Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Conhecendo o Solo - Nova versão

Ciências - Prof.:Lasthênia

CARO ALUNO, 
ESTOU ACRESCENTANDO ESSE VIDEO " CONHECENDO O SOLO" PARA VOCÊ NO 9 ANO,CAPITULO 2, É UM QUESTIONÁRIO QUE TE AJUDARÁ A COMPLEMENTAR O TEMA SOBRE OS SOLOS, QUE VOCE ESTÁ ESTUDANDO AGORA. 
 APÓS ASSISTIR RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1) O QUE É O SOLO?

2) COMO ELE Ê FORMADO A PARTIR DA ROCHA? 

3) QUANTO TEMPO LEVA PARA SUA FORMAÇÃO?

4) QUE ELEMENTOS FORMAM O SOLO?

5) A PARTIR DO PERFIL DO SOLO O QUE SE PODE ESTUDAR?

6) COMO É CHAMADA A PRIMEIRA CAMADA QUE COMPOE O SOLO? QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?

7) COMO SE CHAMA A CAMADA QUE VEM EM SEGUIDA É QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?
.
8) APÓS ESTA CAMADA QUAL A SEGUINTE? DIGA COMO ELA SE APRESENTA. 

9) O QUE VEM A SER A CAMADA " R"?

10) O QUE É O HORIZONTE " O"?

11) POR QUE OS SOLOS NAO SÃO TODOS IGUAIS?

12) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO NEOSSOLO?

13) COMO SE APRESENTA O CAMBISSOLO?

14) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO LATOSSOLO?

15) DEFINA O ORGANOSSOLO.

16) DE QUE REGIÕES O ESPODOSSOLO É COMUM? QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?

17) EXISTEM SOLOS NA CIDADE? EXPLIQUE. 

18) O QUE PROVOCA A EROSÃO DO SOLO?

19) QUAL A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA A NATUREZA?

20) ESCREVA UMA MENSAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO SOLO PARA NOSSO PLANETA.


BOM ESTUDO!!!!! PROF.LASTHENIA 

A descoberta da Penicilina

Ciências - Prof : Lasthênia

CARO ALUNO,
VOCÊ QUE INICIOU  O 9ANOCAPITULO 01, VAI SE DEPARAR COM O TEMA DA DESCOBERTA DA PENICILINA.  ESTOU ACRESCENTANDO ESTE VÍDEO PARA VOCÊ COMPREENDER MELHOR COMO SE DEU ESSA GRANDE DESCOBERTA. APÓS ASSISTIR RESPONDA AO QUESTIONÁRIO QUE PRODUZI PARA SEU ESTUDO.

1) QUEM DESCOBRIU A PENICILINA?

2) QUAL ERA SUA NACIONALIDADE?

3) EM QUE ANO FEZ ESSA DESCOBERTA?

4) EM QUE LUGAR DA EUROPA?

5) AGORA ME EXPLIQUE O QUE ACONTECEU COM O EXPERIMENTO QUE ELE ESTAVA FAZENDO .

6) QUE TIPO DE BACTÉRIA ELE ESTAVA PESQUISANDO?

7) POR QUE ESTAVA TÃO EMPENHADO NESSA PESQUISA?

8) QUE FATORES LEVARAM A FORMAÇÃO DE MOFO EM SUAS PLACAS DE CULTURA DE BACTÉRIAS?

9 ) QUAL ERA O NOME DO FUNGO QUE MATOU AS BACTÉRIAS DESSE EXPERIMENTO?

10)   APÓS OBSERVAR E ISOLAR ESSE FUNGO EM MICROSCÓPIO,  O QUE  FLEMING CONCLUIU?

11) COMO A PENICILINA AGIA?

12) ENTÃO,  O QUE SIGNIFICA A PALAVRA: ANTIBIÓTICO?

A) QUEM DEU ESSE NOME?

B) CONTRA QUE SERES OS ANTIBIÓTICOS  ATUAM?

13) O QUE ACONTECEU NO ANO DE 1938 COM RELAÇÃO A ESSA PESQUISA?

14) QUE FATO HISTÓRICO LEVOU A PROCURA DA COMUNIDADE CIENTÍFICA PELAS FONTES PRODUTORAS DESSE FUNGO?

15) EM UM LABORATÓRIO FARMACÊUTICO NOS ESTADOS UNIDOS, QUAL ERA A FONTE DE EXTRAÇÃO DESSE FUNGO?

16) É DEPOIS O QUE SE SUCEDEU SOBRE A PRODUÇÃO?

17) QUAL FOI O GRANDE MÉRITO DE FLEMING,  BASEADO NA SEGUINTE FRASE: " O ACASO SÓ FAVORECE OS ESPÍRITOS PREPARADOS, E PRECISA DE OBSERVAÇÃO "?

BOM ESTUDO!! PROF LASTHENIA 



Maiores Descobertas da MEDICINA - VACINAÇÃO

Ciências - Professora Lasthênia

CARO ALUNO, 
VOCÊ ESTÁ INICIANDO  O 9• ANO PELO CAPITULO 01 .NESSE CAPITULO, ENTRE DIVERSOS ASSUNTOS O TEMA VACINAS É DISCUTIDO. ESCOLHI ESTE VÍDEO QUE CONTA A HISTÓRIA DO INÍCIO  DA VACINAÇÃO BREVEMENTE.  APÓS ASSISTIR,  RESOLVA O QUESTIONÁRIO QUE ELABOREI  ABAIXO:

1) EM QUAL SÉCULO TEVE INÍCIO O PROCESSO DE VACINAÇÃO NA EUROPA ?

2) QUEM FOI O RESPONSÁVEL?

3) QUAL A DOENÇA QUE DEIXAVA UM RASTRO DE MORTE NA ÉPOCA,  É QUE DEU INICIO AO ESTUDO?

4) O QUE ERA A VARÍOLA BOVINA? COMO OS DOENTES SE APRESENTAVAM?

5) QUE IDEIA TEVE EDWARD JENNER AO OBSERVAR AS ORDENHADORAS DE VACAS?

6) EM QUE ANO ELE INICIOU OS TESTES DE SUA TEORIA? EM QUE PAIS?

7) QUE MÉTODO SEGUIU,OU SEJA COMO ERA SEU EXPERIMENTO?

8) O QUE ACONTECEU COM O PRIMEIRO PACIENTE QUE ELE TESTOU?

9)  COM BASE NESSA HISTÓRIA,  O NOME VACINA PROVEM DE QUE?

10) POR QUE A VACINAÇÃO CONTRA A VARÍOLA FOI REVOLUCIONÁRIA?

11) APÓS JENNER VIERAM OUTROS COMO PASTEUR É ALBERT SABIN.QUAIS VACINAS FORAM DESENVOLVIDAS POR ELES?

BOM ESTUDO!! PROF.LASTHENIA 

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Biologia - Prof. Auxiliadora Simões





EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

Etapa 2 – capitulo 5 – Coleção Viver e Aprender-
 A saúde do trabalhador (páginas 224 a 232)

Professora Auxiliadora Simões.

Nome ___________________________________________________   matricula _______

1.Cite as ações humanas que colocam em risco o meio ambiente.

2.Quais as consequências dessas ações humanas em relação ao meio ambiente.

3.Observando a quantidade de agua doce disponível no gráfico da página 225 , responda:

4.Por quê procurar economizar e reutilizar água nas atividades humanas?

5.Segundo a ONU, 1,1 bilhão de pessoas vivem sem acesso adequado à agua.Qual é a causa dessa escassez?

6.Cite medidas para diminuir a falta de agua tratada.

7.Quais as fontes de poluição de rios e lagos?

8.Qual o metal pesado que mais contamina as bacias hidrográficas?

9. Quais as consequências do lixo para o meio ambiente?

10.Quem é responsável pela coleta e tratamento do lixo?

11.Diferencie incêndios e queimadas.

12.Marque a alternativa ERRADA:
A)   A queimada em monocultura é nociva pois empobrece o solo matando os microrganismos.
B)   As queimadas diminuem a evaporação e a formação de nuvens caindo o índice pluviométrico da região.
C)   As bactérias do ciclo do nitrogênio contribuem para o empobrecimento do solo.
D)   O Brasil é o segundo pais com maior cobertura florestal do mundo.
E)   O Brasil perde anualmente cerca de 20 mil km2 com desmatamento e queimadas.

13. Quais são as fontes de emissão de gases do efeito estufa?
Assinale a alternativa que indica a causa das chuvas ácidas:

a) Massas de ar quentes e úmidas que se instalam em uma determinada região.

b) Queima de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias, que lança gases
poluentesà atmosfera.

c) Formação de ilhas de calor nos grandes centros urbanos.

d) Desflorestamento de áreas destinadas à agropecuária.

14.(PUC-PR) A industrialização europeia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente, nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do dióxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno:

a) da chuva ácida.

b) do vento geotrópico.

c) da rarefação do ar.

d) desertificação.

e) da redução da ionosfera.

15. Cite os gases estufa que contribuem para a manutenção da temperatura na Terra.

16.O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

a) Destruição da camada de ozônio

b) Inversão térmica

c) Efeito estufa

d) Chuva ácida

e) Eutrofização

17.O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

a) Derretimento das calotas polares

b) Aumento da ocorrência de terremotos

c) Mudanças nos regimes de chuvas

d) Aumento dos níveis dos oceanos

e) Aumento da ocorrência de furacões


Português - Professora Luiza Gomes


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Professora : Luiza Gomes

NÍVEL
COLEÇÃO
MÓDULO
UNIDADES
EM
Viver Aprender
                3
4 e 5

 

 

A CRÔNICA

 

O dia-a-dia como matéria-prima ou inspiração é muito comum principalmente na crônica, gênero de texto que ultrapassa as fronteiras entre a literatura e o jornalismo. Quando produzida, a crônica é publicada em jornais e revistas (se oral, em rádio e TV também). Em geral, ela apresenta comentários de um cronista sobre algum fato noticiado na semana ou mesmo reflexões – de maior ou menor profundidade – feitas com base em alguma cena cotidiana e corriqueira, às vezes com traços de humor, às vezes com traços de lirismo e, em alguns casos, com uma forte presença da linguagem poética.
                                                                         Rubem Braga

 

 

Leia a seguir uma crônica de Rubem Braga. Observe como a linguagem é leve, informal, de forma facilitar a comunicação com o leitor. Observe também que recursos poéticos foram utilizados. 

 

                                      

MEU IDEAL SERIA ESCREVER…

 

    Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusaenlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”
    Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
    Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.
    E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa , na Nigéria, a um australiano, em Dublin, a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou por acaso até nosso conhecimento; é divina.”
    E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história…”
    E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

Após a leitura da crônica de Rubem Braga, responda!
1. A expressão que melhor sintetiza o tema do texto é:
a) A incompetência de um escritor em criar um texto cômico.
b) A dificuldade de um escritor em montar um texto cômico.
c) A incapacidade de um escritor de compor um texto cômico.
d) O desejo de um escritor de produzir um texto cômico.


2. A história idealizada pelo autor provocaria nas pessoas em geral
a) a alegria e o riso já esquecidos no dia-a-dia de problemas e  preocupações.
b) a cura de suas doenças – tanto as doenças físicas quanto as psicológicas.
c)  uma volta aos dias da infância, quando a vida era simples e se ria de tudo.
d)  uma reflexão acerca dos problemas do cotidiano.


3.  As reticências no título da crônica, “Meu ideal seria escrever...”, indicam
a) intervalo de silêncio em que o autor imagina a história ideal.
b) interrupção da narrativa para corrigir um erro.
c) ironia e malícia a ser empreendida pelo leitor.
d) supressão de uma parte da história.


4. Identifique os tipos de figuras de linguagem utilizados nas construções das frases a seguir:
 I. “Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente”.
________________________
 II. “Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria...”.
________________________
 III. “E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras...”.
_______________________
1. Hipérbole.
2. Metáfora.


De acordo com o que você leu no capítulo 4,quando estamos interessados em conseguir trabalho, é comum enviarmos – por e-mail ou pelo correio (ou entregarmos pessoalmente) – um currículo.
 Você viu que currículo (ou curriculum vitae) é um gênero textual que tem por objetivo apresentar as qualificações e nesse texto são reunidas e organizadas informações de ordem pessoal e formação educacional, bem como a experiência profissional de quem se candidata a determinado emprego ou trabalho.
 É bom lembrar que o currículo será lido e avaliado por um encarregado da seleção de pessoal, que precisa ter acesso rápido às informações, já que, provavelmente, recebe muitos currículos por dia. Daí ser importante ressaltar o que há de mais relevante para o cargo/função em vista.


5-Escreva o seu currículo.  Observe quais informações devem ser apresentadas e como podem ser organizadas:

NOME COMPLETO_____________________________________ ___________________________________________________
[Deve aparecer em tamanho maior que o restante do texto. Pode ser destacado utilizando-se o negrito.]

Nacionalidade_______________
Estado civil_________________
Idade______________________
Endereço completo____________________________________________________ Telefone para contato___________________
E-mail_______________________________

Objetivo____________________________________________________
[Escrever o cargo ou função pretendida.]

Formação educacional__________________________________________
___________________________________________________
[Escrever o grau de escolaridade, nome da escola em que estudou/estuda e ano de ingresso e de conclusão do curso. Se o curso ainda não tiver sido concluído, escrever apenas o ano de ingresso. Por exemplo:]
Ex.:  Ensino  Médio, Escola José  de  Alencar, ingresso    em   2010.

Experiência profissional _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
[Escrever o nome da empresa em que trabalhou, ano de ingresso e ano de saída, cargo ocupado e uma breve descrição das atividades realizadas. Por exemplo:]
      Clínica      São   José: 2008       2010 Cargo: recepcionista Principais atividades: atendimento ao público, pessoalmente e por telefone; organização de agenda médica; entrega de exames e receitas.
Informações adicionais_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
[Informar outras habilidades que, de algum modo, possam contribuir para conseguir o trabalho pretendido. Por exemplo, conhecimentos de alguma língua estrangeira; conhecimentos de informática etc.]

Lembre-se de que a linguagem do currículo é formal e a norma culta da língua deve ser respeitada. Um currículo bem redigido e bem apresentado é um passo importante para conseguir o que se deseja.

                                               Sucesso!
                                             Até breve!




terça-feira, 2 de junho de 2020

Artes :Prof. Haroldo

Artes – Professor Haroldo

ATIVIDADES ENSINO MÉDIO CEJA MOREIRA CAMPOS


Veja o Especial Evaldo Gouveia (se possível, também com seus familiares) sobre o cantor e compositor cearense conhecido nacionalmente por suas composições. Evaldo Gouveia é um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Especial Evaldo Gouveia foi gravado aqui em Fortaleza, no Teatro José de Alencar, e exibido no programa Identidade Cultural, produzido pela TV Assembleia Legislativa do Ceará. O músico, cantor e compositor cearense nos deixou há poucos dias (29 de maio 2020) com 91 anos de idade.

Atividades:

1. Após assistir ao vídeo faça um texto de no mínimo 8 linhas sobre Evaldo Gouveia: vida e carreira artística. Este é o link do vídeo, do programa: https://www.youtube.com/watch?v=TAVmYBPfDnw&fbclid=IwAR0T486oQ61q8nA9_MSF28k6WHqzJJwcaS0OB5JDD0fuZCb2UMkKyuHXRdk


2. Cite os nomes de algumas das músicas cantadas por Evaldo Gouveia no Especial, no programa Identidade Cultural.

3.Envie o link do programa para 5 pessoas da sua família. 


Caso tenham dúvidas, estamos aqui para ajudá-los!






A vacinação e o sistema imunológico