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terça-feira, 14 de abril de 2020

INGLÊS - Professora Ozailda


  
Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Professor Moreira Campos

ATIVIDADE DE INGLÊS

ALUNO: _______________________________________ MATRÍCULA: _____________

DATA:_____/_____/_____ Professoras: APARECIDA, WALDILENE, OZAILDA
NÍVEL
COLEÇÃO
MÓDULO
UNIDADE
EM
Viver Aprender
2
1


 Do you speak English? ( Você fala inglês?)
     
      Não tenha dúvidas que você fala; diariamente utilizamos várias palavras em inglês (anglicismos) e não percebemos, pois emes já fazem parte do nosso vocabulário.
              O inglês é a língua da tecnologia, da informática, da economia, do entretenimento, uma língua franca , uma língua da qual todos podem fazer uso para se comunicar. Por isso , para estarmos inseridos no nosso mundo globalizado, para termos acesso à informação e nos comunicarmos com outros povos precisamos  conhecer essa língua .
Vamos aprender mais sobre as estratégias de leitura.

Estratégias de Leitura: Top down e botton up

        De forma simplificada no top down ( de cima para baixo ) envolve a habilidade de processar as informações obtidas a partir do texto, sejam elas verbais ( se estruturam por meio das palavras – oral ou escrita )  ou não verbais ( mímicas, desenhos, esculturas, coreografias, placas de trânsitos… ).  No botton up ( de baixo para cima ) a atividade de leitura envolve o conhecimento de mundo que o leitor aciona para compreender um texto.

1. Vamos fazer exercícios para aplicarmos as estratégias de leitura estudadas. Observe o texto abaixo com atenção.
23 February, 2012 Last Updated at 16:53 GMT
BBC World Service

J.K.Rowling to pen first novel for adults
Author J.K.Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.
The book will be published worldwide although no date or title has yet been released. “The freedom to explore new territory is a gift that Harry’s sucess has brought me,” Rowling said.
All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”
Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).
Conseguiu ter uma ideia do que trata o texto? Não? Então, leia as perguntas abaixo e responda as questões propostas :  
a) Qual o título do texto?
     ……………………………………………………………………………………………………..
b) O texto possui figuras, tabelas ou números? Quais?
    ……………………………………………………………………………………………...………
    ………………………………………………………………………………………………………   
    ………………………………………………………………………………………………………
c) Você consegue identificar Palavras parecidas com palavras no português no texto acima ( cognatas )? Quais são elas?
     ……………………………………………………………………………………………...………
    ………………………………………………………………………………………………………   
    ………………………………………………………………………………………………………
     ……………………………………………………………………………………………………...
d) Durante a leitura do texto, você encontrou alguma palavra conhecida, familiar? Escreva abaixo.
 ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
e) O nome “Harry Porter” é familiar? Se sim, onde você teria ouvido esse nome antes?
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
f) Traduza para o português a frase: “The freedom to explore new territory is a gift that Harry’s success has brought me”.

    ………………………………………………………………………………………………………     ………………………………………………………………………………………………………

g) Localize no texto e transcreva as sentenças em inglês  que correspondem a:

·         “A autora J.K. Rowling anunciou planos de publicar seu primeiro romance para adultos,...”.
…………………………………………………………………………………………………
 ...………………………………………………………………………………………………
·         “...meu próximo livro será muito diferente da série Harry Potter...”
…………………………………………………………………………………………………
 ...…………………………………………………………………………………………………………..

Leia o texto com atenção  e responda as questões abaixo.
U.S. to encourage use of face masks   
(5th April, 2020 )
The USA is advising people to wear face masks. This could slow down the spread of COVID-19. The WHO ( World Health Organization ) said people who are not sick do not need masks. Other organisations say people in countries like Singapore and South Korea wear masks. In these countries, infection rates are lower.
Many experts say nurses and doctors need the masks. They say masks could make people feel safe so they mix with other people. Other experts worry that homemade masks will not stop the virus. The White House said: "The most important thing is the social distancing, washing your hands and not touching your face.  
Fonte:  breakingnewsenglish.com - Copyright Sean Banville 2020
 1. Marque V ( verdadeiro) ou F ( falso ) de acordo com as informações do texto.
     (     )  Os EUA estão aconselhando as pessoas a usarem máscaras faciais.
     (     )   O uso de máscara pode diminuir a propagação do COVID-19.
     (     )   pessoas em  países como Singapura e Coreia do Sul usam máscaras. Nesses países, as 
                taxas de infecções são mais baixas.
     (     )  A Casa Branca disse que  mais importante é o distanciamento social,  lavando as mãos e
                não tocando o rosto.
     (     )   A Organização Mundial de Saúde ( OMS ), em Inglês, WHO,  disse que as pessoas que
                não estão doentes não precisam de máscaras.
     (     )   Muitos especialistas dizem que enfermeiros e médicos não precisam das máscaras.



 2.  Você acha que os itens abaixo são eficazes para nos manter seguros durante a pandemia do COVID-19? Marque com um X  os itens que você considera eficientes.
Masks
(        )

Hand Sanitiser
(        )
Hand Washing
(        )

Online learning
(        )
Social distancing
(        )




3. Complete o quadro com as informações sobre o texto.

Nome de um país:

Quatro  palavras cognatas

Data da publicação do texto:

Dois profissionais da saúde:


4. Localize no texto e transcreva as sentenças em inglês  que correspondem a:

·         Muitos especialistas dizem que enfermeiros e médicos precisam das máscaras.
…………………………………………………………………………………………………
 ...………………………………………………………………………………………………
·         Outros especialistas temem que as máscaras caseiras não parem o vírus.
…………………………………………………………………………………………………
 ...………………………………………………………………………………………………

5. De acordo com seus conhecimentos, reflita e responda as perguntas abaixo.

·         O que você acha das máscaras faciais?
…………………………………………………………………………………………………
·         Você se sentiria mais seguro usando uma máscara facial? Por quê?
…………………………………………………………………………………………………
·         Os governos devem ordenar que todos usem uma máscara? Justifique sua resposta.
…………………………………………………………………………………………………
 Qual a importância de manter distância das pessoas?
…………………………………………………………………………………………………
  O que você está fazendo para se manter seguro?
…………………………………………………………………………………………………
 Que pergunta você gostaria de fazer aos especialistas em coronavírus?
…………………………………………………………………………………………………
Keep calm and stay safe at home!

BIOLOGIA É CIÊNCIAS- PROF LASTHENIA

BIOLOGIA É CIÊNCIAS- PROF LASTHENIA



 Aluno,
com base nas informações das gravuras abaixo , é informes da mídia,responda:. 




1. Os vírus são considerados seres vivos ou não? Por que? 
2. Por que são considerados parasitas obrigatórios?
3.Como é a estrutura de um vírus ?
4.O nome COVIDE 19 vem de uma tradução do inglês de algumas palavras.  Que significa cada palavra?
5.Onde surgiu o primeiro caso dessa doença?
6.Em que período provavelmente?
7.De lá pra cá quantas pessoas já  contrairam
a doença? É em Fortaleza?
8.Por que os vírus são tão difíceis de  se combater?
9.Como é a estrutura do coronavirus?
10. Como podemos eliminar o coronavirus de nossa pele? Com que materiais?
11.O que é uma doença infecciosa?. 
12.Por que foi considerada uma pandemia  É não uma endêmica ou surto?
13.Quais são os sintomas da doença?

   PREVENÇÃO É TUDO! CUIDE- SE!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

2017 - Ensino Fundamental - 6º ano - Artes - Aula 01 - Parte 01 - PROFESSOR - JOÃO ARTE EDUCADOR

QUIMICA - Professora Verbena

QUIMICA- Exercícios da etapa 2 capítulo 1
POLUIÇÃO AMBIENTAL X CORONAVIRUS
Profa. VERBENA LEITE

1. A quantidade total de poluentes lançados diretamente no ar na cidade de São Paulo teve uma redução de 50% durante a primeira semana de quarentena, segundo declarou a Profª Mª de Fátima Andrade do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. É o que mostra uma comparação dos níveis de poluição entre as semanas de 15 a 21.03.2020 e de 22 a 28.03.2020(antes e depois das medidas restritivas de circulação e isolamento social). Os poluentes que causam doenças respiratórias graves, que são particulas de pequeno tamanho suspensas naturalmente no ar ou produzidas por reações químicas como a queima de combustíveis, tiveram sua emissão reduzida em cerca de 30%. Esses ultimos são os:
A) agentes biológicos como virus e bactérias
B) materiais particulados como fuligem e aerossóis
C) fertilizantes e pesticidas como o DDT
D) sons de intensidade acima de 50 decibéis
E) detergentes sinteticos a base lauril sulfato de sódio
2. Imagens de satélite da NASA mostram que o severo confinamento e a paralisação das atividades econômicas adotado em cidades da China provocaram uma significativa limpeza da atmosfera daquele país. Estima-se que houve na primeira semana uma diminuição de aproximadamente 25% das emissões de óxidos de nitrogênio(NO, NO2, N2O4 ). Esses óxidos, juntamente com o oxido de enxofre(SO2), ao interagirem com gotículas de água da atmosfera ocasionam:
A) a fotossíntese
B) o efeito estufa
C) a eutrofização
D) a chuva ácida
E) a inversão térmica
3. Habitantes de cidades com altos índices de poluição já apresentam risco de óbito 15% maior. Sua exposição a longo prazo à poluição por partículas finas(PM 2.5) aumentam sua vulnerabilidade a complicações respiratórias causadas pela Covid 19.  PM é a sigla, em inglês, para Material Particulado sobre o qual é verdadeiro afirmar que:
A) é um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa
B) participa de reações na atmosfera que levam à formação de ozônio
C) impede, nos humanos, o transporte de oxigênio pelo sangue
D) em interação com gotículas de água na atmosfera forma a chuva ácida
E) deposita-se nas folhas dos vegetais dificultando as trocas gasosas
4. A razão pela qual lavar as mãos frequentemente com água e sabão é uma medida eficaz contra o coronavirus/covid 19 é o fato de que esse gesto simples danifica a capa lipidica( de gordura) que envolve o virus. É nessa capa que se encontram as proteínas-agulhas que permitem a entrada do vírus nas células humanas e sua destruição o inativa. Considerando a estrutura química de sabões e detergentes podemos afirmar que nesse processo:
A) a parte apolar liga-se à agua e a parte polar liga-se à gordura propiciando a sua remoção
B) tanto a parte polar quanto a parte apolar se ligam à gordura propiciando a sua remoção
C) a parte apolar liga-se ao mesmo tempo à água e à gordura, propiciando sua remoção
D) a parte polar liga-se à água e a parte apolar liga-se à gordura propiciando a sua remoção
E) a parte polar liga-se ao mesmo tempo à água e à gordura propiciando sua remoção
5. A menor circulação de pessoas, o arrefecimento da economia e a consequente diminuição das emissões de gases do efeito estufa adicional podem ser vistas, a principio, como pontos positivos em meio à pandemia. No entanto, experiências passadas mostraram que essas diminuições pontuais não levaram a mudanças a longo prazo.Já estamos produzindo mais lixo, principalmente hospitalar. O consumo de energia nas cidades aumentou muito, porque usamos mais gás e eletricidade ficando em casa. E algo que parece contraditório: as partículas de poluição tem seus benefícios porque têm um efeito de escudo contra os raios do Sol. Removê-las pode fazer com que o planeta esquente mais rapidamente.
São gases do efeito efeito adicional:
A) dióxido de carbono e metano
B) Amônia e ácido sulfurico
C) oxidos de nitrogênio e enxofre
D) vapor dágua e acido nitrico
E) dióxido de enxofre e monoxido de carbono

domingo, 12 de abril de 2020

PROFESSORA ANA CÉLIA,MULTIMEIOS CAPÍTULO 1 (PARTE 1) - Matemática e suas Tecnologias

PROFESSORA Ana Célia, MULTIMEIOS CAPÍTULO 1 (PARTE 2) - Matemática e suas Tecnologias

Composição: Geraldo Azevedo / Neila Tavares

Eu sou a mãe da praça de maio
Sou alma dilacerada
Sou Zuzu Angel, sou Sharon Tate
O espectro da mulher assassinada
Em nome do amor
Sou a mulher abandonada
Pelo homem que inventou
Outra mais menina
Sou Cecília, Adélia, Cora Coralina
Sou Leila e Angela Diniz
Eu sou Elis

Eu sou assim
Sou o grito que reclama a paz
Eu sou a chama da transformação
Sorriso meu, meus ais
Grande emoção
Que privilégio poder trazer
No ventre a luz capaz de eternizar
Em nós sonho de criança
Tua herança

Eu sou a moça violentada
Sou Mônica, sou a Cláudia
Eu sou Marilyn, Aída sou
A dona de casa enjaulada
Sem poder sair

Sou Janis Joplin drogada
Eu sou Rita Lee
Sou a mulher da rua
Sou a que posa na revista nua
Sou Simone de Beauvoir
Eu sou Dadá

Eu sou assim...

Ainda sou a operária
Doméstica, humilhada
Eu sou a fiel e safada
Aquela que vê a novela
A que disse não
Sou a que sonha com artista
De televisão
A que faz a feira
Sou o feitiço, sou a feiticeira
Sou a que cedeu ao patrão
Sou a solidão

Eu sou assim
Composição: Geraldo Azevedo / Neila Tavares

sexta-feira, 10 de abril de 2020

quinta-feira, 9 de abril de 2020

CENTRO DE MULTIMEIOS - Shirley Lima


LITERATURA BRASILEIRA 1



http://www.elivros-gratis.net/elivros-gratis-literatura-brasileira.asp









BIOLOGIA - Prof Lasthenia


PARTE  3 / Questões  de  ecologia


Prof  lasthenia
1.    Numa cadeia alimentar, os seres responsáveis pela fabricação de substâncias orgânicas, a partir de compostos inorgânicos simples, são os:
a)    decompositores.
b)    carnívoros.
c)    consumidores primários.
d)    herbívoros.
e)    produtores.

2.    Que tipos de organismo devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha?
a)    Herbívoros e carnívoros.
b)    Herbívoros, carnívoros e decompositores.
c)    Produtores e decompositores.
d)    Produtores e herbívoros.
e)    Produtores, herbívoros e carnívoros.





Dos peixes dessa teia alimentar, o que consegue aproveitar menos energia nesse ecossistema é o:

a)    I
b)    II
c)    III         
d)    IV
e)    V










O papel de consumidor terciário apenas é desempenhado por:
a)    corujas.
b)    gaviões.
c)    corujas e gaviões.
d)    sapos e gaviões.
e)    camundongos e corujas.











A partir da interpretacão do diagrama, podemos dizer que são consumidores de mesma ordem:

a)    mosquito — pássaro — lagarto
b)    homem — bezerro — lagarto
c)    mosquito — gavião — gambá
d)    homem — bezerro — gambá
e)    gavião — cobra — pássaro

Fluxo de energia e de matéria nos ecossistemas

6.    Considere os processos abaixo.
I.      Respiração
II.     Decomposição
III.    Fotossíntese
IV.   Combustão
Enriquecem a atmosfera com dióxido de carbono, apenas:
a)    I e II
b)    I, II e III
c)    I, II e IV
d)    I, III e IV
e)    II, III e IV







7.    Quando nos referimos a um ecossistema, é freqüente a utilização do termo “ciclo” em relação à matéria e do termo “fluxo” em relação à energia, caracterizando dois processos distintos. A energia de um ecossistema flui através das cadeias alimentares e, portanto, precisa ser reintroduzida.
O processo por meio do qual há reintrodução da energia no ecossistema é:
a)    fermentação alcoólica.
b)    fermentação lática.
c)    fotossíntese.
d)    respiração.

8.    No ciclo do nitrogênio é notável a participação de:
a)    algas.
b)    fungos.
c)    bactérias.
d)    vírus.
e)    protozoários.

9.    A maior parte do nitrogênio que compõe as moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas pela ação de:
a)    algas marinhas.
b)    animais.
c)    bactérias.
d)    fungos.
e)    plantas terrestres.













10.  A cultura de leguminosas (soja, feijão, alfafa, entre outras) enriquece o solo em produtos nitrogenados, fato pelo qual é comum a realização de rotações de culturas e consorciação envolvendo essas plantas. A capacidade de aumentar a quantidade de produtos nitrogenados por parte dessas plantas está associada à:
a)    transformação, por parte das raízes, de nitrogênio do ar em nitratos, que são posteriormente utilizados pela planta.
b)    fixação de nitrogênio atmosférico durante o processo fotossintético (ciclo de Calvin).
c)    presença de bactérias fixadoras em nódulos radiculares, que transformam N2 em NH3.
d)    presença de bactérias parasíticas capazes de fixar o nitrogênio em amônia, nitrato e uréia.
e)    fixação de nitrogênio por fungos endomicorrízicos e posterior utilização pela planta.





11.  Considere as afirmações abaixo sobre o ciclo do nitrogênio na natureza.
I.      A fixação do nitrogênio é realizada por bactérias que vivem livres no solo ou associadas a raízes de plantas leguminosas, como soja, alfafa, feijão, ervilha etc.
II.     O retorno do nitrogênio à atmosfera é promovido por bactérias desnitrificantes, que transformam os nitratos em nitrogênio gasoso.
III.    Devido à grande importância do nitrogênio na formação de proteínas e ácidos nucléicos, a maioria das plantas consegue aproveitá-lo na forma de N2.
A respeito dessas afirmações deve-se dizer que:
a)    todas estão incorretas.
b)    todas estão corretas.
c)    somente a I e a II estão corretas.
d)    somente a II e a III estão corretas.
e)    somente a III está correta.


12. Biomassa é um termo que se refere:
a)    à quantidade de espécies em um determinado hábitat.
b)    ao volume que um determinado ser vivo possui.
c)    à área que todos os indivíduos de uma espécie, somados, ocupam.
d)    ao peso, em matéria orgânica, dos seres vivos.
e)    à quantidade de água presente nos seres vivos.


Relações ecológicas entre seres vivos

13.  Nas relações entre os seres vivos é comum o uso dos seguintes símbolos:
O = a espécie não é afetada em seu desenvolvimento;
+ = o desenvolvimento da espécie torna-se possível ou é melhorado;
– =  o desenvolvimento da espécie é reduzido ou torna-se impossível.
Um caso de comensalismo em que A é comensal de B deve ser representado por:




14.  Entre as associações indicadas abaixo, assinale a única considerada desarmônica.
a)    Fungos e algas participando de liquens.
b)    Fungos vivendo em raízes de plantas, originando micorrizas.
c)    Orquídeas alojadas nos ramos de uma árvore.
d)    Hienas, abutres e chacais devorando um cadáver de um antílope.
e)    Microorganismos participando da flora intestinal humana.

15.  Em certas regiões do Rio Grande do Sul, encontra-se em determinadas comunidades uma gama muito variada de relacionamentos entre os seres vivos. Assim, é possível encontrar os atarefados gaviões-carrapateiros que catam o gado bovino para comer os carrapatos presos ao couro do animal. Próximas aos banhados, as cruzeiras perseguem rãs e preás que constituem um alimento apreciado. Nos campos mais limpos, quero-queros, seriemas e outras espécies de aves disputam, correndo para todos os lados, as minhocas e os insetos que constituem para elas apreciados petiscos.
Que tipo de associação entre os seres vivos não foi referido no texto acima?
a)    Mutualismo
b)    Predatismo
c)    Competição
d)    Comensalismo
e)    Parasitismo

16. Considere as duas cadeias alimentares abaixo, estabelecidas em hábitats diferentes.
1º hábitat: folhas de vegetais —> preás —> gaviões
2º hábitat: folhas de vegetais —> grilos —> lagartos
Se uma população de preás for introduzida no 2º hábitat, entre esses preás e os grilos passará a haver uma relação ecológica do tipo:
a)    predatismo.
b)    comensalismo.
c)    competição.
d)    mutualismo.
e)    protocooperação.

17. O tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar é:
a)    comensalismo.
b)    competição.
c)    herbivorismo.
d)    mutualismo.
e)    parasitismo.

18.  Certos fungos se desenvolvem nas raízes de certas plantas, formando uma associação denominada micorriza. Sobre essa associação, é correto afirmar que é um tipo de:
a)    mutualismo, pois tanto o fungo quanto a planta são beneficiados.
b)    epifitismo, pois o fungo só se desenvolve na raiz da planta para conseguir absorver melhor os nutrientes do solo.
c)    predatismo, pois o fungo mata a planta ao sugar-lhe a seiva orgânica.
d)    parasitismo, pois o fungo prejudica a planta hospedeira.
e)    comensalismo, pois o fungo é beneficiado e a planta não é prejudicada.

19.  Leia as afirmativas abaixo, que contêm exemplos de interações entre os seres vivos.
I.      Os pardais são abundantes em Porto Alegre, porque encontram alimento e abrigo no ambiente construído pelo homem.
II.     Várias espécies de baleias foram caçadas pelo homem nas décadas passadas.
III.    Na água, a chamada “maré vermelha” pode causar a morte de milhares de peixes, como resultado da liberação de substância tóxicas pela proliferação excessiva de certas algas.
Podemos associá-las, respectivamente, aos tipos de interação denominados:

20.  A análise da figura abaixo nos leva a dizer que as aves Cormorão-de-poupa e Cormorão negro apresentam um mesmo ___________ e diferentes __________ sendo o alimento obtido através de _________.



A)   hábitat / nichos ecológicos / canibalismo
b)    hábitat / nichos ecológicos / predatismo
c)    meio ambiente / ecótones / predatismo
d)    meio ambiente / hábitats / comensalismo
e)    ecótone / estratos / comensalismo

21.  Analise as proposições que se seguem.
I.      Seres da mesma espécie agrupados de modo cooperativo.
II.     Relação harmônica entre dois seres vivos, em que há troca de favores e interdependência.
III.    Seres da mesma espécie agrupados, constituindo uma unidade anátomo-fisiológica.
Os números I, II e III podem se relacionar com:
a)    corais — liquens — formigas
b)    pulgões — bactérias — cianofíceas
c)    cupins — cianofíceas — corais
d)    abelhas — liquens — corais
e)       corais — bactérias — abelhas







Sucessão ecológica e comunidades clímax: biomas

22.  Como se chama o mecanismo dinâmico que caracteriza mudanças gradativas em uma comunidade originando uma outra diferente?
a)    Nicho ecológico.
b)    Comunidade clímax.
c)    Sucessão.
d)    Hábitat.
e)    Nenhuma anterior está correta.

23.  Sobre as mudanças que ocorrem desde os primeiros estágios de uma sucessão ecológica até o estabelecimento de uma comunidade clímax, é correto afirmar que:
a)    as espécies pioneiras tornam-se cada vez mais importantes.
b)    a diversidade biológica diminui.
c)    o número de espécies heterótrofas diminui.
d)    as teias alimentares tornam-se mais simples.
e)    surgem novos nichos ecológicos.

24.  Como as plantas epífitas necessitam de condições ambientais específicas de umidade e sombreamento para sua sobrevivência, espera-se que elas sejam mais abundantes:
a)    na Mata Atlântica.
b)    no Cerrado.
c)    na Caatinga.
d)    na mata temperada decídua.
e)    na vegetação de dunas.



25.  Apresenta vegetação arbórea esparsa, com muitos arbustos e pequenas árvores, que têm, em geral, casca grossa e troncos retorcidos. O solo, na estação das chuvas, é relativamente quente, com média anual por volta de 26°C e índices pluviométricos entre 1.100 e 2.000 mm por ano. Entre as espécies mais comuns estão o ipê, a peroba-do-campo e a caviúna.
O texto acima descreve a seguinte formação fitogeográfica brasileira:
a)    Mata de Araucárias.
b)    Mata Atlântica.
c)    Caatinga.
d)    Cerrado.
e)    Pantanal.



O homem e a biosfera


26.  Se fizermos aplicações de DDT para combater as pragas de uma plantação, qual dos animais, representados na rede alimentar esquematizada, terá maior concentração de DDT armazenado em seus tecidos, depois de um certo período?









a)    Camundongo
b)    Coelho
c)    Gafanhoto
d)    Falcão
e)    Lagarto

27.  É preocupação dos pesquisadores o possível descongelamento que as calotas polares podem vir a sofrer, em virtude de processos associados ao aquecimento da atmosfera da Terra.
O desequilíbrio responsável por esse aquecimento decorre de:
a)    depósitos de lixo atômico.
b)    emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera.
c)    aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.
d)    redução da taxa de oxigênio na atmosfera.
e)    aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera.


28.  Várias substâncias tóxicas estão presentes no ambiente. Algumas delas ocorrem de maneira natural, como, por exemplo, o vapor dos vulcões e os restos da decomposição orgânica de rios que fluem através das florestas. No entanto, muitas substâncias tóxicas são introduzidas pelo homem, causando, geralmente, efeitos nocivos ao ambiente. Sobre esse tema, julgue os itens.
a)    A utilização da energia solar para gerar eletricidade contribui ainda mais para a poluição do ar, uma vez que produz inúmeros resíduos tóxicos.
b)    A queima de combustíveis fósseis e/ou da biomassa vegetal aumenta os níveis atmosféricos de CO2, contribuindo, assim, para o agravamento do efeito estufa.
c)    O monóxido de carbono é um gás venenoso, pois apresenta alta afinidade com a hemoglobina, interferindo, assim, no transporte sangüíneo de oxigênio.
d)    Durante o processo de decomposição do esgoto orgânico despejado nos rios, os fungos fotossintetizantes reduzem as substâncias inorgânicas, liberando grandes quantidades de oxigênio, o que acarreta elevação da temperatura da água.

29.  Dentre as várias formas de interferência do homem no ambiente natural, pode ser citada a destruição da camada de ozônio. Uma das conseqüências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade seria:
a)    o aumento de temperatura da Terra, o que derreteria as calotas polares, elevaria o nível dos oceanos, submergindo cidades costeiras.
b)    o aumento da concentração de CO, que tem a propriedade de combinar-se com a hemoglobina do sangue de maneira estável, prejudicando, assim, o transporte de oxigênio.
c)    o aumento da concentração de dióxido de enxofre que, em contato com o ar úmido, se oxida e se transforma em ácido sulfúrico, que ataca mármores, paredes de edifícios, carros etc.
d)    a ocorrência freqüente de inversão térmica, levando a aumentos apreciáveis das taxas de poluentes do ar.
e)    o aumento na incidência da radiação ultravioleta proveniente do sol, o que provocaria, muito provavelmente, um acréscimo da taxa de mutação gênica e casos de câncer de pele.

30.  Para que uma pequena propriedade rural localizada às margens do rio Cuiabá, região alagada periodicamente, seja considerada “ecologicamente correta”, o proprietário deve levar em conta algumas ações. Julgue-as.
a)    Cultivar por um longo período de tempo apenas uma espécie vegetal, evitando assim a incidência de pragas e o empobrecimento do solo.
b)    Separar o lixo produzido visando ao reaproveitamento, causando, assim, menor impacto ambiental.
c)    Utilizar sempre agrotóxicos e inseticidas organoclorados no controle de pragas, pois são substâncias que permanecem pouco tempo ativas no solo, evitando assim a contaminação do meio ambiente.
d)    Eliminar da propriedade os organismos classificados como consumidores primários, pois a presença desses animais causa danos à saúde do homem e dos animais domésticos e a retirada deles não altera a dinâmica da cadeia alimentar.


Assuntos combinados em Ecologia

31.  Considere as seguintes afirmações sobre a importância das algas.
I.      Como produtores, sustentam a maior parte da vida dos ecossistemas aquáticos.
II.     São utilizadas, desde tempos remotos, na culinária oriental.
III.    Estão presentes, como componentes, em alimentos industrializados e cosméticos.
Pode-se considerar que:
a)    somente a afirmação I está correta.
b)    somente a afirmação II está correta.
c)    somente a afirmação III está correta.
d)    somente as afirmações I e III estão corretas.
e)       as afirmações I, II e III estão corretas.





32.  Numa comunidade, viviam as espécies 1 e 2, herbívoras e competidoras entre si, que serviam de alimento para uma espécie 3.
Nesse ambiente, introduziu-se uma espécie 4, desempenhando o papel de consumidor secundário na mesma teia alimentar da qual faziam parte 1, 2 e 3.
Com o passar do tempo, constatou-se uma redução no número de indivíduos das espécies 1, 2 e 3 e um aumento considerável na população da espécie 4.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que apresenta uma explicação plausível para o fato ocorrido.
a)    A espécie 4 apresentou vantagem ao competir, por alimento, com as espécies 1, 2 e 3.
b)    A espécie 4 apresentou vantagem ao competir, por alimento, com as espécies 1 e 2 e foi predadora da espécie 3.
c)    A espécie 4 apresentou vantagem ao competir, por alimento, com as espécies 1 e 2 e foi presa da espécie 3.
d)    A espécie 4 foi predadora das espécies 1 e 2 e apresentou vantagem ao competir, por alimento, com a espécie 3.
e)    A espécie 4 foi predadora das espécies 1 e 2 e presa da espécie 3.


Chave  de  correção  : AS  RESPOSTAS  ESTÃO FORA  DE  ORDEM
questões  de  ecologia 
Prof.  lasthenia
1. e                        19. b                                          
2. c                        20. b                                           
3. e                        21. D                                          
 4. c                      22. C                                                            
5. a                       23. E                                            
6. c                       24. D  
7. c                      25. D                             
 8. c                     26. d                                            
  9. c                     27. C                     
10. c                     28. a) F b) V c) V d) F                   
11. c                     29. e                                            
12. d        
                            30. a) F b) V c) F d) F                     
13. e                    31. e                                          
 14. d                  32. d     
15. d                                                               
 16. c                                                                     
17. d                                                       
 18. a                                                                   

A vacinação e o sistema imunológico