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quinta-feira, 16 de abril de 2020

História - Prof.: Verônica


Atividade de História – Prof.: Verônica
História do Ceará
Módulo 10
Fortaleza no período colonial –SEC XVIII (pág: 8 e 9)

Explicar:
1.      A origem da primeira vila de Fortaleza
2.      A origem da primeira capital do Ceará
3.      A expedição Holandesa de Matias Beck
4.      A situação de Fortaleza nos século XIX
5.      O surgimento da capital da província do Ceará
6.      A importância da separação  da província do Ceará,da província de Pernambuco.
7.      O crescimento econômico da província do Ceará, após esta separação


História - Prof.: Verônica


Atividade de História – Prof.: Verônica
Etapa 3
Capítulo 1
As Guerras Mundiais (Pág :321 – O desfecho do conflito)

Explicar:
1.A saída da Rússia da Guerra
2.A neutralidade dos EUA
3. O porquê do envolvimento dos EUA com a guerra
4.O tratado de Versalhes
5.A atuação do totalitarismos
6.O Antissemitismo
7.O Holocausto


Português - Prof.: Ailca


Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Professor Moreira Campos

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
ALUNO: ___________________________________ MATRÍCULA: _____________
DATA:_____/_____/_____                               PROF.: AILCA PINHEIRO


NÍVEL
COLEÇÃO
ETAPA
UNIDADES
Ensino Fundamental
Tempo de Aprender
          9
1 e 2




DE SOL A SOL
        
         No dia seguinte, o sol nem tinha aparecido e já estávamos a caminho da roça, todos os colonos, em grupos de quatro, seis, oito, os moços rindo, os velhos calados.
         Manhã orvalhada, dessas que a gente pisa no capim e sai com a barra da calça molhada.
         De sol a sol. Desde que o sol nascia até quando ele desaparecia atrás do horizonte, a gente trabalhava de sol a sol.
         Nosso grupo: na frente, vô Juvenal, figura alta, chapéu na cabeça, enxada no ombro; logo atrás a mãe e eu. A mãe numa tristeza magoada que a deixava tão bonita como uma santa.
         - Tá sentindo alguma coisa, mãe?
         - Não, filho. É só o dó de ver cê largar a escola.
         - Deixa, mãe...
         - Se eu sabia de tudo isso, não tinha largado seu pai...
         - Ficava apanhando feito vaca na horta, mãe? - perguntei do jeito que vó Luzia falava.
         Mãe sorriu, num doce acanho:
         - Não, filho. Esperava ele curar da bebedeira, isto sim, conversava com ele. Quando estava no normal, era um homem bom.
         Então, enquanto a gente ia pra roça, comecei a lembrar de meu pai: um homem forte, de cabelo crespo, dente de ouro bem na frente, quando não estava bêbado, o olhar era limpo e tinha um jeito aprumado de jogador de futebol. Costumava me chamar de moleque Nego: “Vem cá, moleque Nego! Vem aprender a tocar viola com seu pai! Eu, sentado no colo dele, dedilhava: “Não sai bonito como o d’ocê, pai! Pai me abraçava: “Um dia aprende, moleque Nego! Aprende e vai ter o seu conjunto, viver de tocar nos bailes da colônia, deixar essa vida sem eira nem beira”.
         Naquele meu primeiro dia a caminho da roça lembrei meu pai e senti um frio que me arrepiou e outra vez aquele aperto na garganta: lá estava eu a caminho da vida sem futuro.
         - Mãe, se o pai voltasse, mãe, cê ia viver com ele?
         Mãe pensou o prazo de um respirar:
         - Ia, Neguito ia sim! Mesmo que ele voltasse o mesminho, voltava pra ele... por causa da carestia, pra dar conforto pr’ocês.
         Não sei por que, senti alívio. E, de repente reconheci que tinha saudades de meu pai.
                                                   Lucília Junqueira de Almeida Prado

1.   Indique o sinônimo das expressões destacadas em cada frase, utilizando o seguinte código:
(A) timidez                                           (C) sem recursos
(B) molhada de orvalho                     (D) ereto
(     ) “Manhã orvalhada, dessas que a gente pisa no capim e sai  com a barra da calça molhada.”
(     ) “Mãe sorriu, num doce acanho:”
(     ) “O olhar era limpo e tinha um jeito aprumado de jogador de futebol.”
(     ) “Aprende e vai ter o seu conjunto, viver de tocar nos bailes da colônia, deixar esta vida sem eira nem beira.”

2.   Copie as frases, substituindo as palavras destacadas por um antônimo correspondente.
a)   Papai era um homem forte, de cabelos crespos.
________________________________________________________________________________________________________
b)   “Naquele meu primeiro dia a caminho da roça lembrei meu pai e senti um frio que me arrepiou.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.   Quando e onde acontecem os fatos narrados pelo texto?
________________________________________________________________________________________________________

4.   Qual o problema de família que o texto conta?
________________________________________________________________________________________________________


5.   Faça um breve comentário crítico a respeito da seguinte afirmação feita pelo narrador: “Lá estava eu a caminho de uma vida sem futuro”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.   Na oração do texto “e já estávamos a caminho da roça.”, qual o sujeito da forma verbal estávamos? Como esse sujeito é classificado?
______________________________________________________________________________________________________

7.   Classifique o sujeito das seguintes orações em simples, composto, desinencial, indeterminado e inexistente.
a)   A mãe e eu caminhávamos logo atrás. (________________)
b)   Comecei a lembrar meu pai. (_______________________)
c)   Não havia outra solução. (______________________)
d)   Meu pai era um homem forte e honesto. (_______________)
e)   Na roça, trabalha-se durante todo o dia. (________________)

9. Na oração “Meu pai tinha um jeito aprumado de jogador de futebol.”, o sujeito classifica-se como
a)    Sujeito simples.
b)    Sujeito composto.
c)    Sujeito indeterminado.
d)    Sujeito oculto ou desinencial.
e)    Oração sem sujeito.


10. Assinale o item em que aparece verbo de ligação.
a)   A gente trabalhava de sol a sol.
b)   Os colonos eram comandados pelo meu avô.
c)   O olhar era limpo.
d)   Eu tinha saudades de meu pai.

Bom Desempenho!
“Somos responsáveis por aquilo que cativamos.”





Português - Professora Valda


CEJA PROF MOREIRA CAMPOS
Atividade de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
7º Ano-   Prof.ª Valda Maia


1.Leia o texto lacunado e em seguida complete-o com os verbos do quadro na forma exigida pelo contexto.Observe que os verbos não estão na sequência correta e que cada um poderá ser empregado apenas uma vez:

ROUBAR                       ACORDAR            HOSPEDAR          ASSUMIR
TELEFONAR                 PERGUNTAR        DECIDIR               ACONTECER
ANDAR                         RESTAR                 MORAR                CANSAR
COMOVER                    SALTAR                 CHAMAR              ENXUGAR
CONFESSAR                LAMENTAR

INCRÍVEL ENIGMA DO GALINHEIRO
 Isso___________________________numa época que o grande detetive Sherlock Holmes estava aposentado e um tanto esquecido. Em Londres, onde morava, ninguém mais chamava para elucidar mistérios. Conformava-se dizendo: não se fazem mais bandidos como antigamente.
 Meu Tio Clarimundo, leitor das aventuras de Sherlock, foi quem____________________contratá-lo. Mas que não trouxesse seu secretário doutor Watson, que só servia para ouvir no final de cada caso a mesma frase: “Elementar, Watson”.
        -Mas se trata dum caso tão insignificante- protestou mamãe.
       - Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.
         Alguém ___________________ assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha.
Quem faria isso estando a casa cercada de paredes de imensos edifícios? Não havia muro para ___________________. Nem grades para pular. E na casa só ___________________eu, meus pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim.
         Sherlock Holmes chegou e __________________________-se no quarto dos fundos. Ele, seu boné xadrez, seu cachimbo, lógico, e mais logicamente sua lupa, que aumentava tudo. Chegou anunciando:
        - Chamarei esta aventura “O caso das galinhas desaparecidas”. Ou ficaria melhor “O incrível enigma do galinheiro”?
        - Ambos são bons, mas...
        - Na maior parte das vezes o culpado é o mordomo- informou Sherlock- Onde está o suspeito?
       - Não temos mordomo- _______________________ tio Clarimundo.
       - Então me levem à cena do crime.
Levamos Sherlock ao quintal, pequeno e espremido entre os prédios. Ele tirou a lupa do bolso. Um palito ou folha de árvore, examinava concentradamente. Depois, tomava notas num caderno. Mas, como a viagem o __________________, foi dormir cedo. Na manhã seguinte, minha mãe acordou-o com uma informação.
      - Sumiu outra galinha.
      - Esta noite dormirei no galinheiro.
E dormiu mesmo, sentado numa poltrona. Desta vez eu que o ____________________
    - Mister Holmes, roubaram mais uma galinha.
A notícia fez com que se decidisse:
    - A história se ______________________mesmo “O incrível enigma do galinheiro”.
    - Não estamos preocupados com títulos- rebateu meu tio.
   - Mas meu editor está.
Nesse dia consegui ler no caderno de anotações do detetive. Li: nada, nada, nada. Um nada em cada página. Organizado, não? Também nesse dia Sherlock_________________ a Londres para trocar impressões com o fiel doutor Watson. Uma fortuninha em chamadas internacionais.
E as galinhas continuavam desaparecendo, apesar de Sherlock Holmes dormir no galinheiro. Ele já andava falando sozinho.
Nem sinal de gato, cachorro, raposa, gambá. Todo o meu prestígio está em jogo.
Por fim, _____________________ apenas uma galinha.
Á hora do almoço, o famoso             detetive, sentindo-se velho e fracassado, sofreu uma crise, chorando na frente de todos. Nós nos comovemos muito com a situação.Um homem daqueles derramar lágrimas...Noca, então deu um passo à frente econfessou:
     - Eu que _____________________as galinhas. Dava às famílias pobres duma favela.
Sherlock ______________________imediatamente as lágrimas na manga do paletó.
- Já sabia. Fingi chorar para que ela confessasse.
- Então desconfiava de Noca? - ______________________________ tio Clarimundo.
    - Encontrei penas de galinha no quarto dela. Elementar, Clarimundo. E o que dizem de comermos a penosa que resta no galinheiro?
Não sei se foi escrito “ O incrível enigma do galinheiro”. Se foi, pobres leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados. Inclusive quando o detetive dormia no galinheiro. Noca sabia disso e ________________________ a culpa em meu lugar.
Elementar, mister Sherlock Holmes.


(Marcos, Rey in: Vice-versa ao contrário. Otávio Frias Filho)





Português - Prof. Valda


CEJA PROF MOREIRA CAMPOS
Atividade de Produção de Texto
Ensino Médio   Prof.ª Valda Maia

Leia o Poema

Sonho
Um dia os homens acordaram
E estava tudo diferente
Das armas atômicas nem sinal havia
E todos falavam a mesma língua,
Falavam poesia.
Quem visse a Terra do alto
Nem reconheceria,
Eram campos e campos de trigo
E corações de puro mel.
E foi uma felicidade tamanha,
Nos jornais nem um só crime,
Que contando ninguém acreditaria.
Roseana Murray
Com base nas ideias motivadoras do poema, mostrando uma transformação positiva no sonho do poeta. Redija uma dissertação, desenvolvendo o seguinte tema:
O que fazer para tornar o mundo melhor?
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões, apresentando de forma coerente coesa em defesa de seu ponto de vista sobre o tema proposto.




Prof. Valda


CEJA PROF MOREIRA CAMPOS
Atividade de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental 7º Ano   Prof.ª Valda Maia

Enfim, Férias
          Este é o primeiro ano que meu pai e minha mãe me liberam pra passar férias longe deles. Vou para a praia na casa de uma amiga.
Que amiga? A Paula, é claro!
O pai e a mãe dela vão junto. Mas pelo menos ela não tem irmão chato feito eu. É filha única (que inveja!).
Além disso, os pais de Paula deixam ela fazer tudo que quer. Vai ver que é por isso ela não é tão maluca!
Só Deus sabe o quanto esperei por estas férias. Venho me preparando um tempão pra esta viagem. (...)
RODRIGUES,Juciara. Difícil decisão. São Paulo: Atual, 1996. P 17.(Fragmento)

        Desenvolva o texto como narrador- personagem, já que os verbos e os pronomes estão em 1ª pessoa. Imagine se o narrador é do sexo masculino ou feminino e qual a sua idade.Narre os fatos ocorridos nessas férias que foram bem diferentes e deixaram muita saudade. Conte como os passeios divertidos que você e sua amiga Paula teriam feito. Use uma linguagem mais informal, de acordo com o fragmento lido, e não se esqueça de concluir a história de forma original.

Português -Prof.:Valda


CEJA- PROFESSOR MOREIRA CAMPOS
Atividade de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 6º ano Prof.ª Valda Maia

As fábulas são pequenas narrativas, muito simples, em que as personagens são animais e terminam geralmente por uma moral, isto é, uma frase que sintetiza as ideias principais do texto e transmitem um ensinamento. A moral pode reproduzir um provérbio (frase de origem popular que, de maneira resumida, expressa uma verdade).
A Cigarra e as Formigas
  No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado, quando uma cigarra, faminta, lhes pediu algo para comer. As Formigas lhe disseram: “Por que no verão, não reservaste também o teu alimento?
A Cigarra respondeu: “Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente”. E as formigas, rindo, disseram: “Pois bem se cantava no verão, dança agora no inverno”.
A fábula mostra que não se deve negligenciar em nenhum trabalho, para evitar tristezas e perigos.
                                                                                                           (Fábulas de Esopo)
Analisando a fábula “ A Cigarra e as Formigas”, o provérbio que poderia traduzir a moral dessa fábula seria.
(  ) Filho de Peixe peixinho é
(  ) A mentira tem pernas curtas
(  ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura
(  ) Quem semeia vento colhe tempestade

Produção de Texto
Você vai criar uma fábula a partir de uma moral dada.
Escolha entre as seguintes morais da história.
“ A paciência dá conta dos maiores obstáculos”
“ ´E fácil desprezar que não se pode alcançar”
“ A mentira tem pernas curtas”







Professora Gerlena


ATIVIDADES DE LITERATURA
CONTEÚDO: BARROCO
ASSUNTO DA ETAPA  2, CAPÍTULO 1.

1. (UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial
Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel ________, que ________ compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.
a) do Brasil do século XIX - Gregório de Matos.
b) da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa.
c) da Bahia do século XVII - Gregório de Matos.
d) do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira.
e) da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.

2. (FEI-SP) O soneto abaixo transcrito pertence à obra de Gregório de Matos Guerra. Leia-o com atenção:
Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade,
É verdade, meu Deus, que hei delinqüido,
Delinqüido vos tenho e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.
Maldade, que encaminha a vaidade,
Vaidade, que todo me há vencido;
Vencido quero ver-me e arrependido,
Arrependido a tanta enormidade.
Arrependido estou de coração,
De coração vos busco, dai-me os braços,
Abraços, que me rendem vossa luz.
Luz, que claro me mostra a salvação,
A salvação, pretendo em tais abraços,
Misericórdia, amor, Jesus, Jesus.
Agora, responda:
 Gregório de Matos Guerra escreveu:
a) apenas poesia sacra.
b) poesia lírica, religiosa e amorosa, e sátiras.
c) poesia lírica e satírica.
d) apenas poesia satírica.
e) apenas poesia lírica



3. LEIA:

Anjo no nome, Angélica na cara,
Isso é ser flor, e Anjo juntamente:
Ser Angélica flor e Anjo florente,
Em quem, senão em vós, se uniformara?

Na estrofe acima, o jogo de palavras:
a) é recurso de que se serve o poeta para satirizar os desmandos dos governantes de seu tempo;
b) retrata o conflito vivido pelo homem barroco, dividido entre o senso do pecado e o desejo de perdão;
c) expressa a consciência de que o poeta tem do efêmero da existência e o horror pela morte;
d) revela a busca da unidade, por um espírito dividido entre o idealismo e o apelo dos sentidos;
e) permite a manifestação do erotismo do homem, provocado pela crença na efemeridade dos predicados físicos da natureza humana.

4. (UFRS) – Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas:
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
5. (UCS) – Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ________, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
a) simples; a antítese; parnasiana.
b) rebuscada; a antítese; barroca.
c) objetiva; a metáfora; simbolista.
d) subjetiva; o verso livre; romântica.
e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.
BONS ESTUDOS!
BOM RENDIMENTO!


A HISTÓRIA DA ARTE

A vacinação e o sistema imunológico