
são atalhos para acessar outros endereços na Web ou também “pontes de ligação”
entre documentos. Para saber quando há um link em uma página multimídia, basta
posicionar o cursor do mouse sobre um elemento gráfico ou uma palavra destacada
com uma cor diferente na página – o cursor do mouse muda para a
forma de uma mãozinha.
Navegar: Navegar
na Internet significa consultar sequencialmente diversas páginas, acionando os
links nelas contidos para passar de um local para o outro.
Site: Local na
Internet identificado por um nome, constituído por uma ou mais páginas, que
podem conter textos, imagens e outros recursos. Um site na Internet é formado
por uma ou diversas páginas. Existem sites de universidades, órgãos do governo,
empresas, e até sites mantidos por apenas uma pessoa.
Home Page: É a
página de entrada de um site, ou seja, a página de abertura chama-se Home Page.
O e-mail é de
suma importância, pois nos permite trocar mensagens com pessoas do mundo
inteiro, de maneira fácil e rápida. Ele é um dos serviços mais antigos e
utilizados na Internet. Além de enviar suas mensagens, você pode enviar também
fotos, vídeos, sons e até programas de computador. A principal vantagem é que
quem vai receber o e-mail não precisa estar conectado à Internet no momento em
que a mensagem chega para o destinatário. Pois, o e-mail fica armazenado em uma
caixa postal eletrônica até que a pessoa possa visualizá-la.
Depois de ler a
mensagem, é possível respondê-la imediatamente, imprimi-la ou enviar cópia para
outras pessoas. Outro ponto interessante, que ocorre no correio eletrônico, é
que se sua mensagem não for entregue ao destinatário, ela retorna para sua
caixa postal, com as informações sobre o motivo desta não ter sido entregue.
Cada e-mail criado é único, não podendo duas pessoas utilizar o mesmo endereço
eletrônico.
Após a leitura do
texto, vamos observar com atenção o e-mail abaixo.
1. Analise as afirmações sobre o texto e
responda se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
a. (
) O sinal gráfico @ é usado em endereços eletrônicos como o e-mail.
b. (
) A palavra SEND, no canto superior à esquerda, deve ser clicada para
enviar o e-mail.
c. (
) English examination é o assunto do e-mail.
d. (
) How about studying together? é um convite para que Alice estude com
Judy.
e. (
) O destinatário do e-mail é Judy.
2. É comum encontrar em anúncios
publicitários brasileiros o uso de estrangeirismos, como se observa nos textos
abaixo, retirados de anúncios veiculados na mídia impressa:
Texto 1 – Anúncio de um
centro de compras com peças em liquidação
Outlet Premium – São Paulo Chic é
pagar pouco Até 80% OFF o ano inteiro
(VEJA. Veja São Paulo. Ano 46. Nº 35.
28 ago. 2013. p. 76-77.)
Texto 2 – Anúncio de um
imóvel
Diferenciais: qualidade de vida e
mais tempo livre para você Salão de festas Espaço gourmet Churrasqueira
Lavanderia coletiva Home Office Fitness Sauna Sala de descanso Espaço Zen
Piscina com raio de 20m Solarium Infraestrutura para Wi-Fi nas áreas comuns
Bicicletários nos subsolos Grafite na fachada.
– Marcelo Eco Serviços- Pay-Per-Use :Limpeza earrumação, Manutenção
básica (Pequenos reparos no apartamento), Personal Trainer, Dog walker, Pet
Care, Serviços de lavanderia, Aulas de natação e hidroginástica
(VEJA. Veja São Paulo. Ano 46. Nº 35.
28 ago. 2013. p. 33.)
a) O que é
estrangeirismo?
……………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………………………………………..
b) Identifique três anglicismos de cada um dos anúncios 1 e 2 e sugira
palavras em português que possam ter o mesmo sentido.
……………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………………………………………..
c)Por que as empresas, muitas vezes, optam pelo uso dos estrangeirismos
em anúncios publicitários? Explique.
……………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………………………………………..
Leia a crônica com bastante atenção.
Uma
“crôniqueta” sobre o estrangeirismo...
Acordei cedo, acendi o abajur, comi
alguns salgadinhos de cheddar e fui pro trabalho bem cedo, sou um
workaholic. No caminho vi
muitos outdoors, no rádio tocava rock and roll, mas
logo começaram os jingles de propaganda, um marketing tamanho que
me fez deletar a ideia de ouvir música.
No trabalho mandei alguns e-mails e vi notícias do football
e do basketball. Entrei num site de busca, para ver preços de videogames
para meu filho e logo fiz um coffee break. Na hora do almoço fui ao shopping
center, como estava com pressa optei por um fast food, só
fiquei em dúvida entre um hot-dog ou um croissant,
mas ao fim acabei mesmo com o de sempre: um hambúrguer. Ao final do dia, fui
com meus brothers para um pub, só para tirar um relax,
num happy hour. Bebi alguns drinks e acabei ficando
até mais tarde na night. De repente um homem chegou até mim e
perguntou minha nacionalidade: eu disse, oras,
o que você acha? Sou totalmente Made in Brazil. Sem
entender muito bem, o homem se distanciou e se foi.
LIMBERTI, Lucas.
Disponível em:
<http://www.uniblog.com.br/varaldoinfinito/127167/cronica-i-speakportugues.html>.
Acesso em: 25 set. 2015. 15h18min.
Vocabulário:
Brothers: irmãos.
|
Coffee break: pausa para o café.
|
Cheddar: queijo inglês de leite de vaca.
|
Fast food: comida rápida.
|
Jingles: mensagem publicitária musicada que consiste em
estribilho simples e de curta duração, próprio para ser lembrado e
cantarolado com facilidade.
|
Happy hour: período do dia, no fim da tarde e após o encerramento do
trabalho, em que os colegas se reúnem em bares, restaurantes etc., para
beber, comer e confraternizar.
|
Pub: estabelecimento comercial onde se servem bebidas
alcoólicas na Grã-Bretanha, mas que também já existem no Brasil.
|
Croissant: pãozinho de massa fina e leve, em forma de meia-lua.
|
Made in Brazil: feito no Brasil.
|
Night: noite.
|
Relax: Relaxar.
|
Workaholic: viciado em trabalho.
|
Marketing: conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam
influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa,
produto, serviço etc.
|
Outdoors: anúncio em forma de cartaz, painel múltiplo, painel
luminoso, etc., exposto à margem de vias urbanas ou em outros pontos ao ar
livre destacados para tal
|
O texto mostra a rotina de um homem,
falante da língua portuguesa, mas que , utiliza vários estrangeirismos, como
muitos brasileiros.
3. Observe as palavras em destaque no
texto e complete a tabela a seguir. Na
coluna da esquerda, preencha com as palavras que você compreende como usadas
por muitos usuários da língua portuguesa (Palavras usuais); na da
direita, com palavras que são utilizadas, mas ainda não foram incorporadas à
língua, pois seu uso ainda está em crescimento ou não é do conhecimento de
todos (Palavras pouco usuais). Siga o exemplo:
Palavras usuais
|
Palavras pouco usuais
|
videogame
|
workaholic
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Learning how to fill out a form. ( Aprendendo como
preencher um formulário )
No mundo moderno
temos que preencher formulários para qualquer coisa, espacialmente depois que
surgiram os computadores e a Internet.
Dependendo do país em que você esteja pode haver variações nos
formulários. As mais comuns são os campos Last name que em alguns países
é substituído por surname;zip code
pode ser substituído por post code,
cell phone por mobile phoneetc.
As variações são constantes, porém podem ser facilmente identificadas.
Descrição dos campos de um formulário em inglês
Date:
|
Data
|
First name:
|
Primeiro nome
|
|||
Id number:
|
RG
|
Last name:
|
Último nome
|
|||
City:
|
Cidade
|
Middle name:
|
Nome do meio
|
|||
State:
|
Estado
|
Street address:
|
Nome da rua e número do
imóvel
|
|||
Zip code;
|
Código postal - CEP
|
Date of birth:
|
Data de nascimento
|
|||
Nationality:
|
Nacionalidade
|
E-mail:
|
E-mail
|
|||
Phone number:
|
Número telefone
|
Cell phone:
|
Número do celular
|
|||
Gender:
|
Sexo
Male:
|
Masculino
|
Female: feminino
|
|||
Signature:
|
Assinstura
|
Marital status:
|
Estado civil
|
|||
Married: Casado(a) Single: Solteiro(a) Divorced: Divorciado(a) Widowed: Viuvo(a)
|
||||||
4. Fill out this for with your personal information.
Date:
Personal Information
|
|||
First name:
|
|
Middle name:
|
|
Last name:
|
|
ID number:
|
|
Street address:
|
|
City:
|
|
Zip code:
|
|
State:
|
|
Date of birth:
|
|
Nationality
|
|
Gender:
|
|
Marital status:
|
|
Contact information
|
|||
Phone number:
|
|
Cellphone number:
|
|
E-mail:
|
|
Question
Words
As Question Words são pronomes
interrogativos utilizados para fazer perguntas em inglês.
Elas são empregadas antes
dos verbos auxiliares e modais.
Com exceção do how,
todas as palavras começam com -wh e por isso, são chamadas de wh-words.
Confira abaixo uma tabela
com cada uma das question words, a tradução e alguns
exemplos.
QuestionWords
|
Tradução
|
Exemplos
|
Who
|
quem( Sujeito)
|
Who Are you? ( Quem é
você?)
|
Whom
|
quem(objeto)
|
Whom did you call? ( Para quem você ligou? )
|
Whose
|
de quem
|
Whose car is that?
( De quem é aquele carro?)
|
Why
|
por que
|
Why do you say that? (
|
Which
|
qual, quais
|
Which collor do you prefer? Red or
green? ( Qual cor você prefere? Vermelho ou verde?)
|
What
|
o que, que,qual
|
What is your name? ( Qual
é o seu nome?)
|
Where
|
onde
|
Where is the book? ( Onde está o livro?)
|
When
|
quando
|
When does our mother arrive? ( Quando
nossa mãe chega?)
|
How
|
como
|
How old are you? ( Quantos
anos você tem? )
|
É importante destacar que o how
pode vir acompanhado de algumas palavras, como por exemplo:
Expressão
|
Tradução
|
Exemplo
|
How
old
|
Quantos
anos
|
How
old is she? ( Quantos nos ela tem? )
|
How
many
|
Quantos,
quantas
|
How many sisters do you have? (Quantas irmãs você tem?)
|
How
much
|
Quanto
|
How much does it coast? ( Quanto custa isso?)
|
How
long
|
Quanto
tempo
|
How long will it take? ( Quanto tempo isso vai durar? )
|
How
far
|
Quão
longe
|
How far is the beach from hotel? ( Quão longe está a praia do hotel?)
|
How
often
|
Qual
a frequência
|
How often fo you play soccer? Com que frequência você joga bola?)
|
5. Choose the correct question word for each sentence.
a. ……………………………. do you live? In London.
( ) What
|
( ) When
|
( ) Where
|
( ) Who
|
b. ……………………………. is your favorite actress? Angelina Jolie.
( ) What
|
( ) When
|
( ) Where
|
( ) Who
|
c. ……………………………. are you from? I am from Brazil.
( ) What
|
( ) When
|
( ) Where
|
( ) Who
|
d. ……………………………. is your name? My name is Goreth.
( ) What
|
( ) When
|
( ) Where
|
( ) Who
|
e. ……………………………. are you crying? Because I am sad.
( ) Why
|
( ) When
|
( ) Who
|
( ) Whose
|
f. ……………………………. is your best friend? Carlos is.
( ) What
|
( ) When
|
( ) Where
|
( ) Who
|
Having fun with English
- Why do
pandas like old films?
Because they are black and white.
- How do you
get four elepnahts into a car?
Two in the front and two in the back.
- Why birds fly south in the winter? Because it is too far to walk.