"Cuidar do outro é cuidar de mim , cuidar de mim é cuidar do mundo" - Ray Lima
Pesquisar este blog
domingo, 12 de abril de 2020
Composição: Geraldo Azevedo / Neila Tavares
Eu sou a mãe da praça de maio
Sou alma dilacerada
Sou Zuzu Angel, sou Sharon Tate
O espectro da mulher assassinada
Em nome do amor
Sou a mulher abandonada
Pelo homem que inventou
Outra mais menina
Sou Cecília, Adélia, Cora Coralina
Sou Leila e Angela Diniz
Eu sou Elis
Eu sou assim
Sou o grito que reclama a paz
Eu sou a chama da transformação
Sorriso meu, meus ais
Grande emoção
Que privilégio poder trazer
No ventre a luz capaz de eternizar
Em nós sonho de criança
Tua herança
Eu sou a moça violentada
Sou Mônica, sou a Cláudia
Eu sou Marilyn, Aída sou
A dona de casa enjaulada
Sem poder sair
Sou Janis Joplin drogada
Eu sou Rita Lee
Sou a mulher da rua
Sou a que posa na revista nua
Sou Simone de Beauvoir
Eu sou Dadá
Eu sou assim...
Ainda sou a operária
Doméstica, humilhada
Eu sou a fiel e safada
Aquela que vê a novela
A que disse não
Sou a que sonha com artista
De televisão
A que faz a feira
Sou o feitiço, sou a feiticeira
Sou a que cedeu ao patrão
Sou a solidão
Eu sou assim
Composição: Geraldo Azevedo / Neila Tavares
sexta-feira, 10 de abril de 2020
quinta-feira, 9 de abril de 2020
BIOLOGIA - Prof Lasthenia
PARTE 3 / Questões de ecologia
Prof lasthenia
1. Numa cadeia
alimentar, os seres responsáveis pela fabricação de substâncias orgânicas, a
partir de compostos inorgânicos simples, são os:
a) decompositores.
b) carnívoros.
c) consumidores primários.
d) herbívoros.
e) produtores.
2. Que tipos
de organismo devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que
ele se mantenha?
a) Herbívoros e
carnívoros.
b) Herbívoros, carnívoros
e decompositores.
c) Produtores e
decompositores.
d) Produtores e
herbívoros.
e) Produtores, herbívoros
e carnívoros.
Dos peixes dessa teia alimentar, o que consegue aproveitar menos
energia nesse ecossistema é o:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
O papel de consumidor terciário apenas é desempenhado por:
a) corujas.
b) gaviões.
c) corujas e gaviões.
d) sapos e gaviões.
e) camundongos e corujas.
A partir da interpretacão do diagrama, podemos dizer que são
consumidores de mesma ordem:
a) mosquito — pássaro —
lagarto
b) homem — bezerro —
lagarto
c) mosquito — gavião —
gambá
d) homem — bezerro — gambá
e) gavião — cobra —
pássaro
Fluxo de energia e de matéria nos ecossistemas
6. Considere
os processos abaixo.
I. Respiração
II. Decomposição
III. Fotossíntese
IV. Combustão
Enriquecem a atmosfera com dióxido de carbono, apenas:
a) I e II
b) I, II e III
c) I, II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV
7. Quando nos
referimos a um ecossistema, é freqüente a utilização do termo “ciclo” em
relação à matéria e do termo “fluxo” em relação à energia, caracterizando dois
processos distintos. A energia de um ecossistema flui através das cadeias
alimentares e, portanto, precisa ser reintroduzida.
O processo por meio do qual há reintrodução da energia no
ecossistema é:
a) fermentação alcoólica.
b) fermentação lática.
c) fotossíntese.
d) respiração.
8. No ciclo
do nitrogênio é notável a participação de:
a) algas.
b) fungos.
c) bactérias.
d) vírus.
e) protozoários.
9. A maior
parte do nitrogênio que compõe as moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas
pela ação de:
a) algas marinhas.
b) animais.
c) bactérias.
d) fungos.
e) plantas terrestres.
10. A cultura de
leguminosas (soja, feijão, alfafa, entre outras) enriquece o solo em produtos
nitrogenados, fato pelo qual é comum a realização de rotações de culturas e
consorciação envolvendo essas plantas. A capacidade de aumentar a quantidade de
produtos nitrogenados por parte dessas plantas está associada à:
a) transformação, por
parte das raízes, de nitrogênio do ar em nitratos, que são posteriormente
utilizados pela planta.
b) fixação de nitrogênio
atmosférico durante o processo fotossintético (ciclo de Calvin).
c) presença de bactérias
fixadoras em nódulos radiculares, que transformam N2 em NH3.
d) presença de bactérias
parasíticas capazes de fixar o nitrogênio em amônia, nitrato e uréia.
e) fixação de nitrogênio
por fungos endomicorrízicos e posterior utilização pela planta.
11. Considere
as afirmações abaixo sobre o ciclo do nitrogênio na natureza.
I. A fixação do
nitrogênio é realizada por bactérias que vivem livres no solo ou associadas a
raízes de plantas leguminosas, como soja, alfafa, feijão, ervilha etc.
II. O retorno do
nitrogênio à atmosfera é promovido por bactérias desnitrificantes, que
transformam os nitratos em nitrogênio gasoso.
III. Devido à grande
importância do nitrogênio na formação de proteínas e ácidos nucléicos, a
maioria das plantas consegue aproveitá-lo na forma de N2.
A respeito dessas afirmações deve-se dizer que:
a) todas estão incorretas.
b) todas estão corretas.
c) somente a I e a II
estão corretas.
d) somente a II e a III
estão corretas.
e) somente a III está
correta.
12. Biomassa é um termo que se refere:
a) à quantidade de
espécies em um determinado hábitat.
b) ao volume que um
determinado ser vivo possui.
c) à área que todos os
indivíduos de uma espécie, somados, ocupam.
d) ao peso, em matéria
orgânica, dos seres vivos.
e) à quantidade de água
presente nos seres vivos.
Relações ecológicas entre seres vivos
13. Nas relações
entre os seres vivos é comum o uso dos seguintes símbolos:
O = a espécie não é afetada
em seu desenvolvimento;
+ = o desenvolvimento da
espécie torna-se possível ou é melhorado;
– = o desenvolvimento da
espécie é reduzido ou torna-se impossível.
Um caso de comensalismo em que A é comensal de B deve ser
representado por:
14. Entre as
associações indicadas abaixo, assinale a única considerada desarmônica.
a) Fungos e algas
participando de liquens.
b) Fungos vivendo em
raízes de plantas, originando micorrizas.
c) Orquídeas alojadas nos
ramos de uma árvore.
d) Hienas, abutres e
chacais devorando um cadáver de um antílope.
e) Microorganismos
participando da flora intestinal humana.
15. Em certas
regiões do Rio Grande do Sul, encontra-se em determinadas comunidades uma gama
muito variada de relacionamentos entre os seres vivos. Assim, é possível
encontrar os atarefados gaviões-carrapateiros que catam o gado bovino para
comer os carrapatos presos ao couro do animal. Próximas aos banhados, as
cruzeiras perseguem rãs e preás que constituem um alimento apreciado. Nos
campos mais limpos, quero-queros, seriemas e outras espécies de aves disputam,
correndo para todos os lados, as minhocas e os insetos que constituem para elas
apreciados petiscos.
Que tipo de associação entre os seres vivos não foi
referido no texto acima?
a) Mutualismo
b) Predatismo
c) Competição
d) Comensalismo
e) Parasitismo
16. Considere as duas cadeias alimentares abaixo,
estabelecidas em hábitats diferentes.
1º hábitat: folhas de vegetais —> preás —> gaviões
2º hábitat: folhas de vegetais —> grilos —> lagartos
Se uma população de preás for introduzida no 2º hábitat, entre
esses preás e os grilos passará a haver uma relação ecológica do tipo:
a) predatismo.
b) comensalismo.
c) competição.
d) mutualismo.
e) protocooperação.
17. O tipo de relação ecológica que se estabelece
entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar é:
a) comensalismo.
b) competição.
c) herbivorismo.
d) mutualismo.
e) parasitismo.
18. Certos
fungos se desenvolvem nas raízes de certas plantas, formando uma associação
denominada micorriza. Sobre essa associação, é correto afirmar que é um
tipo de:
a) mutualismo, pois tanto
o fungo quanto a planta são beneficiados.
b) epifitismo, pois o fungo
só se desenvolve na raiz da planta para conseguir absorver melhor os nutrientes
do solo.
c) predatismo, pois o
fungo mata a planta ao sugar-lhe a seiva orgânica.
d) parasitismo, pois o
fungo prejudica a planta hospedeira.
e) comensalismo, pois o
fungo é beneficiado e a planta não é prejudicada.
19. Leia as
afirmativas abaixo, que contêm exemplos de interações entre os seres vivos.
I. Os pardais são
abundantes em Porto Alegre, porque encontram alimento e abrigo no ambiente
construído pelo homem.
II. Várias espécies de
baleias foram caçadas pelo homem nas décadas passadas.
III. Na água, a chamada
“maré vermelha” pode causar a morte de milhares de peixes, como resultado da
liberação de substância tóxicas pela proliferação excessiva de certas algas.
Podemos associá-las, respectivamente, aos tipos de interação
denominados:
20. A análise da
figura abaixo nos leva a dizer que as aves Cormorão-de-poupa e Cormorão negro
apresentam um mesmo ___________ e diferentes __________ sendo o alimento obtido
através de _________.
A) hábitat / nichos ecológicos / canibalismo
b) hábitat / nichos
ecológicos / predatismo
c) meio ambiente /
ecótones / predatismo
d) meio ambiente /
hábitats / comensalismo
e) ecótone / estratos /
comensalismo
21. Analise as
proposições que se seguem.
I. Seres da mesma
espécie agrupados de modo cooperativo.
II. Relação harmônica
entre dois seres vivos, em que há troca de favores e interdependência.
III. Seres da mesma
espécie agrupados, constituindo uma unidade anátomo-fisiológica.
Os números I, II e III podem se relacionar com:
a) corais — liquens —
formigas
b) pulgões — bactérias —
cianofíceas
c) cupins — cianofíceas —
corais
d) abelhas — liquens —
corais
e)
corais — bactérias — abelhas
Sucessão ecológica e comunidades clímax: biomas
22. Como se
chama o mecanismo dinâmico que caracteriza mudanças gradativas em uma
comunidade originando uma outra diferente?
a) Nicho ecológico.
b) Comunidade clímax.
c) Sucessão.
d) Hábitat.
e) Nenhuma anterior está
correta.
23. Sobre as
mudanças que ocorrem desde os primeiros estágios de uma sucessão ecológica até
o estabelecimento de uma comunidade clímax, é correto afirmar que:
a) as espécies pioneiras
tornam-se cada vez mais importantes.
b) a diversidade biológica
diminui.
c) o número de espécies
heterótrofas diminui.
d) as teias alimentares
tornam-se mais simples.
e) surgem novos nichos
ecológicos.
24. Como as
plantas epífitas necessitam de condições ambientais específicas de umidade e
sombreamento para sua sobrevivência, espera-se que elas sejam mais abundantes:
a) na Mata Atlântica.
b) no Cerrado.
c) na Caatinga.
d) na mata temperada
decídua.
e) na vegetação de dunas.
25. Apresenta
vegetação arbórea esparsa, com muitos arbustos e pequenas árvores, que têm, em
geral, casca grossa e troncos retorcidos. O solo, na estação das chuvas, é
relativamente quente, com média anual por volta de 26°C e índices
pluviométricos entre 1.100 e 2.000 mm por ano. Entre as espécies mais comuns
estão o ipê, a peroba-do-campo e a caviúna.
O texto acima descreve a seguinte formação fitogeográfica
brasileira:
a) Mata de Araucárias.
b) Mata Atlântica.
c) Caatinga.
d) Cerrado.
e) Pantanal.
O homem e a biosfera
26. Se fizermos
aplicações de DDT para combater as pragas de uma plantação, qual dos animais,
representados na rede alimentar esquematizada, terá maior concentração de DDT
armazenado em seus tecidos, depois de um certo período?
a) Camundongo
b) Coelho
c) Gafanhoto
d) Falcão
e) Lagarto
27. É
preocupação dos pesquisadores o possível descongelamento que as calotas polares
podem vir a sofrer, em virtude de processos associados ao aquecimento da
atmosfera da Terra.
O desequilíbrio responsável por esse aquecimento decorre de:
a) depósitos de lixo
atômico.
b) emanações de dióxido de
enxofre para a atmosfera.
c) aumento da taxa de gás
carbônico na atmosfera.
d) redução da taxa de
oxigênio na atmosfera.
e) aumento da taxa de
monóxido de carbono na atmosfera.
28. Várias
substâncias tóxicas estão presentes no ambiente. Algumas delas ocorrem de
maneira natural, como, por exemplo, o vapor dos vulcões e os restos da
decomposição orgânica de rios que fluem através das florestas. No entanto, muitas
substâncias tóxicas são introduzidas pelo homem, causando, geralmente, efeitos
nocivos ao ambiente. Sobre esse tema, julgue os itens.
a) A utilização da energia
solar para gerar eletricidade contribui ainda mais para a poluição do ar, uma
vez que produz inúmeros resíduos tóxicos.
b) A queima de
combustíveis fósseis e/ou da biomassa vegetal aumenta os níveis atmosféricos de
CO2, contribuindo, assim, para o agravamento do efeito estufa.
c) O monóxido de carbono é
um gás venenoso, pois apresenta alta afinidade com a hemoglobina, interferindo,
assim, no transporte sangüíneo de oxigênio.
d) Durante o processo de
decomposição do esgoto orgânico despejado nos rios, os fungos
fotossintetizantes reduzem as substâncias inorgânicas, liberando grandes
quantidades de oxigênio, o que acarreta elevação da temperatura da água.
29. Dentre as
várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a
destruição da camada de ozônio. Uma das conseqüências previsíveis advindas
desse fenômeno para a humanidade seria:
a) o aumento de
temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos
oceanos, submergindo cidades costeiras.
b) o aumento da
concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do
sangue de maneira estável, prejudicando, assim, o transporte de oxigênio.
c) o aumento da
concentração de dióxido de enxofre que, em contato com o ar úmido, se oxida e
se transforma em ácido sulfúrico, que ataca mármores, paredes de edifícios,
carros etc.
d) a ocorrência freqüente
de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do
ar.
e) o aumento na incidência
da radiação ultravioleta proveniente do sol, o que provocaria, muito
provavelmente, um acréscimo da taxa de mutação gênica e casos de câncer de
pele.
30. Para que uma
pequena propriedade rural localizada às margens do rio Cuiabá, região alagada
periodicamente, seja considerada “ecologicamente correta”, o proprietário deve
levar em conta algumas ações. Julgue-as.
a) Cultivar por um longo
período de tempo apenas uma espécie vegetal, evitando assim a incidência de
pragas e o empobrecimento do solo.
b) Separar o lixo
produzido visando ao reaproveitamento, causando, assim, menor impacto
ambiental.
c) Utilizar sempre
agrotóxicos e inseticidas organoclorados no controle de pragas, pois são
substâncias que permanecem pouco tempo ativas no solo, evitando assim a
contaminação do meio ambiente.
d) Eliminar da propriedade
os organismos classificados como consumidores primários, pois a presença desses
animais causa danos à saúde do homem e dos animais domésticos e a retirada
deles não altera a dinâmica da cadeia alimentar.
Assuntos combinados em Ecologia
31. Considere as
seguintes afirmações sobre a importância das algas.
I. Como produtores,
sustentam a maior parte da vida dos ecossistemas aquáticos.
II. São utilizadas, desde
tempos remotos, na culinária oriental.
III. Estão presentes, como
componentes, em alimentos industrializados e cosméticos.
Pode-se considerar que:
a) somente a afirmação I está
correta.
b) somente a afirmação II
está correta.
c) somente a afirmação III
está correta.
d) somente as afirmações I
e III estão corretas.
e)
as afirmações I, II e III estão corretas.
32. Numa
comunidade, viviam as espécies 1 e 2, herbívoras e competidoras entre si, que
serviam de alimento para uma espécie 3.
Nesse ambiente, introduziu-se uma espécie 4, desempenhando o
papel de consumidor secundário na mesma teia alimentar da qual faziam parte 1,
2 e 3.
Com o passar do tempo, constatou-se uma redução no número de
indivíduos das espécies 1, 2 e 3 e um aumento considerável na população da
espécie 4.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que apresenta
uma explicação plausível para o fato ocorrido.
a) A espécie 4 apresentou
vantagem ao competir, por alimento, com as espécies 1, 2 e 3.
b) A espécie 4 apresentou
vantagem ao competir, por alimento, com as espécies 1 e 2 e foi predadora da
espécie 3.
c) A espécie 4 apresentou
vantagem ao competir, por alimento, com as espécies 1 e 2 e foi presa da espécie
3.
d) A espécie 4 foi
predadora das espécies 1 e 2 e apresentou vantagem ao competir, por alimento,
com a espécie 3.
e) A espécie 4 foi
predadora das espécies 1 e 2 e presa da espécie 3.
Chave de correção
: AS RESPOSTAS ESTÃO FORA
DE ORDEM
questões de ecologia
Prof. lasthenia
1. e 19. b
2. c 20. b
3. e 21. D
4. c 22. C
4. c 22. C
5. a 23. E
6. c 24. D
7. c 25. D
8. c 26. d
9. c 27. C
10. c 28. a) F b) V c) V d) F
7. c 25. D
8. c 26. d
9. c 27. C
10. c 28. a) F b) V c) V d) F
11. c 29. e
12. d
12. d
30. a) F b) V c) F d) F
13. e 31. e
14. d 32. d
13. e 31. e
14. d 32. d
15. d
16. c
16. c
17. d
18. a
18. a
ENEM BIOLOGIA - PROF LASTHENIA
ESTUDANDO PARA O
ENEM BIOLOGIA : 2 E 3 TEMAS:
CITOLOGIA E BOTÂNICA
PROF LASTHENIA
1. Um
determinado organismo apresenta 2n = 20 cromossomos em suas células somáticas.
Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
a) Uma célula reprodutiva
(gameta) desse organismo deverá conter 2 genomas com 10 cromossomos cada um.
b) O número haplóide desse
organismo varia entre 10 e 20 cromossomos.
c) O gameta desse
organismo deverá conter apenas 10 cromossomos, iguais, dois a dois (ou seja, 5 pares
de cromossomos homólogos).
d) Ao se reproduzir
sexuadamente, esse organismo deverá produzir um descendente cujas células
somáticas apresentarão 40 cromossomos.
e) Nenhuma das
alternativas anteriores.
2. Observe a
reação abaixo, relativa ao processo fotossintético de uma célula vegetal
eucariota.
6CO2 + 12H2O
+ luz clorofila C6H12O6
+ 6O2 + 6H2O
Todas as opções abaixo são pertinentes com relação ao processo,
exceto:
a) 6CO2 ®
fornecem os átomos de carbono necessários à síntese da glicose.
b) 12H2O ® compreendem
o substrato da fotólise no processo de fotofosforilação, fornecendo energia sob
forma de ATP.
c) Clorofila ®
organela no interior da qual ocorre o processo.
d) C6H12O6
®
molécula de glicose.
e) 6O2 ®
oxigênio sob forma gasosa, proveniente do processo de fotofosforilação.
3.__ “Geneticistas e bioquímicos estão
criando uma nova revolução na Medicina, é a terapia gênica. Os genes, que são
em torno de 50.000 a 100.000, são formados por milhões de moléculas menores, os
_____________________ , que compõe a molécula de __ . Implantar
um gene significa colocar, no lugar exato, um
conjunto completo de__ .” (Superinteressante,
nov. 97.)
A alternativa que contém as palavras que completam,
corretamente, as lacunas do texto acima é:
a) aminoácidos, proteínas,
enzimas.
b) ácidos graxos,
lipídeos, ácidos graxos.
c) nucleosídeos, RNA,
pentoses.
d) nucleotídeos, DNA,
nucleotídeos.
e) fosfatos, pentoses,
bases.
4. As células
eucariontes possuem uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo. O
citoplasma é repleto de organelas, sendo que cada uma delas é especializada em
realizar uma ou mais atividades vitais. As organelas celulares, respectivamente
associadas com os processos de digestão, respiração e secreção celular são:
a) lisossomo, mitocôndria
e complexo de Golgi.
b) retículo endoplasmático
rugoso, mitocôndria e centríolo.
c) complexo de Golgi,
peroxissomo e retículo endoplasmático liso.
d) peroxissomo, complexo
de Golgi e lisossomo.
e) mitocôndria, lisossomo
e retículo endoplasmático rugoso.
Assinale a alternativa que, corretamente, identifica os
organóides A, B e C.
6. Analise o
seguinte texto:
“[…] caracterizam-se por apresentar grandes folhas, geralmente
pinadas, chamadas frondes. O esporófito é a geração dominante, mas o gametófito
é independente. O anterozóide é flagelado; os esporângios formam-se
caracteristicamente na face inferior das folhas.”
O texto refere-se aos vegetais:
a) gramíneas.
b) palmeiras.
c) samambaias.
d) briófitas.
e) gimnospermas.
f) angiospermas.
7. Uma espécie
vegetal apresenta tecido vascular, porém não possui ovário sem sementes em seu
ciclo reprodutivo. A geração dominante é a esporofítica, de onde se dá a
dispersão de esporos. Essa planta pode ser uma:
a) alga.
b) briófita.
c) pteridófita.
d) angiosperma.
e) gimnosperma.
8. Considere o
seguinte conjunto de características dos vegetais:
I. Feixes condutores
II. Flores
III. Sementes
IV. Frutos
Assinale a opção que representa o grupo vegetal que reúne esses
caracteres.
a) Líquens
b) Gimnospermas
c) Briófitas
d) Angiospermas
e) Pteridófitas
9. Mangueiras
e pinheiros são plantas de grande porte. Mangueiras produzem frutos e pinheiros
não. Podemos dizer que pela produção ou não de frutos:
a) ambas são angiospermas.
b) mangueiras são
angiospermas e pinheiros gimnospermas.
c) ambas são avasculares.
d) ambas são gimnospermas.
e) mangueiras são
gimnospermas e pinheiros, angiospermas.
10. Considere
os seguintes grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, angiospermas e
gimnospermas, e assinale a alternativa correta.
a) Briófitas são
vasculares.
b) Pteridófitas e
gimnospermas são avasculares.
c) Angiospermas e
gimnospermas apresentam grãos de pólen.
d) Briófitas e
angiospermas apresentam flores e frutos.
e) Gimnospermas foram as
primeiras plantas vasculares.
11. Uma colônia
de pólipos forma, por brotamento, pequenas medusas. Estas liberam gametas no
ambiente, onde ocorre a fecundação. Do zigoto, surge uma larva ciliada, que dá
origem a uma nova colônia de pólipos.
A descrição acima refere-se a um:
a) cnidário, que apresenta
alternância de gerações.
b) cnidário, que apresenta
exclusivamente reprodução sexuada.
c) espongiário, que
apresenta exclusivamente reprodução sexuada.
d) espongiário, que
apresenta alternância de gerações.
e) platelminto, que
apresenta reprodução sexuada e assexuada, sem alternância de gerações.
Chave de correção
1-E
2-C
3-D
4-A
5-A
6-C
7-C
8-D
9-B
10-C
11-A
BIOLOGIA ENEM - PROF LASTHENIA
ESTUDANDO PARA O ENEM
BIOLOGIA .
RESOLVA ESSAS ATIVIDADES.TEMA: ECOLOGIA
PROF
LASTHENIA
1- O diagrama
abaixo representa uma teia alimentar.
A partir da interpretacão do diagrama, podemos dizer que são
consumidores de mesma ordem:
a) mosquito — pássaro —
lagarto
b) homem — bezerro —
lagarto
c) mosquito — gavião —
gambá
d) homem — bezerro — gambá
e) gavião — cobra —
pássaro
RESPOSTA: A
02-Um grupo de pesquisadores divulgou ao mundo a ovelha
Dolly, obtida por meio da técnida de clonagem.
Esses pesquisadores retiraram o núcleo da célula de uma
ovelha (A) e o implantaram num óvulo colhido de uma outra ovelha (B), do qual o
núcleo fora previamente removido. Esse óvulo foi posteriormente implantado no
útero de uma terceira ovelha (C), originando Dolly.
A partir dos dados envolvidos no experimento realizado pelos
pesquisadores, pode-se prever que Dolly apresente:
a) constituição
cromossômica da ovelha A e DNA mitocondrial da ovelha B.
b) constituição
cromossômica e DNA mitocondrial da ovelha A.
c) constituição
cromossômica e DNA mitocondrial da ovelha B.
d) constituição
cromossômica da ovelha A e DNA mitocondrial da ovelha C.
e) constituição
cromossômica e DNA mitocondrial correspondente a uma mistura das três ovelhas.
RESPOSTA: A
03. Dentre as
várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a
destruição da camada de ozônio. Uma das conseqüências previsíveis advindas
desse fenômeno para a humanidade seria:
a) o aumento de
temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos
oceanos, submergindo cidades costeiras.
b) o aumento da
concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do
sangue de maneira estável, prejudicando, assim, o transporte de oxigênio.
c) o aumento da
concentração de dióxido de enxofre que, em contato com o ar úmido, se oxida e
se transforma em ácido sulfúrico, que ataca mármores, paredes de edifícios,
carros etc.
d) a ocorrência freqüente
de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do
ar.
e) o aumento na incidência da radiação
ultravioleta
RESPOSTA: E
04._ “Geneticistas e bioquímicos estão
criando uma nova revolução na Medicina, é a terapia gênica. Os genes, que são
em torno de 50.000 a 100.000, são formados por milhões de moléculas menores, os
_____________________ , que compõe a molécula de __ .
Implantar um gene significa colocar, no lugar
exato, um conjunto completo de .” (Superinteressante,
nov. 97.)
A alternativa que contém as palavras que completam,
corretamente, as lacunas do texto acima é:
a) aminoácidos, proteínas,
enzimas.
b) ácidos graxos,
lipídeos, ácidos graxos.
c) nucleosídeos, RNA,
pentoses.
d) nucleotídeos, DNA,
nucleotídeos.
e) fosfatos, pentoses,
bases.
RESPOSTA: D
05. Com
a biotecnologia o homem melhorou a qualidade de vida produzindo antibióticos,
antiinflamatórios, alimentos industrializados, álcool etílico e muitos outros
produtos, utilizando-se de:
a) bactérias.
b) plantas.
c) algas.
d) fungos.
e) liquens.
RESPOSTA: D
terça-feira, 7 de abril de 2020
MATEMÁTICA - Professora Maria Gorett Alves
CEJA
PROFESSOR MOREIRA CAMPOS
ENSINO
MÉDIO
ETAPA
1 – CAPÍTULO 2
ATIVIDADE
02) Resolva as seguintes porcentagens:
a) 40% de 87 =
b) 75% de 15 =
c) 20% de 10% de 150 =
03) Aumente ou reduza cada
valor com a porcentagem indicada:
a) R$ 100,00 mais 30% =
b) R$ 45,00 menos 15% =
c) R$ 35,50 mais 60% =
d) R$ 12,30 menos 20% =
04) Resolva os seguintes
problemas:
a) Uma calça jeans
custava R$ 80,00 e teve um reajuste (aumento) de 25%. Qual o novo preço dessa
calça?
b) Yelena tinha uma
quantia, gastou 20% dela para assistir a uma peça de teatro e, em seguida,
gastou 25% do que havia sobrado na compra de uma bolsa, ficando ainda com R$
144,00. Quanto ele tinha no início?
c) A venda de um mesmo
tipo de fogão está sendo anunciado em duas lojas:
FÍSICA - Professor Paulo
Sugestões de estudo:
1° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrar
em poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.
https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/energy-skate-park-basicshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/energy-skate-parkhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/densityhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/buoyancyhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/collision-labhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/hookes-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/masses-and-springs-basics2° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrarem poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/color-visionhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/geometric-opticshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/gravity-and-orbitshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/wave-on-a-stringhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/sound3° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrarem poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/coulombs-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/circuit-construction-kit-achttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/circuit-construction-kit-ac-virtual-labhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/ohms-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/resistance-in-a-wire
https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/energy-skate-park-basicshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/energy-skate-parkhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/densityhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/buoyancyhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/collision-labhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/hookes-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/masses-and-springs-basics2° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrarem poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/color-visionhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/geometric-opticshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/gravity-and-orbitshttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/wave-on-a-stringhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/sound3° Ano – o aluno deve acessar os lnks, mexer nas simulações e dizer o que entendeu, ou narrarem poucas palavras o que a simulações quiseram transmitir.https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/coulombs-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/circuit-construction-kit-achttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/circuit-construction-kit-ac-virtual-labhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/ohms-lawhttps://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/resistance-in-a-wire
PORTUGUÊS - Professora Gerlena
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS ENSINO
MÉDIO
CONTEÚDO: FIGURAS DE LINGUAGEM
PROFESSORA: GERLENA
1. (PUC-SP) Nos trechos:
"...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá
faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as
palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as
seguintes figuras de linguagem:
a) prosopopeia e hipérbole
b) hipérbole e metonímia
c) perífrase e hipérbole
d) metonímia e eufemismo
e) metonímia e prosopopeia.
b) hipérbole e metonímia
c) perífrase e hipérbole
d) metonímia e eufemismo
e) metonímia e prosopopeia.
2. (IFPE-2016) Responda à
questão com base na tirinha abaixo.
O humor da tirinha foi conferido, sobretudo, pela não compreensão
por parte da personagem Chico Bento da figura de linguagem utilizada por seu
interlocutor. A essa referida figura de linguagem dá-se o nome de
a) paradoxo
b) metonímia
c) ironia
d) hipérbole
e) aliteração
b) metonímia
c) ironia
d) hipérbole
e) aliteração
3. (UFPE) Assinale a
alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia (personificação).
a) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.”
(Clarice Lispector)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)
d) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)
d) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)
4. Leia o texto abaixo:
Ainda que eu falasse a
língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal;
Não sente inveja ou se envaidece.
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal;
Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde
sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse a
língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que
bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É um estar-se preso por
vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade;
Tão contrário a si é o mesmo amor.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade;
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos
dormem todos dormem, todos dormem;
Agora vejo em parte, mas então veremos face a face.
Agora vejo em parte, mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade.
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse a
língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
(Monte Castelo, Renato Russo. Do álbum As quatro estações, Legião Urbana)
Analisando a letra da
música Monte Castelo,
pode-se afirmar que a figura de linguagem predominante é:
a) Metonímia.
b) Paradoxo.
c) Antítese.
d) Prosopopeia.
e) Hipérbole.
5. Relacione as
definições abaixo com as figuras de linguagem:
( ) Figura de linguagem em
que se emprega um sentido incomum para uma palavra a partir de uma relação de
semelhança entre dois termos.
( ) Figura de linguagem
que consiste em expressar uma ideia com exagero, a fim de enfatizá-la ou
destacá-la.
( ) Figura de linguagem
que consiste no emprego de uma palavra por outra, com a qual tem uma relação de
interdependência, proximidade.
( ) Figura de linguagem
que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou
irracionais.
( ) Figura de linguagem
que consiste no emprego de palavra ou expressão agradável para amenizar uma
ideia desagradável ou grosseira.
( ) Figura de linguagem
que consiste em aproximar dois termos a partir de uma característica comum. Faz
uso de conectivos: como, tal qual, que nem etc.
1. Eufemismo.
2. Metáfora.
3. Comparação.
4. Prosopopeia ou
personificação.
5. Hipérbole.
6. Metonímia
a) 6 – 4 – 2 – 1 – 3 – 5
b) 5 – 6 – 1 – 2 – 3 – 4
c) 2 – 5 – 6 – 4 – 1 – 3
d) 2 – 6 – 5 – 4 – 1 – 3
e) 1 – 2 – 6 – 5 – 4 – 3
Questão desafio:
Pesquise ou elabore outros exemplos para cada figura de linguagem
contida no mapa mental do vídeo que você assistiu.
Bom trabalho e até a
volta!
Assinar:
Postagens (Atom)
-
A pandemia e abordagem sociológica O tamanho da fragilidade da sociedade brasileira diant...