Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Inglês - Prof. :Ozailda


Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Professor Moreira Campos

ATIVIDADE DE INGLÊS
NÍVEL
COLEÇÃO
MÓDULO
UNIDADE
EM
Viver Aprender
1
2

Internet

A internet é uma grande rede de computadores espalhada por todo o planeta, interligada por diversas linhas de telefone, satélites, rádios e muitas outras formas, para a troca de informações e serviços, unindo pessoas, governos, órgãos culturais, entidades e empresas de todos os tipos. A conecção dos computadores à internet é feita através dos provedoresde acesso.
A WWW - WorldWideWeb que em português quer dizer Teia de Alcance Mundial é o nome pelo qual ficou conhecida a internet. É um serviço da Internet que permite o acesso a uma grande quantidade de informações e dados. A WWW revolucionou a Internet por possibilitar a construção de páginas gráficas, que podem ter fotos, animações, vídeos, sons e muitos outros recursos. As informações nas páginas estão organizadas de maneira hipertextual, ou seja, as páginas estão ligadas entre si, através de links.
Links ou hiperlinks são atalhos para acessar outros endereços na Web ou também “pontes de ligação” entre documentos. Para saber quando há um link em uma página multimídia, basta posicionar o cursor do mouse sobre um elemento gráfico ou uma palavra destacada com uma cor diferente na página – o cursor do mouse muda para a forma de uma mãozinha.
Navegar: Navegar na Internet significa consultar sequencialmente diversas páginas, acionando os links nelas contidos para passar de um local para o outro.
Site: Local na Internet identificado por um nome, constituído por uma ou mais páginas, que podem conter textos, imagens e outros recursos. Um site na Internet é formado por uma ou diversas páginas. Existem sites de universidades, órgãos do governo, empresas, e até sites mantidos por apenas uma pessoa.
Home Page: É a página de entrada de um site, ou seja, a página de abertura chama-se Home Page.
O e-mail é de suma importância, pois nos permite trocar mensagens com pessoas do mundo inteiro, de maneira fácil e rápida. Ele é um dos serviços mais antigos e utilizados na Internet. Além de enviar suas mensagens, você pode enviar também fotos, vídeos, sons e até programas de computador. A principal vantagem é que quem vai receber o e-mail não precisa estar conectado à Internet no momento em que a mensagem chega para o destinatário. Pois, o e-mail fica armazenado em uma caixa postal eletrônica até que a pessoa possa visualizá-la.
Depois de ler a mensagem, é possível respondê-la imediatamente, imprimi-la ou enviar cópia para outras pessoas. Outro ponto interessante, que ocorre no correio eletrônico, é que se sua mensagem não for entregue ao destinatário, ela retorna para sua caixa postal, com as informações sobre o motivo desta não ter sido entregue. Cada e-mail criado é único, não podendo duas pessoas utilizar o mesmo endereço eletrônico.

Após a leitura do texto, vamos observar com atenção o e-mail abaixo.



1. Analise as afirmações sobre o texto e responda se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
a. (    ) O sinal gráfico @ é usado em endereços eletrônicos como o e-mail.
b. (    ) A palavra SEND, no canto superior à esquerda, deve ser clicada para enviar o e-mail.
c. (    ) English examination é o assunto do e-mail.
d. (    ) How about studying together? é um convite para que Alice estude com Judy.
e. (    ) O destinatário do e-mail é Judy.

2. É comum encontrar em anúncios publicitários brasileiros o uso de estrangeirismos, como se observa nos textos abaixo, retirados de anúncios veiculados na mídia impressa:
Texto 1 – Anúncio de um centro de compras com peças em liquidação
Outlet Premium – São Paulo Chic é pagar pouco Até 80% OFF o ano inteiro
(VEJA. Veja São Paulo. Ano 46. Nº 35. 28 ago. 2013. p. 76-77.)
Texto 2 – Anúncio de um imóvel
Diferenciais: qualidade de vida e mais tempo livre para você Salão de festas Espaço gourmet Churrasqueira Lavanderia coletiva Home Office Fitness Sauna Sala de descanso Espaço Zen Piscina com raio de 20m Solarium Infraestrutura para Wi-Fi nas áreas comuns Bicicletários nos subsolos Grafite na fachada.
– Marcelo Eco Serviços-  Pay-Per-Use :Limpeza earrumação, Manutenção básica (Pequenos reparos no apartamento), Personal Trainer, Dog walker, Pet Care, Serviços de lavanderia, Aulas de natação e hidroginástica
(VEJA. Veja São Paulo. Ano 46. Nº 35. 28 ago. 2013. p. 33.)         
a)  O que é estrangeirismo?
……………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………………………………………..
b) Identifique três anglicismos de cada um dos anúncios 1 e 2 e sugira palavras em português que possam ter o mesmo sentido.
……………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………………………………………..
c)Por que as empresas, muitas vezes, optam pelo uso dos estrangeirismos em anúncios publicitários? Explique.
……………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………………………………………..


Leia a crônica com bastante atenção.

Uma “crôniqueta” sobre o estrangeirismo...

Acordei cedo, acendi o abajur, comi alguns salgadinhos de cheddar e fui pro trabalho bem cedo, sou um workaholic.  No caminho vi muitos outdoors, no rádio tocava rock and roll, mas logo começaram os jingles de propaganda, um marketing tamanho que me fez deletar a ideia de ouvir música.  No trabalho mandei alguns e-mails e vi notícias do football e do basketball. Entrei num site de busca, para ver preços de videogames para meu filho e logo fiz um coffee break.  Na hora do almoço fui ao shopping center, como estava com pressa optei por um fast food, só fiquei em dúvida entre um hot-dog ou um croissant, mas ao fim acabei mesmo com o de sempre: um hambúrguer. Ao final do dia, fui com meus brothers para um pub, só para tirar um relax, num happy hour. Bebi alguns drinks e acabei ficando até mais tarde na night. De repente um homem chegou até mim e perguntou minha nacionalidade: eu disse, oras,  o que você acha? Sou totalmente Made in Brazil. Sem entender muito bem, o homem se distanciou e se foi. 

LIMBERTI, Lucas.  Disponível em: <http://www.uniblog.com.br/varaldoinfinito/127167/cronica-i-speakportugues.html>. Acesso em: 25 set. 2015. 15h18min.

Vocabulário:
Brothers: irmãos.
Coffee break: pausa para o café.
Cheddar: queijo inglês de leite de vaca.
Fast food: comida rápida.
Jingles: mensagem publicitária musicada que consiste em estribilho simples e de curta duração, próprio para ser lembrado e cantarolado com facilidade.
Happy hour: período do dia, no fim da tarde e após o encerramento do trabalho, em que os colegas se reúnem em bares, restaurantes etc., para beber, comer e confraternizar.
Pub: estabelecimento comercial onde se servem bebidas alcoólicas na Grã-Bretanha, mas que também já existem no Brasil.
Croissant: pãozinho de massa fina e leve, em forma de meia-lua.
Made in Brazil: feito no Brasil.
Night: noite.
Relax: Relaxar.
Workaholic: viciado em trabalho.
Marketing: conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc.
Outdoors: anúncio em forma de cartaz, painel múltiplo, painel luminoso, etc., exposto à margem de vias urbanas ou em outros pontos ao ar livre destacados para tal



O texto mostra a rotina de um homem, falante da língua portuguesa, mas que , utiliza vários estrangeirismos, como muitos brasileiros.
3. Observe as palavras em destaque no texto e complete a tabela a seguir.  Na coluna da esquerda, preencha com as palavras que você compreende como usadas por muitos usuários da língua portuguesa (Palavras usuais); na da direita, com palavras que são utilizadas, mas ainda não foram incorporadas à língua, pois seu uso ainda está em crescimento ou não é do conhecimento de todos (Palavras pouco usuais). Siga o exemplo: 
Palavras usuais
Palavras pouco usuais
videogame
workaholic




















                                                                         

Learning how to fill out a form. ( Aprendendo como preencher um formulário )

No mundo moderno temos que preencher formulários para qualquer coisa, espacialmente depois que surgiram os computadores e a Internet.  Dependendo do país em que você esteja pode haver variações nos formulários. As mais comuns são os campos Last name que em alguns países é substituído por surname;zip code pode ser substituído por post code, cell phone por mobile phoneetc. As variações são constantes, porém podem ser facilmente identificadas.

Descrição dos campos de um formulário em inglês

Date:
Data
First name:
Primeiro nome
Id number:
RG
Last name:
Último nome
City:
Cidade
Middle name:
Nome do meio
State:
Estado
Street address:
Nome da rua e número do imóvel
Zip code;
Código postal - CEP
Date of birth:
Data de nascimento
Nationality:
Nacionalidade
E-mail:
E-mail
Phone number:
Número telefone
Cell phone:
Número do celular
Gender:
Sexo                      Male:
Masculino
Female: feminino
Signature:
Assinstura
Marital status:
Estado civil
Married:   Casado(a)     Single:  Solteiro(a)     Divorced: Divorciado(a)      Widowed: Viuvo(a)

4. Fill out this for with your personal information.

Date:                                                     Personal Information
First name:

Middle name:

Last name:

ID number:

Street address:

City:

Zip code:

State:

Date of birth:

Nationality

Gender:

Marital status:

Contact information
Phone number:

Cellphone number:

E-mail:


Question Words

As Question Words são pronomes interrogativos utilizados para fazer perguntas em inglês.
Elas são empregadas antes dos verbos auxiliares e modais.
Com exceção do how, todas as palavras começam com -wh e por isso, são chamadas de wh-words.
Confira abaixo uma tabela com cada uma das question words, a tradução e alguns exemplos.
QuestionWords
Tradução
Exemplos
Who
quem( Sujeito)
Who Are you? ( Quem é você?)
Whom
quem(objeto)
Whom did you call?  ( Para quem você ligou? )
Whose
de quem
Whose car is that?   ( De quem é aquele carro?)
Why
por que
Why do you say that? (
Which
qual, quais
Which collor do you prefer? Red or green? ( Qual cor você prefere? Vermelho ou verde?)
What
o que, que,qual
What is your name? ( Qual é o seu nome?)
Where
onde
Where is the book? ( Onde está o livro?)
When
quando
When does our mother arrive? ( Quando nossa mãe chega?)
How
como
How old are you? ( Quantos anos você tem? )

É importante destacar que o how pode vir acompanhado de algumas palavras, como por exemplo:
Expressão
Tradução
Exemplo
How old
Quantos anos
How old  is she? ( Quantos nos ela tem? )
How many
Quantos, quantas
How many sisters do you have? (Quantas irmãs você tem?)
How much
Quanto
How much does it coast? ( Quanto custa isso?)
How long
Quanto tempo
How long will it take? ( Quanto tempo isso vai durar? )
How far
Quão longe
How far is the beach from hotel? ( Quão longe está a praia do hotel?)
How often
Qual a frequência
How often fo you play soccer? Com que frequência você joga bola?)

5. Choose the correct question word for each sentence.
a. ……………………………. do you live? In London.
(        ) What
(        ) When
(        ) Where
(        ) Who
b. ……………………………. is your favorite actress? Angelina Jolie.
(        ) What
(        ) When
(        ) Where
(        ) Who
c. ……………………………. are you from? I am from Brazil.
(        ) What
(        ) When
(        ) Where
(        ) Who
d. ……………………………. is your name? My name is Goreth.
(        ) What
(        ) When
(        ) Where
(        ) Who
e. ……………………………. are you crying? Because I am sad.
(        ) Why
(        ) When
(        ) Who
(        ) Whose
f. ……………………………. is your best friend? Carlos is.
(        ) What
(        ) When
(        ) Where
(        ) Who

Having fun with English
  • Why do pandas like old films?
Because they are black and white.
  • How do you get four elepnahts into a car?
Two in the front and two in the back.
  • Why birds fly south in the winter?       Because it is too far to walk.


A vacinação e o sistema imunológico