Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Português - Professora Valda


CEJA PROF MOREIRA CAMPOS
Atividade de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
7º Ano-   Prof.ª Valda Maia


1.Leia o texto lacunado e em seguida complete-o com os verbos do quadro na forma exigida pelo contexto.Observe que os verbos não estão na sequência correta e que cada um poderá ser empregado apenas uma vez:

ROUBAR                       ACORDAR            HOSPEDAR          ASSUMIR
TELEFONAR                 PERGUNTAR        DECIDIR               ACONTECER
ANDAR                         RESTAR                 MORAR                CANSAR
COMOVER                    SALTAR                 CHAMAR              ENXUGAR
CONFESSAR                LAMENTAR

INCRÍVEL ENIGMA DO GALINHEIRO
 Isso___________________________numa época que o grande detetive Sherlock Holmes estava aposentado e um tanto esquecido. Em Londres, onde morava, ninguém mais chamava para elucidar mistérios. Conformava-se dizendo: não se fazem mais bandidos como antigamente.
 Meu Tio Clarimundo, leitor das aventuras de Sherlock, foi quem____________________contratá-lo. Mas que não trouxesse seu secretário doutor Watson, que só servia para ouvir no final de cada caso a mesma frase: “Elementar, Watson”.
        -Mas se trata dum caso tão insignificante- protestou mamãe.
       - Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.
         Alguém ___________________ assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha.
Quem faria isso estando a casa cercada de paredes de imensos edifícios? Não havia muro para ___________________. Nem grades para pular. E na casa só ___________________eu, meus pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim.
         Sherlock Holmes chegou e __________________________-se no quarto dos fundos. Ele, seu boné xadrez, seu cachimbo, lógico, e mais logicamente sua lupa, que aumentava tudo. Chegou anunciando:
        - Chamarei esta aventura “O caso das galinhas desaparecidas”. Ou ficaria melhor “O incrível enigma do galinheiro”?
        - Ambos são bons, mas...
        - Na maior parte das vezes o culpado é o mordomo- informou Sherlock- Onde está o suspeito?
       - Não temos mordomo- _______________________ tio Clarimundo.
       - Então me levem à cena do crime.
Levamos Sherlock ao quintal, pequeno e espremido entre os prédios. Ele tirou a lupa do bolso. Um palito ou folha de árvore, examinava concentradamente. Depois, tomava notas num caderno. Mas, como a viagem o __________________, foi dormir cedo. Na manhã seguinte, minha mãe acordou-o com uma informação.
      - Sumiu outra galinha.
      - Esta noite dormirei no galinheiro.
E dormiu mesmo, sentado numa poltrona. Desta vez eu que o ____________________
    - Mister Holmes, roubaram mais uma galinha.
A notícia fez com que se decidisse:
    - A história se ______________________mesmo “O incrível enigma do galinheiro”.
    - Não estamos preocupados com títulos- rebateu meu tio.
   - Mas meu editor está.
Nesse dia consegui ler no caderno de anotações do detetive. Li: nada, nada, nada. Um nada em cada página. Organizado, não? Também nesse dia Sherlock_________________ a Londres para trocar impressões com o fiel doutor Watson. Uma fortuninha em chamadas internacionais.
E as galinhas continuavam desaparecendo, apesar de Sherlock Holmes dormir no galinheiro. Ele já andava falando sozinho.
Nem sinal de gato, cachorro, raposa, gambá. Todo o meu prestígio está em jogo.
Por fim, _____________________ apenas uma galinha.
Á hora do almoço, o famoso             detetive, sentindo-se velho e fracassado, sofreu uma crise, chorando na frente de todos. Nós nos comovemos muito com a situação.Um homem daqueles derramar lágrimas...Noca, então deu um passo à frente econfessou:
     - Eu que _____________________as galinhas. Dava às famílias pobres duma favela.
Sherlock ______________________imediatamente as lágrimas na manga do paletó.
- Já sabia. Fingi chorar para que ela confessasse.
- Então desconfiava de Noca? - ______________________________ tio Clarimundo.
    - Encontrei penas de galinha no quarto dela. Elementar, Clarimundo. E o que dizem de comermos a penosa que resta no galinheiro?
Não sei se foi escrito “ O incrível enigma do galinheiro”. Se foi, pobres leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados. Inclusive quando o detetive dormia no galinheiro. Noca sabia disso e ________________________ a culpa em meu lugar.
Elementar, mister Sherlock Holmes.


(Marcos, Rey in: Vice-versa ao contrário. Otávio Frias Filho)





Português - Prof. Valda


CEJA PROF MOREIRA CAMPOS
Atividade de Produção de Texto
Ensino Médio   Prof.ª Valda Maia

Leia o Poema

Sonho
Um dia os homens acordaram
E estava tudo diferente
Das armas atômicas nem sinal havia
E todos falavam a mesma língua,
Falavam poesia.
Quem visse a Terra do alto
Nem reconheceria,
Eram campos e campos de trigo
E corações de puro mel.
E foi uma felicidade tamanha,
Nos jornais nem um só crime,
Que contando ninguém acreditaria.
Roseana Murray
Com base nas ideias motivadoras do poema, mostrando uma transformação positiva no sonho do poeta. Redija uma dissertação, desenvolvendo o seguinte tema:
O que fazer para tornar o mundo melhor?
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões, apresentando de forma coerente coesa em defesa de seu ponto de vista sobre o tema proposto.




Prof. Valda


CEJA PROF MOREIRA CAMPOS
Atividade de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental 7º Ano   Prof.ª Valda Maia

Enfim, Férias
          Este é o primeiro ano que meu pai e minha mãe me liberam pra passar férias longe deles. Vou para a praia na casa de uma amiga.
Que amiga? A Paula, é claro!
O pai e a mãe dela vão junto. Mas pelo menos ela não tem irmão chato feito eu. É filha única (que inveja!).
Além disso, os pais de Paula deixam ela fazer tudo que quer. Vai ver que é por isso ela não é tão maluca!
Só Deus sabe o quanto esperei por estas férias. Venho me preparando um tempão pra esta viagem. (...)
RODRIGUES,Juciara. Difícil decisão. São Paulo: Atual, 1996. P 17.(Fragmento)

        Desenvolva o texto como narrador- personagem, já que os verbos e os pronomes estão em 1ª pessoa. Imagine se o narrador é do sexo masculino ou feminino e qual a sua idade.Narre os fatos ocorridos nessas férias que foram bem diferentes e deixaram muita saudade. Conte como os passeios divertidos que você e sua amiga Paula teriam feito. Use uma linguagem mais informal, de acordo com o fragmento lido, e não se esqueça de concluir a história de forma original.

Português -Prof.:Valda


CEJA- PROFESSOR MOREIRA CAMPOS
Atividade de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 6º ano Prof.ª Valda Maia

As fábulas são pequenas narrativas, muito simples, em que as personagens são animais e terminam geralmente por uma moral, isto é, uma frase que sintetiza as ideias principais do texto e transmitem um ensinamento. A moral pode reproduzir um provérbio (frase de origem popular que, de maneira resumida, expressa uma verdade).
A Cigarra e as Formigas
  No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado, quando uma cigarra, faminta, lhes pediu algo para comer. As Formigas lhe disseram: “Por que no verão, não reservaste também o teu alimento?
A Cigarra respondeu: “Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente”. E as formigas, rindo, disseram: “Pois bem se cantava no verão, dança agora no inverno”.
A fábula mostra que não se deve negligenciar em nenhum trabalho, para evitar tristezas e perigos.
                                                                                                           (Fábulas de Esopo)
Analisando a fábula “ A Cigarra e as Formigas”, o provérbio que poderia traduzir a moral dessa fábula seria.
(  ) Filho de Peixe peixinho é
(  ) A mentira tem pernas curtas
(  ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura
(  ) Quem semeia vento colhe tempestade

Produção de Texto
Você vai criar uma fábula a partir de uma moral dada.
Escolha entre as seguintes morais da história.
“ A paciência dá conta dos maiores obstáculos”
“ ´E fácil desprezar que não se pode alcançar”
“ A mentira tem pernas curtas”







Professora Gerlena


ATIVIDADES DE LITERATURA
CONTEÚDO: BARROCO
ASSUNTO DA ETAPA  2, CAPÍTULO 1.

1. (UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial
Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel ________, que ________ compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.
a) do Brasil do século XIX - Gregório de Matos.
b) da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa.
c) da Bahia do século XVII - Gregório de Matos.
d) do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira.
e) da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.

2. (FEI-SP) O soneto abaixo transcrito pertence à obra de Gregório de Matos Guerra. Leia-o com atenção:
Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade,
É verdade, meu Deus, que hei delinqüido,
Delinqüido vos tenho e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.
Maldade, que encaminha a vaidade,
Vaidade, que todo me há vencido;
Vencido quero ver-me e arrependido,
Arrependido a tanta enormidade.
Arrependido estou de coração,
De coração vos busco, dai-me os braços,
Abraços, que me rendem vossa luz.
Luz, que claro me mostra a salvação,
A salvação, pretendo em tais abraços,
Misericórdia, amor, Jesus, Jesus.
Agora, responda:
 Gregório de Matos Guerra escreveu:
a) apenas poesia sacra.
b) poesia lírica, religiosa e amorosa, e sátiras.
c) poesia lírica e satírica.
d) apenas poesia satírica.
e) apenas poesia lírica



3. LEIA:

Anjo no nome, Angélica na cara,
Isso é ser flor, e Anjo juntamente:
Ser Angélica flor e Anjo florente,
Em quem, senão em vós, se uniformara?

Na estrofe acima, o jogo de palavras:
a) é recurso de que se serve o poeta para satirizar os desmandos dos governantes de seu tempo;
b) retrata o conflito vivido pelo homem barroco, dividido entre o senso do pecado e o desejo de perdão;
c) expressa a consciência de que o poeta tem do efêmero da existência e o horror pela morte;
d) revela a busca da unidade, por um espírito dividido entre o idealismo e o apelo dos sentidos;
e) permite a manifestação do erotismo do homem, provocado pela crença na efemeridade dos predicados físicos da natureza humana.

4. (UFRS) – Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas:
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
5. (UCS) – Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ________, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
a) simples; a antítese; parnasiana.
b) rebuscada; a antítese; barroca.
c) objetiva; a metáfora; simbolista.
d) subjetiva; o verso livre; romântica.
e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.
BONS ESTUDOS!
BOM RENDIMENTO!


A HISTÓRIA DA ARTE

quarta-feira, 15 de abril de 2020

BARROCO | CONTEXTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS | Resumo de Literatura pa...

Professora Gerlena

Vamos começar o estudo das escolas literárias presentes no Brasil pelo Barroco. O Barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália do século XVI e se manifestou inicialmente nas artes plásticas e depois na literatura. No final do Renascimento, depois das Reformas Religiosas, a Igreja Católica passou por uma crise que a fez perder poder e espaço; no entanto, ainda tinha influência nos cenários político, econômico e religioso na Europa. O Barroco aparece nesse contexto, expressando o contraste daquele período, como a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos burgueses, monarcas e pelo clero. Para entender melhor esse período, sugiro que assista aos vídeos dos links abaixo e depois faça as atividades sugeridas.
Abraço da Professora Gerlena Pinheiro

História -Professora Clenice


PANDEMIAS: O QUE A HISTÓRIA NOS ENSINA - Prof.: Clenice


O que é uma pandemia?
             A humanidade enfrenta pandemias desde ao menos 1580, quando um vírus do tipo influenza, que causa gripes, surgiu na Ásia e se espalhou para a África, Europa e América do Norte. O termo é usado para descrever uma situação em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente.
Mas uma pandemia não se caracteriza pela gravidade da doença que ela causa. "O principal fator é o geográfico, quando todas as pessoas no mundo correm risco", diz Ritchmann. Pandemias são mais prováveis com novos vírus. Como não temos defesas naturais contra eles ou medicamentos e vacinas para nos proteger, eles conseguem infectar muitas pessoas e se espalhar facilmente e de forma sustentada.
             (BBC NEWS BRASIL, 11 DE MARÇO DE 2020)
           A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quarta-feira 11 pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.
(CARTA  CAPITAL, 12 DE MARÇO DE 2020)
          No decorrer da história da humanidade houve diversos registros de pandemias. Algumas delas tiveram efeitos devastadores sobre as sociedades, com altas taxas de mortalidade, crises econômicas e humanitárias.É importante constatar que o estudo dessas pandemias nos deu ferramentas para enfrentá- las e diminuir os danos que advém delas. Hoje temos muito mais recursos técnicos e científicos, conhecimentos sociológicos e econômicos para superar essas crises. Por isso é fundamental conhecer e seguir o que a comunidade médica e científica nos orienta, Só através da ciência podemos superar o que parece tão assustador.
      Vamos, então, estudar as principais pandemias que atingiram a humanidade no decorrer da história.Nosso objetivo não é assustar, mas oferecer o conhecimento necessário para a compreensão da gravidade do momento que estamos vivendo, e a importância de seguir os protocolos recomendados pela comunidade científica sobre o Coronavírus.Partindo sempre do princípio de que conhecimento é vida, devemos ter em mente que as melhores pessoas para conduzir as medidas de prevenção e controle da expansão de doenças são os médicos e cientistas, porque são eles que detém o conhecimento necessário para nos ajudar a vencer o que nos parece invencível.

QUÍMICA - Professora Evane - ÁLCOOL GEL É INFLAMÁVEL!! ATENÇÃO

terça-feira, 14 de abril de 2020

INGLÊS - Professora Ozailda


  
Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Professor Moreira Campos

ATIVIDADE DE INGLÊS

ALUNO: _______________________________________ MATRÍCULA: _____________

DATA:_____/_____/_____ Professoras: APARECIDA, WALDILENE, OZAILDA
NÍVEL
COLEÇÃO
MÓDULO
UNIDADE
EM
Viver Aprender
2
1


 Do you speak English? ( Você fala inglês?)
     
      Não tenha dúvidas que você fala; diariamente utilizamos várias palavras em inglês (anglicismos) e não percebemos, pois emes já fazem parte do nosso vocabulário.
              O inglês é a língua da tecnologia, da informática, da economia, do entretenimento, uma língua franca , uma língua da qual todos podem fazer uso para se comunicar. Por isso , para estarmos inseridos no nosso mundo globalizado, para termos acesso à informação e nos comunicarmos com outros povos precisamos  conhecer essa língua .
Vamos aprender mais sobre as estratégias de leitura.

Estratégias de Leitura: Top down e botton up

        De forma simplificada no top down ( de cima para baixo ) envolve a habilidade de processar as informações obtidas a partir do texto, sejam elas verbais ( se estruturam por meio das palavras – oral ou escrita )  ou não verbais ( mímicas, desenhos, esculturas, coreografias, placas de trânsitos… ).  No botton up ( de baixo para cima ) a atividade de leitura envolve o conhecimento de mundo que o leitor aciona para compreender um texto.

1. Vamos fazer exercícios para aplicarmos as estratégias de leitura estudadas. Observe o texto abaixo com atenção.
23 February, 2012 Last Updated at 16:53 GMT
BBC World Service

J.K.Rowling to pen first novel for adults
Author J.K.Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.
The book will be published worldwide although no date or title has yet been released. “The freedom to explore new territory is a gift that Harry’s sucess has brought me,” Rowling said.
All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”
Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).
Conseguiu ter uma ideia do que trata o texto? Não? Então, leia as perguntas abaixo e responda as questões propostas :  
a) Qual o título do texto?
     ……………………………………………………………………………………………………..
b) O texto possui figuras, tabelas ou números? Quais?
    ……………………………………………………………………………………………...………
    ………………………………………………………………………………………………………   
    ………………………………………………………………………………………………………
c) Você consegue identificar Palavras parecidas com palavras no português no texto acima ( cognatas )? Quais são elas?
     ……………………………………………………………………………………………...………
    ………………………………………………………………………………………………………   
    ………………………………………………………………………………………………………
     ……………………………………………………………………………………………………...
d) Durante a leitura do texto, você encontrou alguma palavra conhecida, familiar? Escreva abaixo.
 ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
e) O nome “Harry Porter” é familiar? Se sim, onde você teria ouvido esse nome antes?
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
f) Traduza para o português a frase: “The freedom to explore new territory is a gift that Harry’s success has brought me”.

    ………………………………………………………………………………………………………     ………………………………………………………………………………………………………

g) Localize no texto e transcreva as sentenças em inglês  que correspondem a:

·         “A autora J.K. Rowling anunciou planos de publicar seu primeiro romance para adultos,...”.
…………………………………………………………………………………………………
 ...………………………………………………………………………………………………
·         “...meu próximo livro será muito diferente da série Harry Potter...”
…………………………………………………………………………………………………
 ...…………………………………………………………………………………………………………..

Leia o texto com atenção  e responda as questões abaixo.
U.S. to encourage use of face masks   
(5th April, 2020 )
The USA is advising people to wear face masks. This could slow down the spread of COVID-19. The WHO ( World Health Organization ) said people who are not sick do not need masks. Other organisations say people in countries like Singapore and South Korea wear masks. In these countries, infection rates are lower.
Many experts say nurses and doctors need the masks. They say masks could make people feel safe so they mix with other people. Other experts worry that homemade masks will not stop the virus. The White House said: "The most important thing is the social distancing, washing your hands and not touching your face.  
Fonte:  breakingnewsenglish.com - Copyright Sean Banville 2020
 1. Marque V ( verdadeiro) ou F ( falso ) de acordo com as informações do texto.
     (     )  Os EUA estão aconselhando as pessoas a usarem máscaras faciais.
     (     )   O uso de máscara pode diminuir a propagação do COVID-19.
     (     )   pessoas em  países como Singapura e Coreia do Sul usam máscaras. Nesses países, as 
                taxas de infecções são mais baixas.
     (     )  A Casa Branca disse que  mais importante é o distanciamento social,  lavando as mãos e
                não tocando o rosto.
     (     )   A Organização Mundial de Saúde ( OMS ), em Inglês, WHO,  disse que as pessoas que
                não estão doentes não precisam de máscaras.
     (     )   Muitos especialistas dizem que enfermeiros e médicos não precisam das máscaras.



 2.  Você acha que os itens abaixo são eficazes para nos manter seguros durante a pandemia do COVID-19? Marque com um X  os itens que você considera eficientes.
Masks
(        )

Hand Sanitiser
(        )
Hand Washing
(        )

Online learning
(        )
Social distancing
(        )




3. Complete o quadro com as informações sobre o texto.

Nome de um país:

Quatro  palavras cognatas

Data da publicação do texto:

Dois profissionais da saúde:


4. Localize no texto e transcreva as sentenças em inglês  que correspondem a:

·         Muitos especialistas dizem que enfermeiros e médicos precisam das máscaras.
…………………………………………………………………………………………………
 ...………………………………………………………………………………………………
·         Outros especialistas temem que as máscaras caseiras não parem o vírus.
…………………………………………………………………………………………………
 ...………………………………………………………………………………………………

5. De acordo com seus conhecimentos, reflita e responda as perguntas abaixo.

·         O que você acha das máscaras faciais?
…………………………………………………………………………………………………
·         Você se sentiria mais seguro usando uma máscara facial? Por quê?
…………………………………………………………………………………………………
·         Os governos devem ordenar que todos usem uma máscara? Justifique sua resposta.
…………………………………………………………………………………………………
 Qual a importância de manter distância das pessoas?
…………………………………………………………………………………………………
  O que você está fazendo para se manter seguro?
…………………………………………………………………………………………………
 Que pergunta você gostaria de fazer aos especialistas em coronavírus?
…………………………………………………………………………………………………
Keep calm and stay safe at home!

BIOLOGIA É CIÊNCIAS- PROF LASTHENIA

BIOLOGIA É CIÊNCIAS- PROF LASTHENIA



 Aluno,
com base nas informações das gravuras abaixo , é informes da mídia,responda:. 




1. Os vírus são considerados seres vivos ou não? Por que? 
2. Por que são considerados parasitas obrigatórios?
3.Como é a estrutura de um vírus ?
4.O nome COVIDE 19 vem de uma tradução do inglês de algumas palavras.  Que significa cada palavra?
5.Onde surgiu o primeiro caso dessa doença?
6.Em que período provavelmente?
7.De lá pra cá quantas pessoas já  contrairam
a doença? É em Fortaleza?
8.Por que os vírus são tão difíceis de  se combater?
9.Como é a estrutura do coronavirus?
10. Como podemos eliminar o coronavirus de nossa pele? Com que materiais?
11.O que é uma doença infecciosa?. 
12.Por que foi considerada uma pandemia  É não uma endêmica ou surto?
13.Quais são os sintomas da doença?

   PREVENÇÃO É TUDO! CUIDE- SE!

A vacinação e o sistema imunológico